sábado, 26 de março de 2011

MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA.

É impressionante como há uma pressão da sociedade que quer nos impulsionar a sermos todos iguais. Vemos coisas acontecendo na vida dos outros e gostaríamos que acontecessem na nossa ( só nos esquecemos de ver as consequências disso) e então queremos começar a 'ajudar' a Deus, e fazer mais do que é nossa parte. 'Se todo mundo faz determinada coisa, eu também tenho que fazer. Não há nada demais nisso...' - podemos pensar.

Mas o que acontece é que não somos clones uns dos outros. O comportamento dos outros não pode ditar o meu. Eu não tenho que ser como os outros, porque Deus me fez única.

O fato de outras pessoas agirem desonestamente nos negócios, envolverem-se com outras sem compromisso algum, trairem umas as outras, tudo isso não serve de parâmetro para minha vida, uma vez que eu tenha entregado a direção dela para Deus. Se eu tomei a atitude de entregar minha vida nas mãos de Dele, não posso pedir licença a Deus por uns momentos, agir contrariamente aos planos dele para mim, depois pedir perdão a Ele e devolvê-la novamente até a próxima tentação, como se nada tivesse acontecido.

Com Deus não se brinca. Este tipo de comportamento, sem percebermos, traz-nos muitas feridas na alma e uma constante insatisfação, porque nada pode satisfazer nossa alma perfeitamente, se não estiver dentro do projeto de Deus para nós. Ele tem um bom projeto para cada um de nós, Ele é um Deus original, Ele não faz cópias; então minha vida não tem que ser como a vida de ninguém, nem a sua. A obra que sai do projeto original, terá defeitos de estrutura e não é isso que queremos para nossa vida.

Isto não quer dizer que você não terá momentos de alegria, brincadeiras, diversão, momentos com amigos e lazer. Muito pelo contrário, quer dizer que você e eu somos livres para fazermos tudo isso, sendo nós mesmos na graça de Deus.

Não se deixe levar pela cabeça dos outros, deixe-se levar pela mente de Deus. Qual o pensamento de Deus a seu respeito? Você já parou para pensar nisso? Se ainda não, eu tenho a reposta para você, aliás Jeremias 29:11 tem: "Pois eu sei que pensamentos tenho a respeito de vós, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro".

Se você ainda não sabe os planos de Deus para você, não tente ajudá-lo, pois você só atrapalhará. Certa vez, quando meu filho tinha três anos, Deus o usou para me ensinar algo: eu estava arrumando a cama, dobrando os edredons e meu filho chegou no quarto, subiu na cama e disse: "mamãe, vou te ajudar a arrumar a cama." Mas ele continuava em cima da cama, em cima do edredom e eu não podia arrumar nada, se eu puxasse a roupa de cama, ele cairia. Enfim, na tentativa de me ajudar, ele me atrapalhou e atrasou o que eu iria fazer.

Em nossa vida às vezes isso acontece. Deus está querendo arrumar a nossa vida que parece estar de pernas para o ar. No entanto, na tentativa de ajudá-lo, impedimo-lo de agir, nós atrapalhamos tudo e atrasamos aquilo que esperamos por tanto tempo.

Não tente ajudar a Deus nos planos dele para sua vida. Como dizia minha avó: 'muito ajuda quem não atrapalha'.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ANSIEDADES E PREOCUPAÇÕES X FÉ E ESPERA

Hoje em dia temos acesso a tantas informações, tantas novidades, certas coisas acontecem tão rápido que nos deixam mal-acostumados. Se estamos com fome, podemos esquentar a comida no micro-ondas em apenas um minuto; se não gostamos do canal de televisão que estamos assistindo, apenas apertamos o botão do controle remoto e em frações de segundos podemos mudar de canal, e por aí vai.


Essa agilidade em satisfazer determinadas vontades nossas faz com que criemos uma expectativa muito grande a respeito de outros assuntos que não são resolvidos tão rapidamente como a comida do micro-ondas é aquecida. Quem dera que fossem, mas a vida não é assim.

O dinheiro que esperamos receber e não vem, a resposta que ficaram de nos dar e ainda não deram, o sonho que ainda não se realizou, tudo isso, muitas vezes, causa uma ansiedade tremenda dentro de nós, porque não há um controle remoto que possamos apertar para que a situação mude ou que agilize a chegada do que esperamos.


