segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

CONSTRUINDO MUROS DE PROTEÇÃO PARA NOSSA FAMÍLIA...


“... pus o povo, por famílias.... pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher, vossa casa.” Neemias 4:13,14


Dezembro é o último mês do ano e utilizado pelas pessoas para fazer um “balanço”. Começamos, então, a pensar no planejamento do ano seguinte.
Tenho estado preocupado com o rumo que tem tomado a sociedade em relação ao tema família. Afinal, famílias fortes e saudáveis, estando protegidas, gerarão uma sociedade com os mesmos conceitos fortes e saudáveis.
Infelizmente não tem sido assim... cada indivíduo tem se preocupado consigo mesmo , deixando de lado o conceito de “união familiar”.
Quando queremos nos proteger e, trazer segurança para nós, procuramos construir defesas, que vou chamar de “muros de proteção” . Os muros deverão separar nossas famílias daquilo que poderiam destruí-la, tais como: desamor, desunião, desobediência, desrespeito, egoísmo, etc. Os únicos muros que jamais deveremos levantar serão aqueles que poderiam separar os membros da própria família, dentre os quais a falta de comunicação.
Na construção desse muro será necessário que todos os membros trabalhem em conjunto, ajudando-se mutuamente, procurando fechar todas as brechas que poderiam fazer com que nosso muro de proteção não fique bem feito. Às vezes será necessário que, enquanto um trabalha, o outro vigie” para ver se o “inimigo” não está se aproximando. É um trabalho em equipe, não em “eu quipe”.
Na passagem bíblica citada, Neemias estava liderando a reconstrução do muro de Jerusalém para protegê-la contra os inimigos e convocou o povo a estar junto, cada qual ao lado de suas famílias, trabalhando e empunhando espadas.
Faça um “balanço” e procure estar atento àquilo que está tentando destruir sua família, proteja-se contra esses inimigos!
No Amor de Cristo,

José Mário

Refletimos a luz?


Você já parou para pensar o que as pessoas lá fora, como seus colegas, parentes e vizinhos pensam a seu respeito? Já parou e refletiu se nós temos mostrado a eles o verdadeiro Deus? Se já, amém!. Caso contrário, é melhor pensarmos...
Sabe, o mundo diz que você é dono do seu nariz e você toma conta da sua vida e ninguém tem nada com isso. Porém, nós temos a consciência que devemos alguma coisa a alguém e esse "alguém’’ é Deus. Ele, como nosso Pai, nos dá orientações para vivermos uma vida saudável diante dEle e também dos homens, para que vidas sejam alcançadas através de nós.
Então pensemos: Se é através de nós - com nosso testemunho (e trabalho, obviamente) que uma pessoa conhece o amor, a bondade e tudo o que o Senhor é e tem para oferecer, nós não deveríamos transmitir todas essas coisas?
Se formos “padrão de boas obras” (Tt 2:7) e dermos um BOM testemunho, com certeza Deus se agradará mais e veremos os frutos de nosso trabalho (II Co 15:58).

sábado, 13 de dezembro de 2008

Mais que do ouro

Mais que do ouro, mais que da prata
Eu preciso de ti, ó Senhor
Mais que do ar que eu respiro
Mais que do pão, eu preciso do teu amor
Do teu amor, da tua graça que me basta
Do teu favor que de todo mal me afasta
Tua misericórdia que me sustém
E do teu Santo Espírito que com consolo
Me sobrevém
Sei que este mundo ao meu espírito
Não tem nada a oferecer
Mais que do ar que eu respiro
Mais que do pão, eu preciso do teu amor
Mais que do ouro

Fundo do poço?!

Nesta semana, ouvi a respeito de uma expressão interessante: 'fundo do poço'.
Todos sabemos o que metaforicamente quer dizer: alguém que chegou no limite dos problemas e não vê saída.

Mas conforme ouvia sobre o assunto, comecei a meditar e fazer considerações.
A primeira coisa que pensei é que quando alguém chega ao fundo do poço, já chega lá fragilizado, machucado e/ou quebrado.

Se chegou ao fundo do poço (é porque estava sem água rs) então há uma lama, é impossível ficar limpo.

Outra consideração é que no fundo do poço há três opções de visão:
  • para baixo - o fim
  • para os lados - aperto
  • para o alto - a saída

Aprendo com esta simplória analogia que, na vida, quando não vemos saída e parecemos estar no 'fundo do poço', isto acontece porque pessoas ou circunstâncias já nos feriram muito. Então, por estar nesta situação, sujamos nossas vestes, ou seja, sujamos nossa honra - que, aliás, é uma palavra quase apagada do dicionário atual.

Se olharmos para onde estamos, parece ser o fim. Se olharmos para as pessoas ao redor, muitas vezes parece que estamos num aperto ainda maior. Resta-nos, então, apenas um ponto de vista: o alto. O Salmo 121:1 diz "Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro". O socorro vem do alto, vem só de Deus.

Se algum dia, você se encontrar numa situação assim, lembre-se que de Deus virá a sua salvação, Ele vê a melhor saída e pode te ajudar a alcançá-la.

Poucos tempo atrás vi uma reportagem na televisão que mostrava uma estudante que havia sido seqüestrada e colocada num poço que foi tampado, este poço estava num terreno abandonado. Depois de uns dias uma pessoa passou pelo local e ouviu que alguém gritava por socorro e, então, conseguiu encontrá-la. Depois disto é impossível duvidar do agir de Deus, pois quem poderia encontrar aquela garota ali? Um lugar ermo, num poço fechado? Creio que Deus conduziu aquela pessoa ali, para livrá-la.

Tento imaginar o que não deve ter passado pela cabeça daquela estudante? Que desespero! Um lugar extremamente apertado, sujo e escuro. Provavelmente quantos bichos não deveriam ter passado por ali e ela presa ali, sem conseguir se mover, com fome, com sede e com dor. Mas chegou a saída para ela.

Somos limitados, mas o NOSSO DEUS É ILIMITADO! Que maravilha, graças a Ele por isso!

Quando tudo parecer escuro e sem solução, lembre-se: com Jesus em sua vida há uma saída. O céu é o limite!

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...