segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COMO CRIANÇA


"Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus". (Mateus 18:4)

No último final de semana, comemoramos no Brasil, o dia das crianças. E é uma data muito oportuna para lembrarmos do que Jesus disse sobre elas. A palavra usada para 'criança', no original é 'paidíon', que significa 'uma criança em formação', pode também ser usada para se referir a 'filhos'. No dicionário Bíblico Strong implica ainda em uma criança de sete anos ou menos.

Uma característica das crianças dessa idade é que além de não possuírem a malícia característica dos mais velhos, elas são humildes. A criança não tem vergonha de reconhecer suas limitações ou pequenez.

 A palavra usada para se referir a 'humilde' nessa passagem bíblica, remete a ideia de 'fazer-se baixo ou trazer para baixo'. Aplicando às nossas vidas, significa que eu posso não ser pequena, infantil, ou ignorante em frente a vários aspectos da vida, mas diante de Deus eu me curvo, eu me humilho, reconheço minha pequenez diante de tamanha grandeza e majestade.

A criança, reconhecendo sua limitação por causa de sua altura, usualmente pede a seu Pai que a pegue no colo para que o ponto de vista dela seja ampliado, assim como nos momentos de dor e sofrimento, ela alcança consolo e refrigério no colo do Pai. Isso também nos traz um ensinamento sobre o que Jesus nos quis falar ao dizer que precisamos ser como crianças para herdar o Reino dos Céus. Todos nós estamos em um período de formação espiritual e diante dos problemas, da incerteza do futuro, somos tão limitados, não podemos ver o que acontecerá daqui a dois segundos. Em momentos de sofrimento, apenas olhamos para nossa dor, e não conseguimos ver a cura. Em momentos como esses e em momentos de solidão, a criança ergue os braços e chama pelo Pai.

Lembro-me de que quando eu tinha por volta de seis ou sete anos, nossa família fez uma viagem e nos hospedamos em um hotel em que havia um jardim lindo que ficava à entrada do restaurante. O jardim, apesar de lindo, era a 'casa' de muitos sapos que ao final do dia apareciam. Todos diziam que eram inofensivos, mas como eu tinha muito medo, meu pai me carregava nos braços sempre que íamos para o restaurante.

Quando erguemos nossas mãos, clamamos com coração sincero de uma criança ao Pai, Ele vem em nosso socorro e nos leva à Sua presença, um lugar mais elevado, onde nada pode nos atingir. Nossos problemas ficam no chão, longe de nós e do alto podemos ver que mais a frente Deus tem algo melhor reservado com amor para nós, há uma saída para o problema, há a cura que pedimos, há a esperança em um futuro melhor. Nas alturas, podemos ver melhor do que onde estamos. Nas alturas da presença de Deus, vemos que nossa vida não se limita ao que vemos, nem a um determinado número de anos que passam tão rápido que quando piscamos os olhos, percebemos a juventude passou. Deus tem sempre mais para o seus. Com Deus, realmente o céu é o limite!

O relacionamento com Deus não frustra porque Seu amor é constante e incondicional, é inigualável. Um pai humano pode fracassar em suas limitações, mas Deus é perfeito. Por mais que um pai humano procure estar perto de seus filhos, muitas circunstâncias poderão separá-los, mas do amor de Deus, ninguém nos separará - "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" (Romanos 8:35).

Que sejamos como crianças, buscando estar perto do nosso Pai, pedindo seu 'colo', abraçando-nos à suas promessas, às palavras de amor e reconhecendo e confiando que Ele mesmo proverá tudo o que precisamos. Que Ele abençoe sua vida.



terça-feira, 9 de outubro de 2012

'ADICIONAR' DEUS COMO AMIGO É SUFICIENTE?

Como vivemos um tempo de modernidade e todos vivem conectados a alguma rede social, é muito comum adicionarmos as pessoas que conhecemos em nosso perfil de alguma rede social. O interessante é que adicionamos pessoas que, muitas vezes, não temos intimidade alguma, não temos qualquer espécie de relacionamento com a pessoa, mas a adicionamos como 'amiga'. Esse amigo adicionado, que pode não ser chegado, passa pela rua e algumas vezes pode fingir que não nos vê. E isso é motivo de indignação para muitos.

