sexta-feira, 26 de junho de 2015

O PERDÃO


Pedir perdão é um ato que demanda humildade, tão deficiente nos dias de hoje. Pois ao pedir perdão, eu reconheço que errei, que não sou perfeito ou que não sou tão bom quanto quero apresentar ser. 
Mas é exatamente isso que Cristo nos ensinou - sermos humildes. É isso que Ele quer que aprendamos: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:29). Ser humilde é tomar o jugo de Jesus. O jugo era o objeto colocado no pescoço dos bois para que levassem uma carga que um boi sozinho não aguentaria. Jesus se oferece para dividir o peso conosco. Isso é ensinamento de humildade, se colocar na mesma posição em que o outro está. Quando agimos assim, encontramos descanso para nossa alma.

Creio que uma das grandes dificuldades que temos hoje em dia é conseguir pedir perdão (e perdoar). E quando falo pedir perdão não é aquele que é apenas da boca para fora, mas aquele pedido que vem do coração.


Muitos erram e não descem do pedestal. Sentem-se acima do bem e do mal. E o mesmo acontece com aqueles a quem pedimos perdão. Muitas vezes não perdoam, porque igualmente se sentem acima do bem e do mal.

O fato é que, quando eu peço perdão e o outro aceita, estamos colocando o nosso jugo, dividindo a carga e conseguindo descanso para nossas almas, o ar fica mais leve. A falta de perdão traz um grande peso a qualquer relacionamento e impede que nossas orações sejam atendidas. O ar fica pesado. Fica-se 'cheio de dedos' para falar qualquer coisa, porque  sabe-se que qualquer coisa pode ser mal entendida e causar problema. Acha-se que tudo é dito com segundas intenções ou tudo é indireta. Isso é sinal de que há falta de perdão, falta de humildade e orgulho ferido. Certa vez ouvi dizer que orgulho ferido é sinal de orgulho vivo, porque orgulho morto não se fere. Precisamos acabar com nosso orgulho, pois vale lembrar que orgulho é pecado. Orgulho é o oposto do que Jesus ensina - a humildade. 

E o 'ar pesado' só cessa quando cada um, individualmente chega a conclusão que é preciso dar um passinho para trás. Reconhecer que errou, que não respeitou o que deveria ter sido respeitado, que não falou da forma como deveria ter falado, que não agiu como deveria ter agido. E deixar isso para lá. Valorizar mais a pessoa que amamos do que nossa razão.

Interessante em que vivemos em uma era da tecnologia e da informação, mas acho que nunca houve tantos problemas de comunicação nos relacionamentos como hoje em dia. Porque espera-se muito do outro, mas eu quero dar muito pouco de mim mesmo. Julga-se muito o outro, mas enxerga-se muito pouco das próprias falhas e com isso, não há relacionamento que perdure, não é mesmo?

A palavra de Deus é comparada a uma espada de dois gumes, ou seja, corta para os dois lados. Serve para um e serve para o outro também. Isso significa que quando eu leio ou cito um versículo, o texto não é uma ferramenta de ataque, até porque a Bíblia não é para ser discutida, é para ser pregada e vivida. Quando cito um versículo, estou citando algo que serve perfeitamente para mim mesmo, além de servir para todos. Mas o alvo primeiro é a transformação pessoal e não alheia. Se eu não mudar, não posso exigir mudança de ninguém, não é mesmo? Cada versículo é uma ferramenta para autoanálise. O apóstolo Paulo disse: "Examine-se o homem a si mesmo" (1 Coríntios 11:28).



Portanto, o que escrevo aqui não é indireta para ninguém. É o que o Senhor falou ao meu coração hoje, para mim. Eu preciso aprender a pedir perdão e a perdoar. Eu preciso usar a Bíblia para me examinar e melhorar a mim mesmo como pessoa, pois para isso a Bíblia está lá. Não é uma ferramenta de ataque, mas uma ferramenta de aperfeiçoamento pessoal e espiritual. Isso funciona para todos, mas se os outros não o fizerem, isso não é problema meu, não é da minha conta. Assim como se eu não fizer, não é da conta dos outros, porque cada um de nós dará conta a somente um - a Deus, no dia do juízo final.

Por isso, se de alguma forma tenho defraudado alguém, tenho ofendido, perdoe-me. Às vezes ofendemos pessoas sem percebermos. Da mesma forma oro pelas pessoas que no passado me ofenderam e peço ao Senhor que me ensine a perdoar, como diz uma música, que Ele 'me ajude a melhorar'.

Não escrevo para atingir ninguém. Escrevo para compartilhar o bem que a Palavra de Deus faz a mim e espero que da mesma forma faça a você.

Que Deus o abençoe.

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...