terça-feira, 25 de agosto de 2015

EXAMINE-SE O HOMEM A SI MESMO



 "Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão  e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.  Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.  Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.  Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.  Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.  Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo.  Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo."
 (1 Coríntios 11:23-32)
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é par
1 Coríntios 11:23,24

No texto lido, Paulo começa dizendo que ele está entregando o que recebeu do Senhor. O que logo me faz pensar: “ Eu paro para perceber o que tenho recebido do Senhor?”. Se sim, “tenho entregado também  àqueles que estão ao redor?”

Bem, o texto não para por aí. Continua dizendo que o Senhor na noite em que foi traído, deu graças. Jesus era e é Onisciente. Ele sabia que Judas o trairia, tanto é que disse: “ o que tendes para fazer, faze-o depressa” (João 13:27). Será que damos graças mesmo quando somos traídos? Quando nos decepcionamos com alguém?

Paulo entregou aos Coríntios aquilo que recebeu do Senhor. A palavra entregar no texto grego é paradidómi  / paredóka – no sentido de entregar com envolvimento pessoal muito próximo. O Senhor deu a sua vida para chegar próximo de nós e além do mais, o Senhor dava graças mesmo quando as situações não eram favoráveis. E Paulo abriu mão de sua própria vida para ganhar aquelas vidas ali. Ele disse “em nada tenho minha vida por preciosa” (Atos 20:24). Paula dava graças em tudo (1 Ts. 5:18).

Mas o que Ele recebeu do Senhor? O mesmo que nós recebemos (Coríntios 11:24).  Olha que segredo revelado aqui: Paulo tinha uma aliança (um pacto) que recebera do Senhor Jesus e estava ‘repassando’ (v. 23) esse pacto aos Coríntios (e a nós) também, se recebermos e honrarmos essa aliança. 

E como eu honro essa aliança? Examinando-me a mim mesmo. O pão e o vinho são apenas símbolos desse pacto! E não posso honrar esse pacto se não me examinar! Do contrário, assino minha própria condenação. O destino é inferno mesmo, meu querido leitor, para quem não se examina! “Qualquer que beber do cálice do Senhor irreverentemente, inadequadamente, culpado será do corpo e do sangue da suprema autoridade.” A palavra 'Senhor', no grego é Kyriou  que significa suprema autoridade. É um pacto com a Suprema Autoridade – Jesus!!!!

Então eu preciso me examinar. A palavra examinar é no texto grego é dokimazó – analisar, aprovar, provar, testar, TENTAR APRENDER. Eu preciso me testar, será que estou honrando a essa aliança? Preciso tentar aprender!

OBSERVE:  A orientação não é para eu analisar ninguém senão a  mim mesmo!!! Por que não fazemos isso? Por que usamos o espelho errado?
·        - Por orgulho;
·       -   Para camuflar meus erros, apontando os alheios;
·       -   Pelo medo dos meus erros serem notados (por mim e pelos outros, e assim descobrir que não sou tão bom quanto quero aparentar ser).

Mas...
Será que temos nos exposto à Palavra de Deus a ponto de que Ela nos envolva por completo, em todas as áreas de nossa vida?
Estamos nos expondo à operação do Espírito Santo para que Ele traga à verdade nossas falhas a fim de que nos arrependamos?
E se sim, estamos nos arrependendo ou estamos nos sentindo ofendidos quando somos afrontados pelos nossos próprios erros?

A Bíblia diz que “Assim como o ferro afia o próprio ferro, as pessoas aprendem umas com as outras.” (Pv. 27:17). É na igreja que somos afiados, aprendendo humildemente uns com os outros. Deus tem usado irmãos aqui para afiar a você e a mim. Afiar dói, irmãos, mais quanto mais afiada, mais precisa a arma ou o instrumento é. Precisamos estar afiados na Palavra de Deus para sermos instrumentos nas mãos do Senhor que alcancemos e toquemos com a graça e com a Palavra e o amor de Deus no mais profundo, nos corações das pessoas que nos cerquem. A igreja não é perfeita. Mais é exatamente na imperfeição dos irmãos, na forma como eu lido com isso é que vai me fazer mais afiado nas mãos do Senhor ou não.

Mas para sermos afiados, é preciso usar o espelho corretamente: 

·        -  Sermos humildes para reconhecer nossos erros. (‘ Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração’ – Mateus 11:29)

·       - Confessarmos nossos pecados . ( ‘Se confessarmos os nossos pecados’ - 1 João 1:9-10; ‘aquele que confessa e deixa, alcança misericórdia’ – Pv. 28:13)

·       -   Reconheça seus erros diante de Deus e diante dos outros. ( ‘Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica 
      de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz.’ – Tiago 5:16).

       Confessar pecados uns aos outros traz cura em nosso interior, além de ser característica de quem é justo. E o justo tem uma oração poderosa 
      e eficaz. Quem não quer ter uma oração assim?

 Se assim fizermos poderemos estar diante da mesa do Senhor, da Autoridade Suprema, sem culpa, livres para o adorar e servir. Aleluia!

