domingo, 23 de novembro de 2008




" Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão" Isaías 40:31



Esta passagem da Bíblia é maravilhosa! Aqueles que esperam no Senhor, terão suas forças renovadas como a águia. Deus é tão maravilhoso que mostra aqui que esperar em Deus não significa inércia! Porque o versículo fala o tempo todo sobre movimento: subirão, correrão, caminharão. É movimento. Enquanto espero o agir de Deus na minha vida, não fico parada, tenho que fazer a minha parte. A vida continua.
A águia é assim, ela pode estar cansada, mas continua seu vôo, continua subindo, continua caçando, enquanto isso, está sendo renovada; porque para se manter no ar, a águia aproveita as correntes térmicas, que lhe permitem planar sem qualquer esforço durante algumas horas, quanto mais sobe, mais descansa, mais é renovada.
Espiritualmente também podemos ser assim, enquanto trabalhamos, enquanto a vida está difícil, podemos separar um tempo para Deus e 'planar no calor do Espírito Santo'. É a presença do Espírito Santo em nós que não nos deixa cair, nos leva além e o esforço que fazemos, parece menor, podemos ser renovados por Ele.
A águia é uma das poucas aves que têm os olhos frontais, ou seja ela estabelece um objetivo, encara-o de frente e persegue-o até alcançá-lo. A águia real vive nos lugares altos. A sua visão é excelente, permitindo ver ao pormenor tudo o que mexe no chão. Ela nos ensina a importância de ter um alvo em nossa vida, de encará-lo e persegui-lo. Nos ensina a viver nos lugares altos espiritualmente falando, este lugar trata-se da presença de Deus. Alcançamos este lugar espiritual quando separamos um tempo para buscar a Deus, somente nós e Deus, estes são momentos de oração, de meditação nas profundezas da Palavras de Deus que elevam nosso espírito em comunhão com o Espírito de Deus. Nestes momentos de paz e crescimento espiritual, Deus muitas vezes mostra ao nosso espírito coisas que antes ainda não havíamos enxergado, mostra-nos além do que os olhos humanos podem ver, ele nos dá a saída de alguma situação difícil, prepara o nosso espírito para o que está por vir. Podemos enxergar ao longe as situações da nossa vida.
Outro fator importante, a águia se alimenta de coisas vivas, enquanto outras aves, como os abutres, se alimentam de coisas podres e mortas. Outras aves, como as galinhas, limitam-se a comer o que ciscam, coisas pequenas e grãozinhos. Como cristãos, temos alimento espiritual fresco e vivo na Palavra de Deus. Não prexcisamos ficar ciscando, alimentando nosso espirito com coisinhas pequenas ( fofocas, intrigas, inveja, ciúmes). Todas as vezes que separamos um tempo para meditarmos nos ensinamentos da Biblia, podemos perceber que é como um descortinar, algo que antes ainda não havíamos percebido, aparece patente diante de nós, de forma atual e real para cada situação. A Bíblia tem uma palavra para cada dia, cada situação ainda hoje. Pois "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13:8). Ele não muda ("Porque eu, o Senhor, não mudo" - Malaquias 3:6). O calor do Espírito Santo aquece nosso coração e mantem-nos conectados com a presença do Deus Altíssimo que se faz presente em nós.
Creio que é do desejo de Deus que alcancemos uma visão de águia, uma visão de cristão através da Palavra de Deus e possamos alcançar altos vôos em nossa vida e chegarmos muito além do que nosso olhos podem enxergar hoje. Fique com Deus.


sábado, 8 de novembro de 2008

Perseguição na Índia

" Os meus olhos choram sem parar, sem descanso, até que o Senhor atente e veja desde os céus. O que vejo entristece a minha alma." Lamentações de Jeremias 3:49

