terça-feira, 17 de julho de 2012

ALCANÇANDO UMA VIDA TRANSBORDANTE

Por vezes usufruimos de momentos de tão graciosa paz e comunhão, e podemos nos questionar do porquê não ser constante e diário. Por que temos momentos em que sentimos a presença de Deus, mas não a sentimos o dia inteiro? O que nos separa desse momento tão sublime e especial?

O que nos separa de um grande avivamento é o fato de não buscarmos constantemente uma vida consagrada, fervorosa, cheia do Espírito Santo para dar testemunho da Sua graça e amor. Quando falo de avivamento, não estou falando de bater palma, bater pé e gritar palavras ininteligíveis. Avivamento é ter uma vida cheia do Espírito Santo de modo que o nosso dia a dia reflita essa experiência. Não adianta fazer estardalhaço em nome de Deus, se a vida continua errada. Porém, muitos de nós procuramos ter uma vida consagrada, não nos contaminamos com as 'iguarias' carnais deste século, no entanto, não sentimos o fluir do Espírito constantemente, mesmo sabendo que Ele não nos abandona, se formos fiéis a Ele.

O que nos separa de uma vida abundante e transbordante do Espírito de Deus é o envolvimento com tantas coisas que nos tiram o foco. Ficamos horas e horas assistindo TV ou em redes sociais buscando aceitação social devido a uma grande carência e vazio no coração, muitas vezes inconsciente. Entretanto, este mesmo envolvimento nos faz esquecer que já fomos aceitos do jeito que somos por Jesus e Ele nos ama mesmo assim, sem máscaras. Assim Ele nos aceita e deseja ter um relacionamento íntimo, saudável e sobrenatural conosco. Mas muitas vezes não entendemos isso, pois, como diz 1 Coríntios 2:14 "o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, pois elas se discernem espiritualmente."

Dizem que há dois leões dentro de nós, que lutam entre si: o leão da vida espiritual e o leão da vida carnal. Só vence aquele que é mais bem alimentado. Se somente alimentamos nossa carne, não é de se admirar que não sentimos o fluir do Espírito Santo em nós, pois nossa vida espiritual está fraca demais para perceber a presença Dele.

Algumas pessoas veem outras se destacarem na obra de Deus e se questionam porque Deus não as usa da mesma forma. Primeiro porque Deus tem um plano diferente para cada criatura e em segundo porque as pessoas que são usadas por Deus pagam um preço para isso, que outros não estão dispostos a pagar. São horas de leitura bíblica, oração e busca. Os que buscam estão se fortalecendo espiritualmente, estão se enchendo e transbordando do Espírito de Deus. Se eu e você não nos enchermos Dele, vamos transbordar o quê? Como seremos instrumentos nas mãos de Deus para o crescimento do evangelho?

Em tempos de tecnologia, Deus nos chama para voltarmos às veredas antigas, como diz Jeremias 6:16 "Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele". É preciso voltar aos primórdios da fé, à fé da igreja primitiva onde a prioridade era Deus e não o ego.

Mateus 5:13 diz: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens". Muitas pessoas são 'pisadas', reclamam da vida porque perderam o alvo da igreja primitiva, deixaram de salgar. O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:19 já nos advertia: 'Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". Também está escrito em Mateus 6:33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Todos esses versículos nos mostram que nosso foco não pode ser as coisas fúteis desse mundo. Quantas vezes passa-se horas vendo fotos de pessoas que nem se conhece direito em redes sociais? Isso vai acrescentar o que a sua vida? Nada! E não há tempo para ficar 15 minutos em oração. Como ter uma vida abundante dessa forma?

Esse é o diferencial que precisamos buscar para nossa vida. Mas só vamos aprender isso quando entendermos que toda a carência que buscamos suprir nessas futilidades, já foi mais do que suprida e ainda é suprida diariamente através do amor verdadeiro de Jesus Cristo que nos é oferecido e é capaz de nos encher e fazer-nos transbordar. Porém é necessário lembrar que o Espírito Santo é puro e somente virá sobre nós após um verdadeiro arrependimento.