Essa mesa, Ele mesmo a coloca na presença dos nossos inimigos (Salmo 23). Agindo em obediência à Sua Palavra, Ele unge a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Glória a Deus!

Quer participar da mesa de Deus e se deleitar com as delícias espirituais que Ele tem para oferecer? Examine-se a si mesmo seguindo os três passos: seja humilde, confesse os seus pecados e reconheça seus erros diante de Deus e diante dos outros.

O Senhor é contigo. Que Ele o abençoe!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A CHAVE DA MUDANÇA

"Se Eu fechar o céu para que não derrame a chuva, ou ainda se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou mesmo enviar a praga sobre a minha própria gente; e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão observando e os meus ouvidos atentos às orações que serão realizadas neste lugar.…" (2 Crônicas 7:13-15)

Salomão tinha acabado de consagrar ao Senhor o novo templo que havia construído para Deus e, em seguida, Deus o responde com as palavras acima descritas. Deus fala de uma situação não favorável que poderia sobrevir ao povo, e que esta situação viria devido ao afastamento que as pessoas fariam de Deus. Esse distanciamento faria com que as pessoas saíssem do alcance das mãos do Poderoso para que pudesse receber suas bençãos, e as suas escolhas humanas e carnais baseadas em seus desejos egoístas além de os afastarem de Deus, traria consequências.

Deus é o Criador de todo o Universo, nós somos minúsculas criaturas diante Dele. Mas mesmo em nossa pequenez, por causa do pecado que escolhemos, começamos a nos sentir 'gente grande'. Achamos que somos espertos demais para caminhar na vontade de Deus e que sabemos o que é melhor para nós e podemos ver o nosso lado (somente), entregando-nos muitas vezes ao egoísmo, afastando-nos de Deus e de sua benção. E nem mesmo podemos questionar a Deus ao executar o Seu justo juízo, pois qual de nós que mesmo imperfeitos, se fôssemos 'Deus', não traría consequências para aquele que rejeita o Criador e destrói o que Ele criou?

Muitas vezes sofremos porque queremos fazer tudo por nós mesmos, como se fôssemos dar conta - e é óbvio que não damos. E grande parte do sofrimento e dos problemas do mundo ao redor de nos e devida ao pecado (egoísmo, ganância, vaidade, e por aí vai). Todos queremos que a situação mude, mas ninguém quer começar a mudar. Espera-se sempre 'que o outro mude para que eu viva melhor'. Isso não existe! Eu preciso ser a mudança! Tem que começar dentro de cada um de nós e para isso temos que nos arrepender. Sem arrependimento, não há mudança, pois sempre acharemos que o erro está no outroe assim a coisa vai de mal a pior.

Como posso reclamar da corrupção se contribuir com ela? Como posso reclamar do egoísmo alheio, se acho que isso está atrapalhando o meu bem-estar? Assim estou sendo tão egoísta quanto o outro. Esses são pequenos exemplos de como podemos deixar o pecado entrar, sem percebermos, e assim nos afastarmos de Deus que é tão puro, bom e perfeito. Nem estou considerando a imoralidade, a promiscuidade,  a infidelidade e coisas semelhantes a essas que Deus abomina. Tudo isso atrai maldição sobre nós, então muitas vezes a vida começa a andar para trás e não se sabe o porquê; é porque está se vivendo em pecado e isso traz maldição a quem o pratica - mais cedo o mais tarde ela vem.

Por isso precisamos nos arrepender, pedir perdão a Deus e mudarmos de vida. Ao reconhecermos nossos erros, pedirmos perdão a Ele, nos aproximamos Dele e nos educamos a sermos mais humildes e com isso começamos também a nos parecermos mais com Jesus, que é manso e humilde de coração. Essa atirude atrai bençãos sobre nós, atrai a mão e os ouvidos de Deus em nosso favor.

O arrependimento é uma chave maravilhosa que abre a porta para que os olhos, as mãos e os ouvidos de Deus estejam voltados para nós, trazendo a paz, a benção, a comunhão e a salvação sobre nossas vidas. Que possamos a partir deste momento, nos humilharmos, orarmos e buscarmos a face do Senhor, e nos afastarmos dos nossos maus caminhos, dos céus Ele nos ouvirá, perdoará o nosso pecado e nossos erros e curará a nossa terra. Se cada brasileiro fizer isso, creio que Deus poderá sarar a nossa nação.

Que Ele tenha misericórdia de nós e nos abençoe.

PorE o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
2 Crônicas 7:12-15
E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
2 Crônicas 7:12-15

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

"Arrependei-vos, e crede no evangelho." ( Marcos 1:15)

Vivemos em uma época em que muitas pessoas afirmam categoricamente que não se arrependem de nada o que é uma pena. A palavra 'arrependimento', segundo o dicionário Michaelis da língua portuguesa dentre as suas definições traz as seguintes: 'Mudança de deliberação; desistência de coisa feita ou empreendida'. Porém, a palavra 'arrependei-vos' do texto bíblico, 'metanoeó' no grego vai além - remete a mudar a minha mente, mudar o homem interior. Quando não nos arrependemos, perdemos a chance de mudar nossa mente em prol de algo melhor e de mais valor.

