quarta-feira, 24 de agosto de 2016

NÃO FUJA DE SI MESMO

" 2. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 3. Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor. 4. Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar". (Jonas 1:2,3 e 4)

No texto lido, vemos que Deus tinha algo designado para Jonas. Seria necessário que ele passasse por aquela situação. Vidas dependiam de ouvir uma palavra da parte de Deus a fim de levá-las ao arrependimento e livramento. Mas vemos que Jonas não queria passar pelo o que estava determinado por Deus.

A tarefa que Deus lhe atribuiu não seria fácil, nem mesmo desejável. O povo de Nínive era malicioso e cruel, sem discernimento do bem. Se há algo que Jonas não desejaria era passar por lá. Mas era necessário. E mais, não era necessário somente por causa dele, mas vidas dependiam disso.

Hoje em dia vivemos em uma época em que poucos se permitem passar pelo o que não desejam fazer, ou por situações que não lhes parecem agradáveis, mas necessárias talvez não por si mesmos, mas por causa de outros. Poucos querem se dedicar ao trabalho de Deus porque para isso, precisaria passar tempo a sós com Deus, e isso significaria ter que enfrentar a si mesmo diante de Deus, ver suas próprias falhas e temores. E isso muitas vezes não é agradável. É mais fácil preencher o tempo com lazer, com redes sociais, ( o que não há nada demais, desde que não ocupe o tempo que deveria ser dedicado a outras coisas mais profundas e eternas), com aparência de felicidade e ter dentro de si um vazio do tamanho do mundo. Aí já está a crise, mas é preferível dormir no embalo do lazer, esquecendo-se da tempestade que virá.

Há crises,  que passamos, porém, que são necessárias. Delas sairemos mais fortes e poderemos levantar a outros. Mas em vez disso, fugimos dos planos de Deus. E o resultado? Vamos descendo cada vez mais sem perceber. Só nos damos conta quando já estamos no ventre do peixe, quando estamos sem saída. Aí nos lembramos de buscar a Deus, enquanto se tivéssemos obedecido de pronto, o projeto de Deus teria se cumprido mais rapidamente e teríamos sofrido tão menos...
Deus tem um chamado para você e para mim. O que faremos diante deste chamado fará toda a diferença no que viveremos nos próximos tempos. 

Algumas pessoas diante disso escolhem fugir - Fugir de si mesmas, do que têm que enfrentar ou do que Deus quer que façam. Arranjam ocupações, procuram companhia de quem quer que seja, a que preço for, para que não fiquem sozinhas consigo mesmas, dando um tempo para se prepararem para o que devem passar. Não dão a si mesmas a oportunidade de crescer na presença de Deus. Seu tempo é preenchido fugindo de Deus.

A lástima é que não enxergam isso. Vão 'deixando a vida lhes levar', só que estão indo para o fundo do poço espiritual sem perceber porque estão adormecidos espiritualmente. O barco está afundando e não estão percebendo...  "6. O mestre do navio, pois, chegou-se a ele, e disse-lhe: Que estás fazendo, ó tu que dormes? Levanta-te, clama ao teu deus; talvez assim ele se lembre de nós, para que não pereçamos." (Jonas 1:6). Até quem não conhece a Deus, reconhece que precisa busca-lo numa situação dessas, mas o 'crente', não.

Não se prive dos momentos que Deus tem a lhe dar, nem mesmo fuja do que tem que enfrentar. Talvez sua Nínive seja sua própria casa, sua solidão. A solidão pode ser uma excelente professora que nos ensina a entender que com ela podemos conhecer melhor quem nos criou. Na solidão, aprendemos a valorizar pequenas coisas, aprendemos a gostar de nossa própria companhia, também.
Mas o medo da solidão, o medo de nós mesmos, nos leva a preencher nosso tempo com tanta coisa fútil, que nos afasta de Deus sorrateiramente e quando percebemos, estamos no fundo.

Acorde enquanto é tempo. Tome uma atitude de enfrentar a si mesmo em obediência à Palavra de Deus. Quando fizer assim, infalivelmente perceberá que além de encurtar o caminho do sofrimento, você vai ser instrumento para abençoar muitas outras pessoas. Como diz Atos 26:14, "dura coisa é recalcitrar contra os aguilhões" - não adianta resistir a algo que é mais forte do que você, o que no caso, é a vontade de Deus. Enquanto resistir, as coisas não irão muito além.

O Senhor o chama, Ele tem um chamado para você, não fuja de si mesmo, nem do chamado que Deus tem para você. O que você precisa enfrentar, o que você precisa fazer para Deus, não é algo que só atinge sua vida. Talvez centenas ou quem sabe milhares de vidas podem perecer sem salvação, sem esperança por causa da sua teimosia em não querer enfrentar o que Deus designou. Não seja egoísta, também não seja medroso, não fuja da responsabilidade de enfrentar-se a si mesmo com seus medos, nem mesmo fuja da responsabilidade de fazer o que Deus lhe chamou para fazer.  Não fuja de si mesmo, antes busque a Jesus. Ele vai fazer algo muito maior do que você possa imaginar através da sua vida quando você se entregar.

Que o Senhor Jesus o abençoe.


O caminho do esconderijo

 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, por...