domingo, 31 de maio de 2015

UMA VIDA DE RAINHA



Sem percebermos grande parte de nós, mulheres cristãs, temos adotado o ‘jeito de pensar’ que muitas vezes não condiz com o que a Bíblia nos orienta. Em casa, na igreja, em todo lugar, adotamos os valores e crenças ao redor de nós. Cada uma de nós tem uma ideia do que significa ser mulher, mas talvez nós não tenhamos tirado essa ideia da mesma fonte.O mundo promete liberdade e realizações, mas o que temos visto são pessoas enganadas, feridas, depressivas e desesperançadas. Casamentos infelizes, falta de propósito, desespero e ansiedade.
Por outro lado, vemos na Bíblia a possibilidade de vida abundante. O que escrevo aqui vai na 'contra-mão' do mundo. Mas, se está na Bíblia, é porque é para que através destes conselhos, possamos nos sentir felizes, realizadas e com paz. 

De onde você tem tirado suas ideias a respeito da feminilidade? Quem modela seu padrão de vida feminino? Sua ideia de feminilidade é tirada dos conceitos do mundo ou da Palavra de Deus? Quem é a maior influência no seu comportamento e nas suas atitudes como mulher? Talvez a gente nem saiba o que ou quem nos influencia, e é uma boa hora para pensar e pensar o que a vida feminina realmente significa.

Provérbios 31: 10-31 diz: 

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
13 Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
15 Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17 Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
18 Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
19 Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
21 Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
22 Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
23 Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
25 A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."

O texto nos deixa desconfortáveis porque não o lemos como se fosse algo bom para nós, mas como algo que esperam de nós, como se fôssemos comparadas com a Sra. Perfeição. Não nos damos conta que é o que queremos para nós. Quer ver que o texto fala de tudo o que uma mulher deseja? Vamos lá.

Quem não quer?

·         Ter valor reconhecido (v.10)
·          Que o marido e família confie em nós (v.11)
·          Que não haja falta de ganho (v. 11)
·          Que sejamos úteis para alguém, afinal o que não serve é dispensado, né? (v.12-15)
·          Adquirir propriedades (v.16)
·          Ter bom ganho (v.18)
·          Ter a luz de Deus em nós (v. 18)
·          Ter roupas finas  - bom gosto e decência para se vestir (v.24)
·          Não se preocupar com o amanhã (v. 25)
·          Ser louvada pela família – filhos e marido (v. 28 e 29)
·          Ser elogiada pelos outros publicamente (v. 31)

·          Quem não quer? É exatamente isso que o texto nos ensina e deseja para cada uma de nós.

É preciso tomar tempo, estudar esse texto e nos perguntarmos: de onde eu tenho tirado meu padrão de vida feminino? De onde sou moldada? Sou moldada pelo mundo ou por Deus? A verdadeira mulher cristã precisa olhar no espelho ao ler Provérbios 31 e dizer: “Este é o meu padrão. Este será o meu ideal. É isto que permitirei ser o meu padrão de vida.” E assim, poderemos ensinar nossas filhas e filhos esta passagem bíblica.

É preciso lembrar que este texto traz as palavras da mãe do rei Lemuel, ensinando-o quando era um jovem príncipe. Se somos filhas do Rei eterno e se nossos filhos e filhas também são, precisam se portar como um príncipe ou uma princesa devem ser, devemos escolher pessoas para estar ao nosso lado, nosso cônjuge como um príncipe e uma princesa de Deus devem ser. Não se pode ter um casamento e uma família abençoada por Deus, se não nos submetermos à vontade de Deus. Deus é um Deus de princípios. A Bíblia é cheia de ‘se’, cheia de condicionais. Se obedecermos, seremos abençoadas.
A mãe do Rei Lemuel, que segundo estudiosos seria um nome fictício para o próprio rei Salomão, foi quem falou essas palavras do texto. Interessante que por revelação ou por perceber a sagacidade de seu filho, ela o orienta na área em que ele mais foi tentado posteriormente. Ela orientou seu filho no temor do Senhor, de modo que Salomão, dentre tantas coisas que poderia pedir a Deus, pediu sabedoria, pois tinha temor de Deus (Pv. 1:7). Ela estava ensinando a seu filho as qualidades a serem buscadas em uma esposa. É preciso instruir e ser exemplo para nossos filhos.
Precisamos ler essa passagem, focando-nos nas coisas que essa mulher faz e todas as qualidades que ela tem, todas as suas realizações, empreendimentos. Porém isso ainda não é o coração, o centro, desse texto.
A mensagem central do texto é o coração dessa mulher. Do relacionamento dela com Deus flui todas as coisas que ela faz. É uma figura do seu caráter, sua conduta, suas prioridades, seus valores, sua rotina diária, seu casamento e sua vida familiar. Isso tudo porque é uma mulher que teme, que reverencia a Deus. A reverência a Deus é o centro, o núcleo de quem ela é, do seu ser, é o que a define. Essa reverência a Deus se expressa nas mais diversas formas que podemos ver no texto. 
Uma mulher virtuosa, excelente, nobre, quem a achará? Só procuramos o que não é fácil de ser encontrado, não é mesmo? Esta mulher se esconde no esconderijo do Altíssimo (Salmo 91) e somente um homem que também habite nesse esconderijo poderá encontrá-la.
Para encerrar, gostaria de lembrar que: ESTES SÃO REQUISITOS PARA UMA RAINHA! Hoje muita gente diz: quero ser tratada como uma rainha! A rainha bíblica trabalha e honra o marido que Deus lhe deu. O segredo está no verso 30 que diz que a mulher que teme ao Senhor será louvada. Ela não é louvada porque tem todas aquelas características. Ela é louvada porque teme ao Senhor e por temer ao Senhor é que possui todas aquelas características, pois o Espírito Santo age na vida dela para isso, pois ela deu liberdade a Ele para agir quando se submeteu ao Senhor em temor. Quer reinar em sua casa? Reverencie a Deus em sua vida, em seu dia a dia, assim fluirão todas essas virtudes em você.
Que Deus a abençoe.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