Mas por que será que Deus permite que seja assim? Para que possamos lembrar que quem é Deus é Ele e não nós. As coisas não são como nós planejamos porque quem nos deu a vida não fomos nós mesmos, Ele é o Criador, e como tal, é Ele quem faz o plano para sua criatura ( o melhor plano, por sinal - aquele que dá certo e que tem final feliz).

Quando entendo que é assim que funcionam as coisas, deixo de me rebelar contra as situações da vida e contra o Criador dela. Entendo que as coisas que vão além da minha capacidade de resolução são para Deus resolver no tempo dele e não no meu. E começo a ver que essa atitude move a mão de Deus em meu favor, porque é uma atitude de fé. A fé é a certeza das coisas que se esperam, mas que ainda não se vêem ( Hebreus 11:1). A fé agrada a Deus e quando Ele vê que eu ajo e reajo com fé, a Sua mão começa a fazer coisas por mim e para mim que jamais esperei.

As respostas que eu esperava começam a chegar, só que com resultados extremamente superiores ao que eu poderia alcançar com minhas forças. É assim que Deus faz quando entregamos nossas ansiedades em Suas mãos. É o que o apóstolo Pedro nos aconselha em 1 Pedro 5:7 " Lançando sobre Ele a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós".

A ansiedade cria um peso que é grande demais para o nosso coração. Não carregue esse peso sozinho, lance sobre Ele. Se entregarmos nosso coração a Deus, com todo o peso e problemas que há nele, estes problemas já não serão nossos, serão de Deus porque a Ele entregamos.

Para que carregar um fardo que vai além da sua força? Entregue para quem pode suportar: Jesus. Não é abuso, é dependência. Deus deseja que dependamos Dele. Devemos fazer nossa parte, mas o que não podemos fazer, devemos crer e depender Dele para que seja resolvido. Entregue com fé, o problema não será mais seu, se você o entregou, passará a ser do novo Possuidor, Aquele que pode resolver.

Quando isso acontecer, você verá que Ele "é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera" (Efésios 3:20). É assim que Ele faz.

Não pense que Deus agirá conforme a sua cabeça, Ele agirá como Ele pensa ser melhor. Você só vê o aqui e agora, Deus vê longe em espaço e tempo. Você é limitado, Deus é um ser sem limites de ação. Nada é impossível para Ele. Creia, apenas creia. É só o que você precisa agora: crer.

"Não temas, crê somente". (Marcos 5:36)

segunda-feira, 21 de março de 2011

PERDAS E GANHOS


Durante toda a nossa vida temos perdas e ganhos. Ao nascermos, saímos da
barriga da nossa mãe, perdendo aquele calor, aconchego, alimento, para chegarmos a um 'novo mundo'. Houve uma grande perda, no entanto, também tivemos incontáveis ganhos: conhecemos muitas pessoas amadas, familiares, aprendemos a engatinhar, a andar, a falar, e assim por diante.

O apóstolo Paulo, em Filipenses 3: 4-11 dá-nos um ensinamento sobre ganhos e perdas da vida. Ele nos fala dos seus muitos títulos conhecidos na sociedade da época: " Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." No entanto, ele conclui: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo."



A palavra 'ganho' , no grego é kerdos que significa vantagem. Tudo o que somos, todos os nossos 'títulos' podem parecer como grande vantagem, mas nada se compara com a excelência de conhecer a Jesus Cristo. Isso porque, na hora da morte, de que valerá todos os nossos 'títulos'? De que valerá contar tantas vantagens? Para onde eles nos levarão? De nada valerão, em nada ajudarão.

O apóstolo Paulo considerava tudo isso como perda, lixo, algumas traduções trazem o termo 'esterco'. Pois ele percebeu que tudo isso não era suficiente para a salvação.

Podemos ser ótimos vizinhos, filhos, funcionários, patrões, mas para a salvação da nossa alma, isso não valerá de nada.
Quando me engrandeço muito, dou lugar ao orgulho. E a Bíblia diz que o orgulho precede a ruína (Provérbios 16:18).

