sexta-feira, 18 de outubro de 2013

VIVENDO E APRENDENDO

Muitas pessoas se questionam a respeito da presença de Deus, se Ele é real ou não. Mas só um ser sobrenaturalmente grande e poderoso para poder agir como Ele age, para usar pessoas ao nosso redor para nos tratar nas pequenas coisas do dia a dia. Pessoas que nem sabem o que se vai em nosso interior.

O fato que esse tratamento nem sempre é indolor. Muitas vezes dói, mas o resultado precisa ser voltado para a glória de Deus. Provérbios 27:17 diz: "Assim como o ferro afia outro ferro, assim o homem ao seu companheiro". Pensando nisso, lembrei de quantas 'espetadas' eu já dei nas pessoas ao meu redor e quantas também já levei. Interessante que, por várias vezes no passado, levei a mal e não entendia que isso era em tratamento de Deus para a minha alma.

Hoje, tive uma experiência com Deus, que foi muito relevante para  mim. Falei com uma pessoa algo que profundamente me incomodou depois, embora a pessoa que tenha ouvido, não tenha se manifestado de forma contraria. Não sei se se incomodou ou não. Mas eu fiquei incomodada pela forma como falei, como a 'espetei'. Mais tarde, recebi uma 'espetada' e compreendi em meu espírito que isso era para meu aprendizado.

O ferro precisa ser afiado para ser um bom instrumento útil. Se, porventura, o ferro reagisse a esse tratamento, não existiriam instrumentos agudos que são tão úteis à sociedade. Para sermos úteis ao trabalho do Senhor, precisamos ser moldáveis a sua vontade. Precisamos entender que Deus tem um plano para cada um e um propósito específico. Deus deu a cada pessoa um dom diferente e Ele usa esses dons para que possamos edificar e abençoar uns aos outros.

Mas, muitas vezes, nos martirizamos por não termos o dom do nosso próximo ou o desdenhamos por não possuir o nosso. Isso não convém a cristãos. E esta foi a lição que Deus me deu hoje: o dom foi Deus quem me deu, eu não posso desprezar o do meu próximo e não posso me culpar por não ter um dom diferente, como o dele. O que eu tenho serve para ajudar o outro a se tornar um melhor instrumento. Da mesma forma o meu próximo em relação a mim. Um ferro não fere o outro, ele apenas o afia. O que posso e devo fazer é ajudar a afiá-lo na área em que ele precisa e, humildemente, reconhecer que preciso ser afiada em alguma área. Quando eu assim fizer, dou espaço para o Espírito Santo fazer o trabalho de aperfeiçoamento em mim.

Graças a Deus, que por sua misericórdia abre o nosso entendimento para que procuremos ver que algumas coisas acontecem para nosso próprio crescimento e amadurecimento. Graças a Deus que usa pessoas tão preciosas a nós para nos afiar.

Que Deus tenha misericórdia da minha e da sua vida e nos ajude a sermos pessoas mais humildemente 'afiadas' para o trabalho Dele.


O caminho do esconderijo

 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, por...