segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Esquecendo o passado, visando o futuro




“...Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” Filipenses 3:13b-14
O passado não traz alegria para ninguém. Se foi ruim, chora-se de tristeza e se foi bom, chora-se de saudade. É preciso ter fé e fé não é olhar para o passado, é olhar para o futuro! Em Hb. 11:1 diz que fé é a certeza das coisas que se esperam e não se vêem. Esperamos pelo o que ainda não aconteceu. Pelo futuro e não pelo passado. É crer no que Deus fará. E Ele fará o melhor. Nossa vida é do bom para o melhor! Deus disse: “Bem sei que pensamentos tenho de vós, pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que desejais” Jr. 29:11.
Nosso presente talvez não nos mostre algo esperançoso, nem nosso passado, mas Davi, que passou muitas tribulações, em meio a elas ele dizia: Eu te louvarei, eu me alegrarei no Deus da minha salvação, salmodiarei. Os verbos estão no futuro. O presente talvez não desse motivo para que ele louvasse a Deus, mas ele tinha esperança no futuro. A esperança e a fé não estão em algo que aconteceu no passado, mas o que irá acontecer no futuro se o colocarmos nas mãos de Deus.
NO NOSSO PASSADO TEMOS FRUSTRAÇÕES
NO FUTURO DE DEUS TEMOS ESPERANÇA
NO NOSSO PASSADO TEMOS DESÂNIMO
NO FUTURO DE DEUS TEMOS FÉ
NO NOSSO PASSADO TEMOS DERROTAS
NO FUTURO DE DEUS TEMOS VITÓRIAS
Sem Fé é impossível agradar a Deus. Se o agradarmos, fizermos o que Ele quer , Ele fará o que queremos ( Salmo 37:5)
Precisamos OLHAR A PARA O FUTURO, PARA O QUE DEUS TEM PARA NÓS! Essa é a vontade de Deus.
Quando Deus tirou Ló de Sodoma e Gomorra, Ele ordenou que não olhassem para trás, que olhassem para frente, para o futuro, para o livramento de Deus, para o seu cuidado, quem não obedece , perece, como a mulher de Ló. Não podemos olhar para trás.
Em Êxodo 13:21e22 diz que o Senhor ia adiante do povo no deserto. E que nunca se apartou do povo. A benção de Deus está a frente e não atrás. É preciso prosseguir. Atrás está o Egito, a servidão, à frente está a terra prometida que Deus tem para nós! Que tremendo!
- O FUTURO DE DEUS É DIFERENTE E MELHOR QUE O NOSSO PASSADO!
“Eis que faço novas todas as coisas” Apoc.21:5, e tudo o que Ele faz é bom.
- O NOSSO FUTURO NAS MÃOS DE DEUS SERÁ DIFERENTE E MELHOR DO QUE O NOSSO PASSADO!
Jesus Não se importa como foi o nosso passado. Ele diz: "venha como estás". Importa para Ele a mudança que acontecerá no futuro. Mudança para melhor é claro! Jesus não perguntava coisas sobre o passado das pessoas. Ele falava do futuro: vai e não peques mais! Futuro! Esqueça o passado e o que te fizeram no passado! Creia que Deus é poderoso para apagar o passado e fazer novas todas as coisas! Quem olha para trás não anda para frente. E se o fizer, vai se machucar. Olhar para trás é retrocesso e Deus tem progresso para nós!
- ..."esquecendo-me das coisas que para trás ficam prossigo para o alvo!”
Nosso alvo é Jesus! É o que Ele vai fazer em nós, por nós e através de nós no futuro a partir de agora. Nosso futuro começa agora , a cada segundo!
DEUS TEM O MELHOR PARA VOCÊ! Ele tem o prêmio da soberana vocação! Aleluia!
Quem crê e sabe que o melhor de Deus está por vir deve viver triste e cabisbaixo? Claro que não! Alegre-se em Deus! Regozijai-vos!
Veja algumas passagens sobre regozijar, alegrar-se, na Bíblia (em média):
30 vezes a palavra regozijai
159 vezes as palavras alegria, alegrar
Ou seja, mais ou menos 189!!!!!!!!!!
Deus quer um povo alegre, alegria é nossa força. E para conquistar é preciso ser forte.
Seja alegre, seja forte, tenha fé e receba o melhor futuro vindo de Deus especialmente para você.

Deus é fiel, e você?

