sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

NÃO HAVIA LUGAR PARA ELE

"E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura,
porque não havia lugar para eles na hospedaria" 
( Lucas 2:7)

É Natal. Da minha casa consigo ouvir músicas, pessoas festejando, algumas já bêbadas, sons de 'celebração'. E fico me perguntando, se pessoas se reunissem com o propósito (ou o pretexto) de celebrarem meu aniversário e não me consultassem como eu desejo a festa, como me sentiria? E pior, se na festa não houvesse lugar para mim? (Sabemos que Jesus não nasceu em Dezembro, mas convencionou-se esta data para que simbolicamente houvesse uma comemoração Àquele quem é digno de toda honra).

Quando vemos as imagens e pinturas de um presépio, achamos tão lindo, mas talvez não paremos para pensar sobre a razão de ser do mesmo. Por que o presépio? Quando vemos a imagem, não paramos para pensar o porquê dele. O presépio só existe porque não houve outro lugar para acolhê-lo, não havia outro lugar para Jesus nascer. A cidade estava cheia para o censo que foi decretado por César Augusto e quando José e Maria chegaram na cidade, já estava lotada. Por fim cederam um lugar em uma estrebaria e ali Jesus nasceu, como todos já sabem.

Hoje em dia, se isso acontecesse, será que veríamos postagens nas redes sociais falando do descaso para com uma gestante? Será possível que ninguém se compadeceu de uma jovem grávida nos últimos meses de gestação que acabara de chegar de uma viagem? Mas foi isso que aconteceu. Mas creio que há uma razão para que Deus permitisse que isso viesse a acontecer.

Isso aconteceu para mostrar que o reinado de Jesus não é um reinado de conforto terreno, nem luxo. Desde o nascimento Jesus teve uma vida simples, como deve ser o Evangelho e o modo de ver a vida do cristão. Além do mais, isso nos mostra como é fácil que deixemos que tantas coisas ou pessoas ocupem lugar em nossas vidas e em nossas casas a ponto de não sobrar lugar para Jesus.

Meu pastor costuma dizer que, se você fizer uma lista de prioridades da sua vida ao analisar o seu dia a dia, em que lugar da lista estaria Jesus? Posso lhe afirmar que para muitos talvez Ele nem mesmo conste na lista.

Ainda hoje, em muitos corações não há lugar para Jesus. A diferença é que Jesus não é mais aquele bebezinho na manjedoura. Hoje é um Rei ressuscitado e em um corpo glorificado, que reina e é poderoso. Não poderoso como o mundo pensa, pois o poder dos homens muitas vezes se baseia no dinheiro que possuem e o que controlam através do 'poder' que lhes é conferido. 

Jesus, não. O poder dele não está em riquezas terrenas, mas espirituais. Por isso é rejeitado ainda hoje, porque muitos ainda não entendem que somos seres mais que carnais, somos seres espirituais e que em Espírito, recebemos do poder de Deus. E em espírito não há ostentação, nem comilança, nem bebedice. Há a plenitude da simplicidade que o agir do Espírito Santo nos traz quando nos deixamos envolver por Ele. "E, se o Espírito daquele que ressuscitou dos mortos a Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou dos mortos a Cristo Jesus igualmente vos dará vida a seus corpos mortais, por intermédio do seu Espírito que habita em vós." ( Romanos 8:11). O poder do dinheiro nada pode fazer por ninguém em seu leito de morte. O dinheiro não compra muitas coisas, na verdade, o dinheiro não compra as melhores coisas da vida em minha opinião, não compra o amor sincero, não compra a alegria, nem a paz, nem a comunhão, nem a saúde, muito menos a salvação da alma. "O que tens preparado, para quem será?" (Lucas 12:9).

Jesus, não só no Natal, mas diariamente nos convida a termos uma vida plena em espírito. Onde nada do que se vê supera a grandeza da paz que nos invade. 

Ontem e hoje, muitos se reuniram, infelizmente se reuniram mais para desavenças que as bebidas trazem do que para uma feliz celebração em família. Quando Jesus é o centro da reunião em família, entre amigos, ou mesmo da nossa vida, Ele transforma qualquer situação em paz e amor em nosso interior. A festa não é aparente, mas no mais profundo de um coração aberto e humilde para recebê-lo. Ainda hoje Jesus procura um lugar para nascer em muitos corações, mas infelizmente muitos estão cheios demais, há muito egoísmo, muita soberba, muita inveja, muita raiz de amargura, muita tristeza enchendo o coração de muita gente e não sobra lugar para Jesus entrar nessas vidas.