Já que estamos falando de arrependimento, é muito válido falar de João Batista, pois sua missão foi pregar o arrependimento às pessoas, preparando-as para que se encontrassem com Jesus, em sua primeira vinda. Isaías 40:1-3 traz uma profecia sobre o trabalho de João Batista: "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.  Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua malícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.   Eis a voz do que clama no deserto: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus."

Hoje nós, cristãos, somos como João Batista - ou pelo menos, deveríamos ser. Em breve Jesus voltará para buscar os fiéis a Ele. Apocalipse 3:11 está escrito: "Eis que venho sem demora!". Nós, como João, precisamos preparar o caminho falando benignamente para que as pessoas encontrem Jesus Cristo em seus corações, mostrando que é necessário que endireitemos os nossos caminhos de acordo com a vontade de Deus. Para isso, é necessário arrependimento. Nossa missão não é pregar prosperidade, nem mesmo bençãos materiais, mas sim o arrependimento, pois é ele que nos faz mudarmos a nossa mente, nossas atitudes e assim podemos nos tornar seres humanos melhores, mais parecidos com Jesus e agradarmos a Deus.

João se privou de muitas coisas em sua vida a fim de se santificar para Deus - ele não foi aceito por muitos, ele foi perseguido, mas nada disso o impediu de cumprir o seu chamado. A Bíblia fala que dentre os nascidos de mulher, ninguém foi maior do que João ( Mateus 11:11). Ele foi honrado por Jesus. Conosco não será diferente se nos dispusermos a passar por algumas provações em prol do Reino de Deus, não seremos aceitos por todos, seremos perseguidos, mas Jesus já nos havia advertido: "quem achar a sua vida perde-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim acha-la-á" (Mateus 10:39). Podemos 'perder' algo aos olhos humanos, mas espiritualmente 'ganhamos' algo sem preço nem medida - a vida eterna. Aleluia!

Não foram todos que ouviram a João que aceitaram sua mensagem e mudaram de vida, mas ele fez a sua parte. Não são todos que nos ouvirão, mas precisamos fazer a nossa parte. "Se, quando ele vir que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida. Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia. Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel;" (Ezequiel 33:2-7).

Somos atalaias. Se avisarmos sobre o juízo de Deus sobre o pecado e não nos derem ouvido, fizemos nossa parte, e se quem nos ouviu e não aceitou vier a morrer no pecado, o sangue desta vida não será cobrado de nossa mão. Mas se não avisarmos e a pessoa morrer em seu pecado, nossas mãos estarão sujas de sangue perante Deus. E o salmista diz que quem entrará na presença de Deus é "Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro..."( Salmo 24:4)

Portanto, amado irmão, que o Senhor nos dê corações puros e dispostos a servi-lo, sendo instrumento de salvação nas mãos dele, vivendo com coração simples e cheio do Espírito Santo como João Batista. 

Que Ele nos abençoe!
Quando eu trouxer a espada contra uma terra e o povo da terra escolher um homem para ser sentinela,
e ele vir a espada vindo contra a terra e tocar a trombeta para advertir o povo,
então, se alguém ouvir a trombeta mas não der atenção à advertência e a espada vier e tirar a sua vida, ele será culpado de sua própria morte.
Uma vez que ele ouviu o som da trombeta mas não deu atenção à advertência, será culpado de sua própria morte. Se ele desse atenção à advertência, se livraria.
Mas, se a sentinela vir chegar a espada e não tocar a trombeta para advertir o povo e a espada vier e tirar a vida de um deles, aquele homem morrerá por causa de sua iniqüidade, mas considerarei a sentinela responsável pela morte daquele homem’.
"Filho do homem, eu o fiz uma sentinela para a nação de Israel
Ezequiel 33:2-7
Quando eu trouxer a espada contra uma terra e o povo da terra escolher um homem para ser sentinela,
e ele vir a espada vindo contra a terra e tocar a trombeta para advertir o povo,
então, se alguém ouvir a trombeta mas não der atenção à advertência e a espada vier e tirar a sua vida, ele será culpado de sua própria morte.
Uma vez que ele ouviu o som da trombeta mas não deu atenção à advertência, será culpado de sua própria morte. Se ele desse atenção à advertência, se livraria.
Mas, se a sentinela vir chegar a espada e não tocar a trombeta para advertir o povo e a espada vier e tirar a vida de um deles, aquele homem morrerá por causa de sua iniqüidade, mas considerarei a sentinela responsável pela morte daquele homem’.
"Filho do homem, eu o fiz uma sentinela para a nação de Israel
Ezequiel 33:2-7
Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;
E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel
Ezequiel 33:2-7
Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;
E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel
Ezequiel 33:2-7
 
Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;
E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel
Ezequiel 33:2-7
Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;
E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel
Ezequiel 33:2-7
  

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...