Hoje em dia é tão comum passarmos por carros e vermos adesivos dizendo: Deus é Fiel! Parece até moda!
Mas será que temos consciência da Fidelidade de Deus? Claro que a fidelidade de Deus é inquestionável! A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:13 que mesmo se formos infiéis, Ele permanece fiel porque não pode negar-se a si mesmo. (mas lembre-se de que isso não nos dá motivos para sermos infiéis)
Ser fiel é: aquele que guarda fidelidade, que tem afeição constante, exato, pontual, constante, firme, perseverante.
Não é maravilhoso saber que Deus cumpre tudo isso em relação a nós? Ele é fiel para nos guardar, nos proteger. Quantos livramentos de tantas situações que muitas vezes nem tomamos conhecimento! É também fiel no amor para conosco! Falhamos tanto em amá-lo, e Ele permanece fiel! Dizemos que o amamos, mas muitas vezes não demonstramos com nossas atitudes e palavras, mas Ele permanece fiel! Isso porque a fidelidade é algo que faz parte do caráter de Deus, faz parte dele e além do mais Ele disse na Sua Palavra que seria fiel ( 1 Co 1:9, 1 Co 10:13, 2 Co 1:18, 1 Ts 5:24 entre outras passagens). E Deus não mente! Ele não é homem para que minta (Números 29:13) e por isso não pode negar a si mesmo.
Agora vem a pergunta crucial: E você, tem sido fiel a Deus?
Muitas vezes temos uma auto-imagem tão distorcida da realidade, que nos enganamos crendo que estamos sendo fiéis a Deus. Isto porque somos nós, porque se virmos outra pessoa agindo da mesma forma que agimos, criticaremos.
Eis o desafio que desejo lançar: Até que ponto somos fiéis a Deus (e ao próximo)? Será que somos tão fiéis como imaginamos ser?
Faça uma auto-análise, lembre-se de suas atitudes recentes, suas reações, seus pensamentos, e veja, será que tem sido realmente fiel? Não somente a Deus, mas também ao próximo, pois se não somos fiéis àqueles a quem vemos, como e seremos àquele a quem não vemos?
Será que você gostaria que um amigo seu agisse com você da mesma forma que você tem agido com ele? Se ele não guardasse algo confidencial a seu respeito? Se ele espalhasse coisas da sua vida aos quatro ventos? E será que você tem feito isso (ou algo semelhante) com alguém?
Não se desespere se você se desapontar consigo mesmo. Apenas arrependa-se. Arrependimento é mudança de hábito. O que fazia, não fará mais. Um dia ouvi algo muito interessante: podemos dizer que a- re- pender-se é: pender para trás, dar a ré, voltar atrás. Simplesmente volte atrás em suas atitudes, peça perdão a Deus e àqueles a quem você faltou com a fidelidade. A Bíblia diz em 1 João 1:9 que “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar...”. Deus te perdoará, se agradará da sua atitude e você verá as coisas fluírem em sua vida de uma forma cada vez melhor! Deus moverá as circunstâncias a seu favor, porque a Bíblia no Salmo 51:17 diz que a um coração quebrantado e contrito Deus não despreza! Um coração arrependido chama a atenção de Deus, atrai a Sua benção!
O arrependimento será o primeiro passo para uma vida fiel e próspera diante de Deus.
Deus é fiel, seja você também!

FOFOCA? Cuidado! Ela mina os Relacionamentos!



