sábado, 3 de maio de 2014

O PAI CORRIGE AO FILHO QUE AMA



“ Porque o Senhor corrige aquele a quem ama, como o pai ao filho a quem quer bem” (Pv. 3:12)

Trabalho na área da Educação e, infelizmente, é muito comum ver crianças e jovens que não aceitam a correção. Suas vontades têm que prevalecer e o pior, muitas das vezes os pais cedem e é isso mesmo que ocorre, para a tristeza da sociedade. Interessante notar que vários desses adolescentes têm noção de que estão fazendo algo que não é bom, ou que é errado; mas não deixam de fazê-lo porque querem chamar a atenção para si, em lugar de darem atenção ao que seus pais, responsáveis ou autoridades dizem. É certo também, que muitos pais não desejam se dar ao trabalho de educar seus filhos (porque educar é algo trabalhoso) e isso incentiva ainda mais esse comportamento inconsequente das crianças e adolescentes. Que falta faz uma correção na hora certa!

Mas o que quero chamar a atenção é que nós, igualmente, diante de Deus, fazemos a mesma coisa.
Comportamo-nos como crianças e adolescentes. Sabemos que não devemos fazer algo que desagradaria a Deus, mas se a fizermos, a ação será voltada para nós e não para Deus. Então, fazemos. Vive-se hoje numa ilusão de que é preciso satisfazer o EU antes de tudo, a atenção é voltada para o EU e não para Deus. E isso é uma atitude espiritual tão imatura quanto à da criança e do adolescente em relação a seus pais. A vontade de ser independente do pai, sem ter condição para isso. Não podemos viver sem Deus – nosso Pai, Ele é o autor da vida. A consequência disso é a mesma que vemos nas crianças e adolescentes: insatisfação, revolta, tristeza e conflitos. Isso porque nada carnal ou material pode satisfazer plenamente o homem, que é um ser espiritual. E quando insistimos em assim fazermos, colhemos o que plantamos.

Deus é um pai que ama e é cuidadoso, por isso corrige. Mas penso que as pessoas acreditam que a correção de Deus seria um raio caindo do céu sobre suas cabeças ou algo parecido. E como não veem com seus olhos carnais isso acontecendo, pensam que Ele não corrige. O que não é verdade. Deus corrige a seus filhos de várias formas.  Entendo que Ele pode usar nossa consciência, ou pessoas ao redor, circunstâncias, pode nos falar através da leitura, enfim, Deus é multiforme e assim corrige a seus filhos. Porém a voz do Espírito Santo muitas vezes é tão mansa que as pessoas a ignoram, indo de mal a pior. Outros abominam ser corrigidos, não aceitam tal coisa, mal sabem que sendo corrigidos é que temos possibilidade de nos tornar seres humanos melhores.

Meu pai sempre diz que tem gente que brinca de ser crente, mas o diabo não brinca de ser diabo. Nós, cristãos, levamos nossa vida, deixando-a nos levar não se sabe para onde e achamos que isso é estar nas mãos de Deus. Deus deseja que pensemos e que tomemos atitudes em relação às situações da vida. É preciso dizer NÃO a muita coisa. Isso é aprender a correção. Ser corrigido nada mais é do que deixar de fazer algo errado porque alguém nos disse para não fazermos porque de certa forma não será bom para nós ou para alguém.

Em uma era onde se rejeita a correção, quero convidá-lo a aceitar a correção de Deus. Viva de acordo com a vontade de Deus expressa na Bíblia. Leia-a. Ela não é um livro desatualizado como muitos imaginam, como também não é somente um livro histórico, é um livro para pessoas, para a vida, para o ser humano, e este tem as mesmas necessidades interiores há séculos. Nossos desejos, ansiedades e ambições não são ‘privilégios’ de nossa geração. O homem sempre foi assim, por isso temos muito a aprender com a Bíblia.

“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando for por ele repreendido, porque o Senhor corrige a quem ama, [...] a todo o que recebe por filho” (Hebreus 12:6)

POR QUE VOCÊ PRECISA DE JESUS?



A vida atual nos leva cada vez mais a um apego material. E muitas vezes caímos na tentação de buscarmos a Deus para satisfação de nossas necessidades materiais. Mas quanto a isso o apóstolo Paulo nos diz que o homem que espera em Deus somente para essa vida é o mais miserável de todos os homens (  1 Coríntios 15:6  ).

Na verdade, nada neste mundo, por mais gostoso e bom que possa parecer pode nos dar satisfação plena e permanente. Pois todo desejo passa, e mesmo que venhamos a buscar a satisfação do mesmo, tempos depois teremos as mesmas necessidades, pois a satisfação material é transitória.

Por que será que os desejos carnais e/ou materiais não nos podem satisfazer plenamente?

Pelo simples fato de que não somos seres unicamente carnais e/ou materiais. Somos também espírito. E coisas espirituais só se satisfazem espiritualmente. Na verdade, só quem nos criou, que é também Espírito, pode preencher este vazio profundo dentro de nós.

E este Ser espiritual, perfeito, eterno e Criador,  viu que sua criatura não poderia se sentir plena com nada material. Mas também viu que nessa sede de alcançar a plenitude satisfatória enveredou por vários caminhos que a afastava do Criador. Para construir o caminho de volta a Ele, Deus enviou Seu Filho unigênito, Jesus, para que todo aquele que cresse nele, fosse resgatado e salvo ( João 3:16).

Sem Jesus Cristo não há como chegarmos à eternidade com Deus. Poderemos até chegar a Deus, visto
que no dia do julgamento final TODOS, sem exceção, estarão diante de Deus Pai. Mas dali em diante, só quem creu e entregou a vida a Jesus Cristo. Uma eternidade de traves não é a mesma coisa que ocorre quando acaba a luz em casa e sabemos que em breve voltará. É uma eternidade, não acabará nunca. A Bíblia nos diz que não serão somente trevas, mas sofrimento eterno nas trevas.

Esta vida aqui acaba para todos. O que será de você e de mim depois dela? Nossa decisão aqui é que nos dirá. Deus coloca diante de nós a bênção e a maldição. Que escolhamos a bênção, Jesus Cristo, para que alcancemos a vida eterna. Amém.

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...