Hoje meu coração chorou. Vi imagens de Orissa, na Índia, onde cristãos foram brutalmente agredidos, atacados, desalojados e mortos nos meses de setembro e outubro de 2008, simplesmente por professarem sua fé em Jesus Cristo.
Nesta hora me pergunto: onde estão os direitos humanos? E a resposta que me vem à mente é: nos presídios, para defenderem os ladrões, assassinos, traficantes, etc. Para o cidadão do bem, o direito não vale.
Onde está a liberdade? O mundo não apregoa a liberdade? No entanto, este é mais um exemplo do massacre que causa. No texto anteriormente postado neste blog, falei da opressão que o mundo causa, e hoje pude ver com os meus olhos. Não a opressão que se limita ao campo espiritual, mas uma opressão que chega aos olhos nus e agredidos por imagens tão cruéis.
Parece tão difícil imaginarmos cenas assim, porque, graças a Deus, ainda estão longe da nossa realidade brasileira. Mas se somos cristãos, somos irmãos e ver o sofrimento de um irmão é terrível demais. O que podemos fazer é orar a Deus pelos cristãos não só da Índia, como da Turquia, da China que também não podem usufruir da liberdade de adorar a Deus. Para que Deus os fortaleça na fé e os sustente em todas as suas necessidades.
E como está a igreja de Cristo no Brasil? Muitos cristãos brincam de Cristianismo, com uma fé fajuta que se limita em danças que mais parecem ciganas, gritos, roladas no chão e escândalos; coisas que Deus nunca exigiu que fossem feitas e a obediência à sua Palavra, sim, esta que é a única coisa requerida, esta fica de lado, pois o Cristianismo pregado por estes não exige transformação de vida, é um 'cristianismo' que não pede que você 'abra mão' de nada que lhe satisfaça.
Por isso vemos um cristianimo onde há infidelidade, futilidade, falsidade, uma igreja que não recebeu a cura, a libertação e a transformação de Cristo e por isso não transmite estas bençãos espirituais, como se desprezasse todos estes benefícios da cruz de Cristo em troca do mundanismo. Uma igreja que se prende aos bens materiais enquanto o apóstolo S. Paulo diz em 1 Coríntios 15:19 que "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens".
De que adianta, tantos teólogos, tantos títulos, se não há a pregação da fé genuína e transformadora? Creio que Deus chora. Só não sei se chora mais ao ver o sofrimentos dos perseguidos ou o desprezo dos não-perseguidos. Quando cito os teólogos quero deixar claro que não sou contra o estudo teológico, muito pelo contrário, é muito importante possuir o conhecimento bíblico aprofundado, mas o que discordo é possuir o conhecimento sem fé. Sem fé é impossível agradar a Deus já diz Hebreus 11:6.
É hora de despertar. Os sinais estão se cumprindo. É só estarmos atentos ao que diz a Palavra e veremos que muitas profecias estão se cumprindo. É tempo de voltarmos nosso coração para Deus. Não é tempo de brincar de sermos cristãos. Não podemos esquecer o que Romanos 14:12 diz: "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" .
Todos nós fomos feitos pelas mãos de Deus e Ele nos fez um propósito: pregar o amor de Cristo aos que não conhecem. Os irmãos da Índia que morreram, morreram cumprindo cada um a sua missão: mostrar o amor e a salvação para este mundo de terror. A vida deles aqui terminou, mas suas almas poderão chegar diante de Deus em paz, a mesma paz que o mundo brutalmente insistiu em roubar-lhes enquanto estavam aqui na Terra.
Diante disso tudo, o que posso dizer é que sou de Jesus Cristo, apesar de muitos outros ditos 'cristãos'. Minha fé está em Jesus Cristo e não em homem algum. Meu alvo é Cristo, porque é Ele quem me salvou das profundezas da mágoa, tristeza, complexos e amarguras para trazer-me para sua paz e alegria. E o que posso dizer a você, que está lendo este blog, é que, se ainda não conheceu o Cristo vivo, que ama, que socorre, que é amigo, que nos salva deste mundo de terror e que FALA com aquele que deseja ouvi-lo, não perca tempo. É tempo de buscá-lo enquanto se pode achar.