De um tempo para cá pude perceber algo terrível e sorrateiro: relacionamentos partidos por causa de intrigas e fofocas! Famílias destruídas, empregos perdidos, amizades lindas terminarem em apenas poucos minutos por causa de palavras e mais palavras ditas muitas vezes sem pensar a pessoas erradas e ditas também em horas erradas.
Que coisa terrível!
É tão sorrateiro que ninguém percebe que o está fazendo, e até mesmo sente prazer em fazê-lo. Afinal uma fofoquinha não faz mal a ninguém! Isso é apenas mais uma das inúmeras mentiras do diabo e pior afetando o Corpo de Cristo que tem se deixado levar pelas ‘delícias’ da fofoca, sofrendo depois de terríveis úlceras causadas por ela.
Cada vez mais vejo que a sabedoria é a melhor coisa entre relacionamentos. Porque tudo o que dissermos ‘poderá ser usado’ contra nós mesmos num momento de raiva!
A fofoca cria uma atmosfera pesada no ar! Cria um sentimento de mágoa, rancor, raiva, inveja, ciúmes, entre outras coisas. Com isso já podemos ver que não vem de Deus. E se não vem Dele, por que nos deixamos levar tantas vezes por ela?
Porque não vigiamos. Porque não atentamos para a Palavra de Deus. A Bíblia diz muitas coisas a respeito da fofoca, só que na Bíblia ela tem um outro nome: maledicência (que significa: ato ou efeito de dizer mal). A maledicência provoca um efeito: mais maledicência! Uma fofoca puxa a outra! Que coisa terrível e assombrosa! Misericórdia!
E o pior é que todos nós, todos os dias, somos rodeados por inúmeras oportunidades para fofoca ou de fofoqueiros. Precisamos dar um basta nisso!!!!
A fofoca nos impede de buscar o verdadeiro Evangelho. Ela nos envolve de tal forma que não nos interessamos ou não temos tempo para a Palavra do Senhor, esfria nosso primeiro amor e o prato está pronto! A vontade do diabo está feita, depois é só ele temperar com mais um pouquinho de confusão e pronto: faz a festa! O relacionamento estará rompido!
Em 1 Pedro 2:1 a 3 diz:“Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, todo o fingimento, e toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação, agora que já provastes que o Senhor é bom.”
Precisamos deixar a maledicência de lado definitivamente!
Em 1 Coríntios 5:11 e 13b diz: “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente,...Tirai do meio de vós a esse iníquo (que ofende a retidão, injusto)”. Ser maldizente é ser injusto!
Um pouquinho mais a frente o Apóstolo Paulo completa em 1 Coríntios 6:9 e 10: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: ...nem os maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. E tais fostes alguns de vós. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus.”
Se você tem sido, mesmo que sem perceber, um maledicente, arrependa-se agora! Peça perdão ao Senhor de todo os eu coração e Ele te lavará, mas não só isso, mas também te santificará e depois ainda te justificará. Aleluia! Já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1)
E se você tem sido alvo de maledicência, o que fazer?
Leia o Salmo 62!

“A minha alma encontra descanso somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só Ele é a minha Rocha e a minha salvação; ele é a minha defesa, jamais serei abalado. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada, e uma sebe ( cerca viva) pouco segura. Consultam como hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras. Com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem. Ó minha alma espera somente em Deus; Dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; ele é a minha defesa, não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai, nele, ó povo, em todo o tempo. Derramai perante ele o vosso coração, pois Deus é o nosso refúgio.
11 Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor pertence o amor. Certamente retribuirás a cada um segundo a sua obra.”

Quer saber o que fazer quando for alvo de fofocas? Confie em Deus, faça Dele seu refúgio, sua esperança e creia que Deus retribuirá a cada um segundo o que fizer ou disser.
E antes de terminar gostaria de deixar como sugestão de leitura o que diz Tiago 3 a respeito da língua e o cuidado que precisamos ter com ela:

“..Se alguém não tropeça em palavra, esse homem é perfeito, e capaz de refrear todo o corpo....a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é fogo, mundo de iniqüidade, situada em nossos membros. Ela contamina todo o corpo...mas a língua nenhum homem pode domar. É mal incontido, está cheio de peçonha (veneno, malícia, maldade) mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus. Da mesma boca procedem benção e maldição. Meus irmãos, não convém que seja assim.”

domingo, 26 de outubro de 2008

Não temas

“ Pois eu sou o Senhor teu Deus, que te toma pela tua mão direita, e te diz: Não temas; eu te ajudarei” Isaías 41:13
“ Não temas, pois eu sou contigo; não te assombres, pois eu sou o teu Deus. Eu te fortalecerei e te ajudarei; e te sustentarei com a destra da minha justiça” Isaías 41:10

Muitas vezes em nossa vida nos encontramos em determinadas situações em que parece que tudo está perdido e sem saída. Ficamos sem saber o que fazer, como fazer, para onde ir, enfim, que direção tomar. Provavelmente você já se sentiu assim em algum momento da sua vida. Ou até esteja se sentindo assim agora mesmo.


Nossa visão é muito limitada, tanto física, como espiritualmente. Interessante notar que, quanto mais nos direcionamos para os lugares mais altos, a tendência é de que nossa visão se amplie, pois do alto vê-se de uma forma muito mais completa do que de um lugar baixo.
Então, em nossa vida diária, como enxergar além do que os olhos podem ver? Será que podemos? Que direção tomar para que vejamos as coisas de uma forma mais clara?


