sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

JABEZ E JUDAS: ESCOLHAS QUE FIZERAM A DIFERENÇA



Quando uma família espera pela chegada de um bebê, seus pais procuram com carinho um nome para ele. O nome provavelmente será escolhido pela beleza, pelo significado, ou mesmo pela situação do nascimento, por exemplo, Victoria.

Na Bíblia, encontramos, em várias passagens, genealogias, que são textos que nos mostram os descendentes ou ancestrais de pessoas proeminentes na Bíblia. Em 1 Crônicas 4, vemos um texto assim: "E Naará deu à luz a Auzão, e a Hefer, e a Temeni, e a Haastari; estes foram os filhos de Naará. E os filhos de Helá: Zerete, Izar e Etnã. E Coz gerou a Anube e a Zobeba e as famílias de Aarel, filho de Harum" 
(1 Crônicas 4:6-8).Mas o interessante desse texto é que a genealogia é interrompida para falar de uma pessoa que se destacou dentre todos: Jabez. Veja:

"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido".(Crônicas 4:9-10)

O nome 'Jabez' significa: nascido com dores. A mãe dele provavelmente sofreu muito para que ele nascesse.  Ele carregava no nome essa 'carga de dor' que indicava que sua vida não seria fácil. No entanto, ele fez uma escolha que mudou sua história: "Jabez invocou o Deus de Israel". Ele fez uma oração maravilhosa que mudou sua vida! E o resultado foi que "Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido", ele foi "mais ilustre que seus irmãos"! Tudo por uma boa escolha que fez!


Mas também temos um outro exemplo na Bíblia: a história de Judas Isacariotes, que é bem conhecido por trair Jesus Cristo. O que poucos sabem é que o nome Judas significa: Deus é glorificado'. Ao contrário da história de Jabez, Judas recebeu um nome com um significado que poderia trazer tanta alegria, mas ele não fez a boa escolha de Jabez, pelo contrário, escolheu trair Jesus, nosso Senhor (João 13: 21-27) por trinta moedas de prata. Interessante notar que Judas acompanhou Jesus nos anos de seu ministério terreno e, ainda assim, não assimilou que Jesus é um Deus de amor e perdão. Ele não se perdoou pela traição, mas Jesus o perdoaria, pois perdoou a Pedro por tê-lo negado três vezes (João 21:15-18). Consequência da escolha de Judas: foi um dos maiores fracassos da humanidade, acabou com sua própria vida, desperdiçando a oportunidade de ser perdoado.

Como podemos perceber, nossas escolhas farão toda a diferença em nosso presente e em nosso futuro. Neste começo de ano, aproveite para refletir sobre suas escolhas e as possíveis consequências. Mas lembre-se sempre de que Deus é poderoso para mudar sua história, independente de como você foi marcado ou conhecido até aqui. Faça a oração de Jabez. Faça uma boa escolha, escolha viver com Jesus Cristo!

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...