Com nossa vida espiritual às vezes fazemos o mesmo. Adicionamos Jesus em nosso 'perfil', todos ficam sabendo que Ele é nosso amigo, mas quantas vezes paramos para falar com ele, ninguém sabe. Talvez Ele seja apenas mais uma pessoa em sua lista de amigos. Talvez você esteja desconectado quando Ele tenta falar com você ou você pode tê-lo bloqueado com o seu pecado, eu não sei qual a sua situação.

O fato é que muita gente diz acreditar em Deus, muita gente diz ter fé, mas como está a amizade com Deus? Ele não quer ser apenas mais um, Ele quer ser o seu amigo mais chegado. Uma amizade real vai muito além de um perfil de rede social, há contato real, olhos nos olhos, sinceridade, franqueza e transparência. Será que nossa relação com Deus está assim? Ou será que quero mostrar para todo mundo que conheço a Deus, mas a amizade Dele, a sua opinião a meu respeito, a vontade Dele para mim não me importam realmente?

É tempo de rever conceitos espirituais. Deus não é um ser virtual, Ele é real e deseja ser um amigo igualmente real e verdadeiro para cada um de nós. Que Ele abençoe ricamente sua vida.

ALÉM DA CASCA

Ao comer uma maçã, olhamos a casca e vemos se está uniforme, bonita, brilhante e então, damos uma mordida e começamos a saboreá-la. No entanto, provavelmente você já deve ter tido a ingrata surpresa (como eu) de mordê-la e ver que era somente a casca que era bonita. Por dentro estava marrom e com um gosto terrível.

No Salmo 139, Davi clama a Deus para que sonde o seu coração. Deus não vê somente nossa casca, Ele nos vê por inteiro. É capaz de ver muito mais profundamente do que qualquer ressonância magnética, porque Ele é capaz de sondar nossa alma, o mais profundo do nosso ser.

Nos dois últimos versos desse Salmo, vemos uma oração maravilhosa: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno". (Salmos 139:23-24)

É mais do que um convite para que Deus venha morar em seu coração, o salmista clama que Deus sonde as suas motivações. Se Deus sondar agora as suas e as minhas motivações, será que ele encontrará um fruto belo, cheiroso e saboroso, ou um fruto com uma casca linda, mas podre por dentro com motivações podres e egoístas que não conduzem nada, nem ninguém para o Reino de Deus?

A Bíblia é clara: Deus não se deixa enganar. Davi pede a Deus que o examine, que investigue o seu coração. Que oração corajosa! Na verdade sabemos que mesmo que Davi não pedisse, Deus o sondaria. Mas essa atitude de Davi em ser motivado a agradar ao Senhor é que fazia dele um homem segundo o coração de Deus.

Além disso, Davi pede a Deus que o Senhor conheça os seus pensamentos. Algumas traduções como a NASB (New American Standard Bible), por exemplo, traz o termo 'pensamentos de ansiedade'. Davi apresenta sua ansiedade a Deus, o que nos faz lembrar o que diz 1 Pedro 5:7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". É maravilhoso ver como passagens por toda a Bíblia se entrelaçam perfeitamente!

Ele fecha a sua oração pedindo a Deus que verifique se há em seu coração algum caminho descontente, doloroso e que o guie em caminho eterno. Há caminhos que escolhemos nessa vida que nos conduzem à dor e à morte. O livro de Provérbios diz: "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25). Tudo depende do que decidimos.

A maçã não tem o poder de decisão. Ela não pode mudar seu interior. Eu, você e todo ser humano temos condições de transformar essa podridão interna na mesma aparência do exterior, para que sejamos belos por fora e por dentro. Porém somente com Jesus Cristo poderemos fazer isso, porque Ele é o arquiteto e reparador de tudo o que existe, afinal Ele é o Criador.


A Bíblia conta a história de um homem que não tinha motivação para viver. Esse homem endemoniado da região dos gerasenos antes de conhecer a Jesus habitava nos sepulcros e andava sem roupa, provavelmente as circunstâncias da vida o motivaram a viver dessa forma. Uma observação interessante: Jesus não fez discurso, não gritou, Ele deu apenas uma palavra: 'ide', autorizando os demônios a saírem para uma manada de porcos e o homem foi completamente transformado da podridão em que vivia. Ele recebeu uma nova motivação para viver. "E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem havia saído os demônios, e estava vestido, e em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus" (João 8:35). Jesus, sem estardalhaço, repara nosso coração podre em uma obra de arte maravilhosa para a glória do nome dele.  Que Ele abençoe sua vida.

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...