Quando dou lugar ao orgulho, eu não ganho nada, só perco.
Coisas que eu perco por causa do orgulho:
- A oportunidade de ser humilde;
- A simpatia dos que me cercam;
- A paz, porque a soberba rouba a paz dos relacionamentos;
- A companhia de pessoas queridas, que me evitarão;
- A comunhão com Deus, porque aos sobrebos Ele conhece de longe ( Salmo 138:6)

O orgulho tem nos trazido grandes perdas e danos. Precisamos de arrependimento. A palavra arrependimento, no grego é metanoia, que significa transformar o modo de pensar. A Bíblia diz que assim como o homem pensa, assim ele é (Provérbios 23:7). Se não mudarmos nosso modo de pensar, nossa vida não mudará. Continuaremos perdendo, perdendo vida.

Precisamos nos lembrar de que Jesus veio para que pudéssemos ganhar vida, e vida em abundância. Que a vida abundante de Jesus inunde seu coração.

sexta-feira, 11 de março de 2011

TERREMOTOS, TSUNAMIS, TRAGÉDIAS - É TEMPO DE BUSCAR A DEUS



Acordamos hoje com uma terrível notícia de uma tragédia no Japão. Creio que não há quem não se comova e não seja solidário com o povo japonês e com o que eles estão passando.

Mas, o que será que está acontecendo com nosso planeta? Por que Deus permite que tantas tragédias aconteçam? Será que Deus deseja que as pessoas sofram com tantas tragédias?

Quando falamos que isso é o sinal do fim dos tempos sempre encontramos alguém que dirá que tragédias desse tipo sempre aconteceram na história da humanidade. Realmente, sempre aconteceram tragédias, mas nessa magnitude? Creio que não.

As maiores e mais importantes redes de informações do mundo, como a BBC de Londres, por exemplo, anunciou hoje é este foi o maior terremoto que já ocorreu no Japão , e devemos levar em conta que se trata de um país onde tremores de terra acontecem frequentemente.(Se você deseja conferir a informação está no site: http://www.bbc.co.uk/mundo/ultimas_noticias/2011/03/110311_ultnot_23_muertos_japon_cr.shtml)

Então, não é fanatismo, é realidade. Não há como negar que as palavras proféticas de Jesus para os tempos do fim estão se cumprindo. Confira:
"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas". (Lucas 21:25,26)

"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo".(Mateus 24: 7, 8 e 13)

Você já reparou que os dias parecem estar mais curtos? E realmente estão. Isso também estava predito por Jesus em Marcos 13: 19 e 20, veja: "Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias."


Sabemos, pelo o que a Bíblia diz, que tudo isso é o princípio das dores. "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo." (Marcos 13:32 e 33), por isso precisamos vigiar, ou seja, verificar como está nossa vida com Deus. Se algo acontecesse com minha vida agora, eu estaria pronta para encontrar-me com o Pai celestial? Ou será que tenho vivido uma vida que levará minha alma para um caminho contrário a Deus? Preciso vigiar pela minha alma e você também. Busque a Deus.

Quando Jesus profetizou tudo isso, não era o desejo dele que essas coisas acontecessem, mas ele conhece o ser humano porque ele estava presente na Criação do homem. Ele conhece nossa natureza e sabia, ao profetizar, como o homem destruiria toda a natureza que Deus criou maravilhosamente. Hoje colhemos os frutos do que temos feito por gerações com o meio ambiente.
As tragédias não são desejos de Deus, nem castigo, são simples consequências das nossas decisões e destruições.

Por isso, tenha em mente uma coisa: é tempo de buscar a Deus. Ore, fale com Deus, tenha em Jesus um íntimo e fiel amigo. Mantenha contato diário e constante com ele. Leia a Bíblia, pois através dela ele falará com você e trará o consolo diante das adversidades da vida.

Saiba que apesar de tantas tragédias, ainda podemos, pela fé, sentir a paz e a segurança quando estamos em íntima comunhão com nosso Criador. É ele quem nos guarda. Não se engane, não há lugar seguro na Terra, se não guardarmos nossa alma nas mãos do nosso Pai celestial.

Com ele a paz é possível em qualquer situação. Que Deus abençoe sua vida com paz e segurança e que ele console todos que estão sofrendo pelas tragédias recentes.

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...