Seja livre


Ao meditar sobre o que escreveria, foi-me sugerido que escrevesse sobre a diferença entre opressão e depressão. E é muito importante que saibamos esta diferença para que possamos vigiar para que opressão alguma venha sobre nós, nem caiamos em depressão.
Segundo o dicionário opressão é o ato de oprimir, ou seja, exercer pressão sobre algo; apertar excessivamente; dominar com autoritarismo e violência; afligir, atormentar, molestar, reduzir a nada.
E depressão é abaixamento de nível, abatimento, debilitar, enfraquecer.
Se uma força exerce opressão sobre alguma coisa, a tendência é que essa coisa se enfraqueça, abaixe de nível, sofra um abatimento.
Vivemos num mundo, mas não somos dele. Jesus disse: “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia” (João 15 18). E esse mundo exerce uma pressão diária sobre cada um de nós. Pressão sobre o modo de vestir, o modo de falar, o modo de se relacionar, o estilo de vida, sobre tudo o que nos diz respeito há uma regra do mundo para nos ‘prensar contra a parede’! Interessante que em inglês, opressão é, segundo o dicionário Oxford, tratar alguém continuamente de forma cruel e severa. É exatamente assim que o mundo nos trata! É um padrão tão difícil de se manter que não é a toa que muitos dão com a cabeça na parede na hora do desespero!
O que está por trás desse sistema do mundo? Ou melhor, quem está por trás desse sistema?
A resposta está em 1 João 5:19 : “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno ( diabo)”.
O diabo oprime, Jesus liberta! Aleluia!
O trabalho do diabo é apertar até que venhamos ceder, vem com autoritarismo e violência, aflige, atormenta, quer nos reduzir a nada (ou pelo menos que acreditemos nisso!).

Quando essa investida dele começa fazer efeito sobre nós damos um nome: depressão. A depressão nada mais é do que acreditarmos que estamos debilitados, abaixamos nosso nível, estamos incapazes, que estamos abatidos e enfraquecidos.

Nessa hora precisamos fazer como Jeremias que disse em Lamentações 3:21 : quero trazer à memória aquilo que me traz esperança. E o que traz esperança é a Palavra de Deus, que são Boas-novas, boas notícias. O que um depressivo precisa? De boas notícias, boas palavras, algo que o leve para cima! E só a Palavra de Deus pode fazer isso! Por que as coisas de Deus são do alto, são de cima, e quem as busca, se estava abatido, se levanta. Salmo 113:7 diz que Ele ‘ergue do pó o abatido’. Graças a Deus! Se há quem derrube, há um muito maior para nos erguer!
O curioso é a quantidade de crentes que tem se deixado levar por essas investidas satânicas! Crentes oprimidos e deprimidos. Não podemos aceitar uma coisa dessas! Precisamos ser livres! João 8:36 diz: “Se o Filho (Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres” e em João 8:32 diz; “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” . A verdade é Jesus: “Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6).

Precisamos conhecer Jesus mais e mais, e só o conheceremos através da Sua palavra: a Bíblia. Se conhecermos a Bíblia e colocarmos em prática, seremos totalmente livres!
Quando a tristeza vier, quando nos sentirmos deprimidos, vamos trazer à memória a Palavra de Deus. Jesus veio para nos dar vida em abundância (João 10:10).

Vida com Deus é vida plena, alegre não por causa das circunstâncias, mas por causa de todos os benefícios conquistados por Jesus na cruz que temos direito! Um desses benefícios é a libertação. Se em sua vida há ainda alguma área que ainda precisa de libertação, não se abata por isso, nem se deixe deprimir, corra para Jesus e para Sua Palavra. E CREIA de todo o seu coração que em Jesus você JÁ foi liberto pelo sangue precioso vertido na cruz, e como você crer assim se fará!