Troque a futilidade pela nobreza. Troque o volúvel pelo eterno. Troque sua vida limitada pela vida abundante e gloriosa de Jesus através do Santo Espírito em você.

domingo, 8 de julho de 2012

PODE NÃO SER FÁCIL, MAS NÃO É IMPOSSÍVEL.

Como tendemos a pensar que Deus age de acordo com nossa lógica e pensamento. Analisando alguns personagens bíblicos como Abraão, José do Egito, José - marido de Maria, vários profetas, percebi que não é assim que funcionam as coisas.
Será que antes de serem chamados por Deus, eles imaginavam que o que Deus queria para eles era exatamente o que sabemos o que veio a acontecer?

Será que Abrão, enquanto estava em Ur dos caldeus, entre seus familiares, algum dia imaginou que Deus pediria que ele deixasse toda sua parentela para ir a uma terra que ele não conhecia? E que ele sairia da zona de conforto, peregrinando por vários lugares até que a promessa de Deus se cumprisse?
E José do Egito, quando sonhou, será que imaginou que seu sonho geraria tanto ciúme dentro da família ao ponto de afastá-lo dela e levá-lo a uma terra de estranhos? Que ele seria escravo, ficaria preso inocentemente até que um dia seria nomeado governador do Egito anos mais tarde?

Será que, quando José quando pensou em se casar, imaginou que sua noiva estaria grávida e o filho não seria dele?

Provavelmente eles não pensaram no preço que pagariam para conquistar a promessa de Deus, para que o plano de Deus se cumprisse em suas vidas. Temos o hábito de pensar que Jesus pagou o preço e não temos que fazer mais nada. Mas não é bem por aí. Há uma cruz a carregar.

Deus realmente tem promessas para cada um de nós. “Planos de bem e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o meu coração”(Jeremias 29: 11-13). Mas toda promessa de Deus tem um “se”. Há algo que precisamos fazer ou passar, alguma prova que precisamos vencer a fim de estarmos aptos para a promessa. Invoque a Deus, ore a Ele, ouça a Deus, busque-o de todo o seu coração e mova-se na direção do que Deus quer para você. Veja que nenhum dos homens que citei ficou inerte. Todos se moveram em direção a obediência à Palavra de Deus.

Deus tem grandes e boas coisas para você e para mim, mas antes de nos apossarmos delas, temos um caminho a percorrer. As coisas raramente vêm prontas. Não é porque um assado está no forno, que ele está pronto. É preciso se preparar e esperar o tempo certo de Deus.

Deus não age como nós queremos, mas como aprouver a Ele. Será que é bom sair de perto daqueles que amamos? Será que é fácil ser rejeitado por sua família, vendido como escravo e ficar em uma prisão? Será que é fácil assumir um relacionamento que fatalmente será vítima de preconceito na sociedade?

Nada disso foi fácil para esses heróis da Bíblia. Conosco não será diferente. Não podemos nos enganar.  Jesus disse que no mundo teremos aflições. Ele não prometeu vida fácil para ninguém. Mas Ele prometeu que estaria conosco todos os dias e que se Ele venceu, nós também venceremos se estivermos ligados a Ele.
Existe uma música que gosto muito que diz: “em tempo de guerra, nunca pare de lutar”. Não desista dos sonhos de Deus para sua vida. Não pare de lutar pelos seus sonhos. Pode não parecer fácil e não será, mas você tem a garantia da Palavra de Deus que te diz que tudo o que puser a mão prosperará (Salmo 1:3).

Há um dito popular que diz que ninguém veio ao mundo a passeio. Sua vida tem propósito. Busque a Deus para descobrir qual é e siga em direção a vontade de Deus para você. Que a boa perfeita e agradável vontade de Deus se cumpra em sua vida.

O caminho do esconderijo

 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, por...