Quando uma criança é pequena, e quer ver algo que está além do alcance dos seus olhos o que ela faz? Pede ao seu pai para pega-la no colo, para que ela possa ver de cima tudo o que está ao redor. Com Deus não é diferente. Ele é grande e somos seus filhos. E se pedirmos, ele nos conduzirá espiritualmente a um lugar mais alto e nos mostrará a situação de um modo como nunca vimos antes. Quando nosso espírito se eleva à presença de Deus, ele nos mostra a situação como realmente é, e percebemos que fizemos uma tempestade num copo d’água. Percebemos também que aquilo que parecia um transtorno enorme, na verdade era algo que nos impedia de seguir em frente para que algo pior não nos acontecesse.

Deus é amor! Não podemos nos esquecer disso. E se ele é amor, ele cuida de nós. E se nossa vida estiver unida com ele, ele não permitirá que o pior nos alcance. E isso traz profunda paz!
Mas não vivemos continuamente em espírito, porque também somos carne. E a carne precisa saber como proceder, por isso citei o texto acima: não precisamos temer! Ele nos mostrará o caminho a seguir. Ele nos conduzirá, pegará em nossa mão, como um pai conduz seu filho para que ele não tropece, nem caia. O filho só cairá e se machucará se largar a mão do Pai. Muitas vezes somos rebeldes. Mas lá na frente nos machucamos, ainda reclamamos porque Deus não nos livrou? A resposta é simples: porque largamos Sua mão. Ou então o filho faz pirraça, e não sai do lugar. O Pai quer levá-lo a um lugar agradável, mas o filho quer outra coisa. Então resiste e empaca! Não sai do lugar. Existe um ditado que diz: se você faz o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu. Se empacarmos com Deus, se insistirmos em nossa vontade (que não está dando certo mesmo), não vamos usufruir o melhor de Deus. Isso causará uma profunda frustração em nós e uma decepção para Deus que preparou um presente e não quisemos recebê-lo.


Não resista a Deus. Não vale a pena. A Bíblia diz que tudo o que Deus faz é bom. O que ele tem para fazer na sua vida é muito melhor do que o que você quer fazer. Você enxerga aqui e agora. Deus vê lá na frente! Sua escolha agora vai influenciar todo o seu futuro. Cada palavra que se diz pode acarretar mudanças no futuro para bem ou para mal. Cada atitude também poderá causar o mesmo.

Seja qual for a sua situação, não temas, segure nas mãos de Deus e deixe-o te conduzir pelos lugares tranqüilos. Ele tem a paz que você tanto precisa nesses dias.

Para onde você está olhando?