O poder do toque


Enquanto orava, numa madrugada, veio ao meu coração a lembrança de João 20:27. Então entendi algo espetacular: o poder do toque.
Nesta mensagem, Jesus já havia ressuscitado e já tinha se apresentado a algumas mulheres e a alguns discípulos. Mas a Tomé ainda não.
O fato interessante é que Tomé esteve com Jesus na Terra, conheceu-o, presenciou milagres, no entanto, não lembrou (ou não creu, ou não entendeu) quando Jesus predisse sua morte. Quando disse que derrubaria este templo e em três dias o reedificaria ( Mt. 26:61).
Então vemos uma cena: Jesus convida a este ‘crente incrédulo’ a tocar em suas feridas feitas por amor do próprio Tomé e de todos nós.
Isto nos faz pensar em nossa própria caminhada com Deus.
Há quanto tempo temos caminhado lado a lado com Jesus?
Quantos milagres temos presenciado?
Quantas vezes temos ceado, participado de sua mesa na igreja com irmãos?
E até onde vai nossa fé? Será que temos tocado em Jesus? Ou será que estamos tão dispersos espiritualmente que quando Jesus se manifesta, não presenciamos?
Jesus, com amor, nos dá a mesma mensagem de admoestação que disse a Tomé: toca-me.... “ não sejas incrédulo, mas crente”. ( Jô 20:27). No versículo 31 diz que aqueles que crêem têm vida em seu nome.
Por outro lado, vemos a passagem de Lucas 8:43-48, onde uma mulher que há 12 anos sofria com um fluxo de sangue que igualmente a Tomé, tocou em Jesus. Porém suas motivações e circunstâncias eram diferentes e suas conseqüências também.
Esta mulher rompeu todas as barreiras para tocar em Jesus. Sua fé manifestou-se antes de conhecer a Jesus. Acredito que ela pôde dizer como Jó: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.” (Jó 42:5).
O poder do toque. Quando tocamos em Jesus há um romper de preconceitos e dogmas, um romper do nosso ego que se destrona para prostrar-se e tocar em Jesus, não com nossas mãos, mas com nosso coração. Quando tocamos em Jesus, nossa vida é transformada.
O toque é o presságio da mudança. E a fé é o veículo que traz o milagre e a manifestação do poder de Deus em nossas vidas; é a fé que move tudo o que é necessário para que o melhor de Deus se cumpra em nós! E a fé vem pelo ouvir , e ouvir a Palavra de Deus .(Rm 10:17)
Então, a mensagem do Espírito Santo é esta: “Não sejas incrédulo, mas crente”.

Fragilidade


O ser humano é fascinante! Quem poderá compreendê-lo? Outro ser humano? Creio que não!
Não conhecemos nem ao menos a nós mesmos. Quem pode dizer com certeza que reação terá diante de determinada situação antes de vivê-la? Muitas vezes pensamos que reagiríamos de certa forma, mas na hora H, não é bem assim que as coisas funcionam. Só Deus conhece nosso ser completamente, isso por um motivo muito simples: Ele nos criou.
Um oleiro ao fazer um vaso, conhece cada curva do mesmo, conhece o seu interior, pois foi modelado por ele. Somos vasos nas mãos de Deus. Todos nós somos especiais para Ele.
Mas se somos especiais, por que acontecem tragédias em nossa vida?
Independentemente de fazermos o bem ou o mal sofremos da mesma forma. Por quê?
Somos tão inteligentes, tão independentes, tão capazes, tão ousados e ...... tão frágeis.
Somos mesmo muito frágeis, por mais fortes que possamos desejar ser, diante de uma tristeza, decepção, doença ou tragédia nos sentimos frágeis.
Isto porque somos humanos e isto faz parte da nossa natureza.
Quer saber por que Deus nos fez desta forma? Simples resposta: “... mas isso aconteceu para que se manifestem nele as obras de Deus”. Isto está escrito em João 9:2.
Muitas vezes passamos por situações e não entendemos a razão delas. Não buscamos a situação e mesmo assim veio sobre nós tal desolação. Nessa passagem da Bíblia, questionaram a Jesus porque um homem havia nascido cego. Queriam saber se foram os seus pais que pecaram e por isso ele havia nascido daquela forma, mas Jesus respondeu que não. Essa situação veio a acontecer para que a glória de Deus se manifestasse: Jesus o curou! Sabe por que Jesus o curou? Porque esse homem cego deixou que Jesus o curasse. Jesus se aproximou dele e o curou. O homem permitiu, não criou nenhum empecilho para que Jesus agisse.
Hoje, Jesus está se aproximando de cada um de nós através dessa mensagem, deixemos que Ele nos cure de qualquer situação desagradável que possamos passar. O que é impossível para nós e para os médicos, é possível para Deus!
Mas acheguemos-nos a Ele e deixemos que Ele nos ajude, não o impeçamos. O maior desejo do coração Dele é nos ver felizes, ver nossa família feliz, e o que está impedindo que isso aconteça, ele quer tirar. Jesus tirou a cegueira daquele homem e a Bíblia diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Somos frágeis, sim. Mas Ele é forte, Ele nos fortalece. Ele pode nos dar a força que precisamos para passar por esse mar agitado. Ele o acalmará para nós. E quando menos esperarmos e se permitirmos, Ele trará a bonança para nossa vida novamente e a paz reinará em nosso coração, em nome de Jesus.
Em nossa fragilidade, Deus nos fortalecerá.
Deus nos abençoe e nos guarde, que o Senhor estenda sua mão sobre nós e nos dê a paz!

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...