sábado, 3 de julho de 2010

Não tire os olhos da promessa de Deus

Um fato interessante e digno de ser observado é que quando Deus faz uma promessa, Ele indica o alvo e nos leva, ou deseja nos levar, a olhar nesta direção.
Assim foi com o exemplo clássico de Abraão. Quando Deus o chamou para lhe fazer a promessa sobre sua descendência, ele chamou Abrão (Ele ainda não havia mudado o nome de Abrão para Abraão) para fora da tenda e o levou a olhar para o céu,pois assim seria a descendência do patriarca hebreu (Gênesis 15:5).
Isso indica que quando Deus quer operar em sua vida, o céu é o limite. Nada é demasiadamente grandioso para a operação do poder de Deus na vida daquele que nele crê (Gênesis 18:14). Pode até demorar para acontecer, mas vai se cumprir, pois Deus é fiel.
E a promessa se cumpriu. Mas ela não se cumpriu somente por intermédio de Deus. A fé de Abraão foi crucial para que ele, já velho, pudesse gerar um filho de onde sairia toda a sua descendência. Isto nos mostra que, não basta ser cristão, é preciso ter intimidade e diálogo com Deus para que possamos receber suas promessas. Mas também não basta receber as promessas de Deus, é preciso pensar e agir de forma que elas possam se cumprir em nós.
Outros exemplos de pessoas que contemplaram a visão das promessas de Deus e conquistaram-nas, foram Josué e Calebe. Em Números 13:16, Moisés enviou homens com a missão de espiar a terra prometida. Dentre estes estavam Josué e Calebe. Eles viram a terra, o foco deles era a terra prometida, não eram as dificuldades que ainda se apresentavam na terra, o povo que lá habitava. Eles viram a promessa e não perderam o alvo.
Em Josué 1, Moisés já estava morto e vemos uma promessa gloriosa que Deus fez a Josué: "Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo;não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria (Josué 1:5 e 6). Que promessa tremenda!
Firmados nas promessas de Deus, sem desviarem o olhar para as dificuldades, dentre toda aquela multidão que estava presente no dia em que os espias foram enviados a Canaã, somente esses dois pisaram na terra da promessa e tomaram posse dela (Josué 14). O segredo? Não tirar os olhos da promessa de Deus!
O próprio Moisés não recebeu esta promessa, graças a UMA, apenas uma, atitude impulsiva e desobediente. Precisamos tomar cuidado. Deus faz a promessa, mas o fato de recebê-la ou não, não dependerá somente de Deus, mas de nós.
É preciso fazer por onde, buscar a face e a vontade Daquele que pode fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos e pensamos(Efésios 3:20).
As promessas de Deus para aqueles que o buscam são incomparáveis, são mais altas e melhores do que nossa pequena mente pode alcançar por si só. Deus tem coisas altas para você. Creia nisso, busque-o, pois 'aquele que busca, encontra; aquele que bate a porta se abre; aquele que pede recebe'(Mateus 7:8). Peça a Deus que mostre a vontade Dele para a sua vida. Não tenha medo da vontade Dele não ser boa. Na verdade, ela não é boa mesmo, é EXCELENTE, sobrepujará tudo o que você sequer imaginou. A palavra diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2).
Se você pedir a Deus apenas o que seu coração quer, pode correr o risco de não receber, se pedir apenas para deleite próprio. Por isso peça a vontade de Deus, porque além de dar honra a Ele, elas são melhores do que seus melhores anseios. Não limite o poder de Deus na sua vida.
Ah, mas isso é devaneio, não é real - você pode pensar. Não é irreal. Pode ainda ser invisível para você, mas para Deus já é real. Para se cumprir, só será preciso fé, pois fé 'é a certeza das coisas que se esperam, mas que não se veêm'(Hebreus 11:1).
Veja bem, talvez você não veja sua promessa com seus olhos carnais ainda. Mas poderá contemplá-la pelos olhos da fé do seu coração.
Veja, creia, esforça-te e receba as mais gloriosas promessas que Deus tem preparado para seu coração.

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...