sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

NÃO HAVIA LUGAR PARA ELE

"E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura,
porque não havia lugar para eles na hospedaria" 
( Lucas 2:7)

É Natal. Da minha casa consigo ouvir músicas, pessoas festejando, algumas já bêbadas, sons de 'celebração'. E fico me perguntando, se pessoas se reunissem com o propósito (ou o pretexto) de celebrarem meu aniversário e não me consultassem como eu desejo a festa, como me sentiria? E pior, se na festa não houvesse lugar para mim? (Sabemos que Jesus não nasceu em Dezembro, mas convencionou-se esta data para que simbolicamente houvesse uma comemoração Àquele quem é digno de toda honra).

Quando vemos as imagens e pinturas de um presépio, achamos tão lindo, mas talvez não paremos para pensar sobre a razão de ser do mesmo. Por que o presépio? Quando vemos a imagem, não paramos para pensar o porquê dele. O presépio só existe porque não houve outro lugar para acolhê-lo, não havia outro lugar para Jesus nascer. A cidade estava cheia para o censo que foi decretado por César Augusto e quando José e Maria chegaram na cidade, já estava lotada. Por fim cederam um lugar em uma estrebaria e ali Jesus nasceu, como todos já sabem.

Hoje em dia, se isso acontecesse, será que veríamos postagens nas redes sociais falando do descaso para com uma gestante? Será possível que ninguém se compadeceu de uma jovem grávida nos últimos meses de gestação que acabara de chegar de uma viagem? Mas foi isso que aconteceu. Mas creio que há uma razão para que Deus permitisse que isso viesse a acontecer.

Isso aconteceu para mostrar que o reinado de Jesus não é um reinado de conforto terreno, nem luxo. Desde o nascimento Jesus teve uma vida simples, como deve ser o Evangelho e o modo de ver a vida do cristão. Além do mais, isso nos mostra como é fácil que deixemos que tantas coisas ou pessoas ocupem lugar em nossas vidas e em nossas casas a ponto de não sobrar lugar para Jesus.

Meu pastor costuma dizer que, se você fizer uma lista de prioridades da sua vida ao analisar o seu dia a dia, em que lugar da lista estaria Jesus? Posso lhe afirmar que para muitos talvez Ele nem mesmo conste na lista.

Ainda hoje, em muitos corações não há lugar para Jesus. A diferença é que Jesus não é mais aquele bebezinho na manjedoura. Hoje é um Rei ressuscitado e em um corpo glorificado, que reina e é poderoso. Não poderoso como o mundo pensa, pois o poder dos homens muitas vezes se baseia no dinheiro que possuem e o que controlam através do 'poder' que lhes é conferido. 

Jesus, não. O poder dele não está em riquezas terrenas, mas espirituais. Por isso é rejeitado ainda hoje, porque muitos ainda não entendem que somos seres mais que carnais, somos seres espirituais e que em Espírito, recebemos do poder de Deus. E em espírito não há ostentação, nem comilança, nem bebedice. Há a plenitude da simplicidade que o agir do Espírito Santo nos traz quando nos deixamos envolver por Ele. "E, se o Espírito daquele que ressuscitou dos mortos a Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou dos mortos a Cristo Jesus igualmente vos dará vida a seus corpos mortais, por intermédio do seu Espírito que habita em vós." ( Romanos 8:11). O poder do dinheiro nada pode fazer por ninguém em seu leito de morte. O dinheiro não compra muitas coisas, na verdade, o dinheiro não compra as melhores coisas da vida em minha opinião, não compra o amor sincero, não compra a alegria, nem a paz, nem a comunhão, nem a saúde, muito menos a salvação da alma. "O que tens preparado, para quem será?" (Lucas 12:9).

Jesus, não só no Natal, mas diariamente nos convida a termos uma vida plena em espírito. Onde nada do que se vê supera a grandeza da paz que nos invade. 

Ontem e hoje, muitos se reuniram, infelizmente se reuniram mais para desavenças que as bebidas trazem do que para uma feliz celebração em família. Quando Jesus é o centro da reunião em família, entre amigos, ou mesmo da nossa vida, Ele transforma qualquer situação em paz e amor em nosso interior. A festa não é aparente, mas no mais profundo de um coração aberto e humilde para recebê-lo. Ainda hoje Jesus procura um lugar para nascer em muitos corações, mas infelizmente muitos estão cheios demais, há muito egoísmo, muita soberba, muita inveja, muita raiz de amargura, muita tristeza enchendo o coração de muita gente e não sobra lugar para Jesus entrar nessas vidas.

O primeiro Natal não foi celebrado em lugares suntuosos, mas foi em um lugar onde olho humano algum poderia ver  a grandiosidade, apenas corações humildes e sensíveis ao Espírito Santo foram capazes de testemunhar algo tão sublime e tão singelo. 

Que o seu Natal seja assim. Este é o melhor presente que posso lhe desejar e estou lhe oferecendo nesta postagem. Que Jesus maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz seja o centro de seu coração neste Natal. Pois ao estar no centro, Ele fica no lugar ideal para preencher todo o resto com seu Amor.

Que Ele o abençoe!


Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...