REJEITANDO A REJEIÇÃO

Uma coisa que realmente afeta nosso comportamento e muitas vezes não percebemos é a rejeição. Ao sentirmo-nos rejeitados, tendemos a responder agressivamente ao 'rejeitador' ou procuramos nos distanciar dele, conforme estudos da Duke University - USA. Ao sentirmo-nos rejeitados tendemos também, inconscientemente, a rejeitar quem nos rejeita.  E o pior, dali em diante, corremos o risco impensado de rejeitar quem não nos rejeita.

Muitas pessoas, depois de serem rejeitadas por alguém, rejeitam uma outra pessoa que talvez apenas discorde de seu ponto de vista, mas não o rejeita e nem tem vínculo algum com a rejeição inicial. 

Pode parecer confuso, mas muitos conflitos interpessoais acontecem, pois levamos para outros relacionamentos, em nosso subconsciente, as rejeições que tivemos anteriormente. Isso é causa de muita frustração, decepção, mágoa e tristeza.

Observando tudo isso, tento me lembrar de alguns personagens bíblicos que sofreram rejeição: José, Oséias, Paulo e o próprio Senhor Jesus. E como será que reagiram à rejeição? Com raiva? Passaram a rejeitar também? Vingaram-se? Isolaram-se? Não, de forma nenhuma!

Vemos José que foi traído por seus irmãos, vendido, humilhado, injustiçado e mesmo assim, depois de tudo isso, anos depois disse a seus irmãos: "Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.” (Genesis 45:8). Ele entendeu que tudo o que havia acontecido foi por permissão divina para que no futuro eles não ficassem desamparados.

Oséias sofreu com o adultério de sua esposa, mas não deixou de servir a Deus e ainda convocou a todos a buscarem a Deus, pois reconhecia que só Deus pode sarar nossas feridas - "Vinde, e tornemos ao Senhor, porque Ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida." (Oséias 6)
Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Oséias 6:1

Paulo que rejeitava o povo de Deus antes de sua conversão, passou a ser rejeitado depois de convertido. A rejeição era tamanha que ele foi perseguido: "Dos Judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado; …. em fome e sede, …. em frio e nudez" (2 Cor. 11:24,27). O mesmo Paulo nos encoraja: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas" (2 Cor. 4:17-18)

Aí está a resposta: para vencermos a rejeição precisamos parar de olhar para o passado. É preciso viver o presente, visando o futuro - as coisas eternas!

E, obviamente, não poderia deixar de falar de nosso maior exemplo: o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo. Jesus é o maior exemplo de puro e perfeito amor, capaz de entregar a própria vida (João 3:16) e ainda assim, foi rejeitado e perseguido desde seu nascimento. Mas nunca deixou de ter perdão no coração, até porque Ele é o próprio perdão. Nunca deixou de ter amor, até mesmo por quem o perseguia, pois Ele é o Verdadeiro Amor.

Diante disso, alguém pode dizer: 'Ah, mas Jesus é Deus e eu não sou.' Sim, Jesus é Deus e nós não. Mas, se você é cristão, somos filhos de Deus e você há de concordar comigo que os filhos devem se parecer com os pais, não é? E mais, os filhos aprendem com as palavras e com os exemplos dos pais. Portanto, precisamos aprender com a Palavra ( a Bíblia) de nosso Pai e com seu exemplo. O Senhor nos manda perdoar, não somente sete vezes, mas setenta vezes sete (Mateus 18:21 e 22) - ou seja, muitas e muitas vezes. Se Jesus, que é perfeito, perdoa e não rejeita. Porque vamos viver uma vida rejeitando aos outros?

Examine-se a si mesmo, como diz a Bíblia (1 Coríntios 11:28). Como está sua vida? Será que seu coração tem abrigado um espírito de rejeição? Se sim, rejeite-o, em nome de Jesus. Rejeite este comportamento e não as pessoas. E acima de tudo ame, porque esse é o maior mandamento de todos.

Que Jesus nos abençoe.

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...