sábado, 18 de maio de 2013

ALÉM DO 'AQUI E AGORA'

Vivemos em um tempo em que ouve-se muito pregar sobre que Cristo é a solução dos problemas, o que de fato, é. Mas a questão que parei para pensar hoje é que, nós cristãos, em geral, temos grifado demais que Ele é a solução para nossas vidas 'hoje', para o problemas de 'agora'. E isso me preocupou.

O apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios 15:19 que "se esperarmos em Cristo só para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". Neste capítulo, o apóstolo nos adverte sobre a perda do foco na vida cristã. Enquanto tanto se discute sobre doutrinas, há muitos que perecem sem salvação e nós mesmos, colocamos a nossa própria salvação em jogo. Sim, em jogo, pois, infelizmente, muitos de nós 'brincam' de ser cristãos. Vale lembrar que brincadeira é coisa de criança, ou espiritualmente falando, brincar com as coisas de Deus é coisa de quem ainda não amadureceu na fé. Estão na igreja e buscam a Deus a fim de obter o emprego, o carro, o casamento, o sucesso, a posição, o cargo, etc. Buscamos tudo em primeiro lugar, menos Jesus. Enquanto a Bíblia nos ensina exatamente ao contrário em Mateus 6:33 "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Não é de se admirar a quantidade de escândalos que se vê por aí. Falta de foco. A gente se deixa levar pelas conversas que ouve, pelo o que todo mundo acha 'normal', e assim fazemos do bizarro e tortuoso, algo 'normal'. Deus não tem nada a ver com isso! E enquanto isso, aberrações são feitas em nome de Deus.

No mesmo capítulo, no verso 34, Paulo nos alerta a vigiar pela nossa vida espiritual, para que não pequemos. No verso 50, ele nos diz que a carne e o sangue não podem entrar no Reino dos Céus, e no verso 52 nos diz que 'num abrir e fechar de olhos' haverá o arrebatamento da igreja fiel a Deus. E diante disso, penso: até que ponto tenho sido fiel a Deus? Será que tenho vigiado pela minha vida espiritual ou tenho trabalhado tanto que não tenho tempo para Deus? Será que tenho me lembrado que Deus tem algo mais para minha vida além do que vejo aqui na Terra?

Será que se todos nós tivéssemos uma visão mais ampla da vida, além do aqui e agora, além da morte física, não encararíamos as situações do dia a dia com mais tolerância, visto que teríamos a certeza de que isso passará e não compensa perder algo maior e mais sublime por causa de coisas tão mínimas e fúteis (muitas vezes)?

É, caro leitor, quanta coisa precisamos rever dentro de nós enquanto há tempo! Deus quer agir em você e em mim, não no exterior, mas onde ninguém vê. O Deus da Bíblia não é o que diz que você só  é abençoado se tem carro do ano e mora em um apartamento VIP, e por isso te dará esses bens. Ele até pode te dar essas coisas, pode usá-las para a glória do nome dele. Mas essas coisas em si mesmas, não significam a benção de Deus. Quantas pessoas riquíssimas se sentem infelizes, se drogam e até dão fim em suas vidas? Será que a riqueza foi benção na vida delas? 

Repito, Deus até pode abençoar o fruto do seu trabalho de forma que você seja muito bem sucedido, mas a maior benção que Deus quer dar e faz é aquela que ninguém vê, no coração.
É o perdão que é derramado como água fresca sobre nossas vidas ardidas pela dor, é a graça que se revela dia após dia, a misericórdia que faz com que não sejamos consumidos devido a nossas faltas, a libertação de vícios, o amor que nos envolve e faz com que vejamos as pessoas com um olhar de amor e misericórdia, em lugar da raiva e da inveja, sem contar a paz e a alegria da salvação eterna, que faz com que, sem razão física aparente, tenhamos um sorriso no rosto.

São essas coisas invisíveis, porém inquestionáveis e fundamentais que devem fazer de nós filhos fiéis a Deus, que buscam a santidade em meio a um mundo podre e degradante para agradar a um Deus puro e santo. A Bíblia está se cumprindo. Homem nenhum iria 'adivinhar' o que aconteceria a mais de dois mil anos a sua frente. Por isso não há dúvida de que ela realmente é a Palavra de um Deus que é vivo e eterno, que prometeu que voltará e que exercerá juízo sobre todo o pecado. Todos nós daremos conta de nossas próprias atitudes.


Pregar o Evangelho é sem dúvida pregar o amor de Deus, mas não podemos deixar de pregar o juízo. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semearisso também ceifará" (Gálatas 6.7) 

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...