“A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são estas trevas!”
Mateus 6: 22-23
Já diz o ditado popular que os olhos são as janelas da alma. Interessante que a janela não apenas serve para que se veja o que há pelo lado de dentro da casa, mas também para que quem está do lado de dentro veja o lado de fora.
Costumamos usar o ditado para se referir a quem está do lado de fora, e que, pelos olhos pode ver o interior da pessoa. Mas na passagem bíblica, Jesus se refere ao contrário: quem está do lado de dentro da casa, ou seja, nós. Como temos enxergado as coisas ao nosso redor? Será que temos usados olhos de luz ou de trevas?
Trabalhei numa loja, e nela vendíamos óculos de sol, com lentes de várias cores. De acordo com a lente usada, vemos todas as coisas de forma diferente: lente lilás e vemos tudo lilás, lente marrom e vemos tudo marrom; lente cinza, tudo cinza! Que lente espiritual temos usado para olharmos a vida? É bom meditarmos nisto! Disto dependerá a luz ou as trevas em nosso interior!
A luz nos é prometida na Palavra de Deus: “Se andarmos na luz....” ( 1 João 1:7), “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” ( João 8:12 ) , “Enquanto tendes a luz, credes na luz, para que sejais filhos da luz”( João 12: 36 ), “Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz”( Ef. 5: 8 ), “... como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia clareie, e a estrela da alva surja em vossos corações.” ( 2 Pedro 1:19).
Essas são apenas algumas passagens da Bíblia que falam sobre a luz de Deus prometida aos que crêem. Às vezes o mundo e as circunstâncias parecem tão negras para nós. Mas pensaremos assim desviamos nosso olhar de Deus para olhar para o que está ao redor. Pois Deus é luz e se olharmos continuamente para Ele veremos somente a luz, mas se olharmos para qualquer outra coisa, veremos trevas, pois onde Deus não está há trevas. Só em Deus há luz.
É possível atingir algum objetivo andando em trevas? É bem mais difícil do que se andarmos na luz, não é verdade? Na luz todas as coisas estão patentes, claras, mais facilmente discernidas. É fácil alcançar um alvo andando na luz!
Não sei qual o seu objetivo na vida, mas certamente, se você andar na luz, o alcançará com muito mais facilidade e rapidez do que se tentar andar por suas próprias forças, arriscando-se a ir para escuridão do ego e do mundo.
Deus é luz, mas como podemos alcançar a luz? Buscando a Ele, estando em comunhão com Ele. E para isto é preciso primeiro eliminar a causa da escuridão.
Parece que aparentemente do nada, nos encontramos em trevas, perdemos a direção, o alvo e a comunhão com Deus. Isto acontece por causa do pecado!
Temos o terrível engano de achar que pecado é somente assassinato, adultério, ou coisas do gênero. Puro engano! Pecado é tudo que nos afasta de Deus: orgulho, inveja, rancor, mágoa, tristeza, fofoca, incredulidade na Palavra de Deus, a falta de perdão para com o próximo, entre outras coisas. Quando falo mal de alguém, ou faço o mau uso da palavra com meu próximo, corro o risco de estar assassinando esta pessoa ou os seus sonhos. Quando deixo de me envolver com Deus para me envolver com as coisas do mundo, estou cometendo um adultério espiritual, pois sou Igreja de Cristo e como noiva, não posso ser infiel a Ele.
O pecado é aquele que apaga a luz, que interrompe a comunhão com Deus e nos afasta Dele. Veja bem: Deus não se afasta de nós! Nosso pecado é que faz divisão entre nós e o nosso Deus. Deus continua no mesmo lugar onde sempre esteve; nós é que damos lugar ao pecado para que ele crie uma barreira entre nós e Deus. Tampando assim a Sua luz. Como quebrar esse muro, então? Com uma ferramenta muito eficaz, mas difícil de ser trabalhada pelo o ego: o arrependimento. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). Quando nos arrependemos, confessamos nossos pecados, lançamos para trás e seguimos a Jesus, cremos que sua graça salvadora, através do seu sangue nos remiu, então podemos ter livre acesso ao Pai novamente, e à sua luz.
Para confessar os pecados, basta abrir o coração para Deus. Falar com Ele diretamente tudo o que aconteceu, (Ele sabe, mas quer ouvir o seu arrependimento, seja humilde! Deus exalta aos humildes e abate aos soberbos!), então diga o quanto está arrependido, o quanto deseja o seu perdão e deixe de fazer o que fazia de errado! Jesus disse: “...Vai e não peques mais” ( João 8:11). Agora creia que o texto citado de 1 João 1:9 (citado acima) vai se cumprir!
Mas para isso é preciso crer na Palavra de Deus, a Bíblia, e no que ela nos garante, pois o acusador sempre vai tentar trazer à memória nossos erros passados, para nos levar à tristeza e à escuridão. Precisamos rejeitar a acusação do que já foi perdoado.
Quero abrir um parênteses para dizer que: se você tem se lembrado, ou se alguém te faz lembrar de algo que você fez e que não houve arrependimento, isso é oportunidade para arrependimento. Você precisa então parar de resistir à voz do Espírito Santo, se arrepender, se confessar e mudar de atitude. A partir do momento que houve o arrependimento sincero diante de Deus, pode ter fé que Deus já te perdoou. É aí que a luz começa a entrar em sua vida novamente! Como um dia que vai amanhecendo, vai brilhando mais e mais até chegar a ser dia perfeito!
Uma vez que você está na luz, é fácil ver o alvo! Os objetivos que você deseja para sua vida serão facilmente alcançados, porque você começa a andar na velocidade da luz (espiritualmente falando, é claro) e esses objetivos se tornarão mais elevados e aperfeiçoados porque não estão sendo gerados por esforço humano, mas pelo poder e pela graça de Deus! Então tudo aquilo que você deseja, mais aquilo que você jamais pediu ou pensou de bom que pudesse acontecer, vai começar a fluir, pois tudo o que Deus faz é bom. O que o homem faz é finito e imperfeito, mas o que Deus faz é eterno e perfeito. Glória a Ele! Glorifique-o e prepare sua vida, quebre o muro da separação e receba a luz de Deus. Comece a andar na ‘velocidade da luz’ espiritual da Palavra de Deus e alcance em Deus a realização dos seus sonhos na versão mais prefeita que você jamais poderá imaginar, mas certamente viverá se permanecer firmado e fiel à Palavra de Deus. Tenha a luz e alcance seu alvo!

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...