O primeiro Natal não foi celebrado em lugares suntuosos, mas foi em um lugar onde olho humano algum poderia ver  a grandiosidade, apenas corações humildes e sensíveis ao Espírito Santo foram capazes de testemunhar algo tão sublime e tão singelo. 

Que o seu Natal seja assim. Este é o melhor presente que posso lhe desejar e estou lhe oferecendo nesta postagem. Que Jesus maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz seja o centro de seu coração neste Natal. Pois ao estar no centro, Ele fica no lugar ideal para preencher todo o resto com seu Amor.

Que Ele o abençoe!


sábado, 21 de novembro de 2015

VIDA E VALORES

Diante de tantas tragédias que têm acontecido nos últimos dias: Mariana e Rio Doce , em Minas Gerais, França, terrorismo se espalhando por vários países, tudo isso me tem me feito pensar na brevidade da vida, na fragilidade dela.

Geralmente vemos o todo e nos esquecemos do indivíduo. Quantas milhares de pessoas tem morrido e cada uma tinha uma história, sentimentos, sonhos, propósitos, como você e eu e agora, onde estão? Tudo se acabou! Talvez muitas dessas vítimas tenham perdido tempo em questões tão fúteis e mesquinhas... será que se soubessem que em pouco tempo estariam mortas, teriam os mesmos valores? Brigariam e valorizariam as mesmas questões? Se estressariam com as mesmas pequenas coisas do cotidiano? Viveriam suas vidas sem pensar em Deus?  - Não estou afirmando que fizeram isso em seu tempo de vida, obviamente não os conheci e mesmo se tivesse conhecido a cada um deles não me daria o direito de julgá-los. Só quero levá-lo a meditar no quanto perdemos tempo com coisas tão passageiras, sendo que nem sabemos o quanto duraremos. E depois? O que será de nós? O que será daqueles que amamos? Que legado ou que impressão deixaremos? Será que deixaremos saudade?

O que temos feito da nossa vida? Quantas horas têm sido desperdiçadas com banalidades enquanto as pessoas que realmente amamos deixamos de lado? Quais são nossos valores?

Ninguém sabe o dia que partirá deste mundo. Certamente nenhuma dessas vítimas saiu de casa na certeza de que seria a última vez. E se soubessem, o que fariam? Se soubéssemos que daqui a um ano não estaremos mais aqui, o que faríamos? Tentaríamos curtir a vida adoidado? Falaríamos tudo o que nos desse vontade? Faríamos coisas ruins ou boas? 

Mesmo se fizéssemos tudo isso, e agora? 

É preciso viver aqui de forma a garantir que depois dessa vida, quando tudo o que é material acabar, nosso futuro será de paz, de vida plena. E como isso é possível? Achegando-nos  e entregando-nos ao Autor da Vida - Jesus Cristo. É inconcebível achar que podemos viver uma vida terrena ignorando-O, e achar que na hora da morte, o 'Deus de amor' vai nos receber de braços abertos! Calma lá, Deus é amor, mas não é bobo! Quer dizer que alguém te ignora toda a vida e no final das contas quer usufruir do que só você pode dar e você receberá essa pessoa de braços abertos? Na cabeça de quem  isso é concebível, tem lógica? Óbvio que não! Nem mesmo para Deus que é amor, porque o que esquecemos é que Ele também é justiça. Entenda isso, quando ouvir o argumento ou mesmo usá-lo: 'Deus é amor" para encobrir seus erros e pecados. Ele é Amor, mas é o Sol da justiça, ou seja diante dele, tudo fica às claras, inclusive nossos erros!!!

O objetivo desta postagem não á ser pessimista, nem enaltecer a morte, pelo contrário, quero levá-lo a meditar de que forma podemos viver melhor, de forma a garantir que possamos usufruir da Vida eternamente - mesmo quando esta terrena acabar.

O tempo tem se encurtado, as profecias estão se cumprindo, o amor de muitos se esfriando juntamente com a fé. Você vai deixar isso acontecer com você? Faça a diferença! 'Ame a Deus sobre todas as coisas, ame o próximo como a ti mesmo', Medite em sua vida, tome a decisão de viver uma vida de amor que faça a diferença nessa Terra.



sábado, 17 de outubro de 2015

QUEM É VOCÊ?



Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.” (Provérbios 23:7)
Quem é você? Como você se vê? Como anda sua vida? Pare e pense: será que o estado da sua vida hoje não é reflexo da imagem que tem de si mesmo?
Às vezes não nos vemos como as pessoas nos veem. Mas as pessoas muitas vezes nos veem conforme nos mostramos, e nós muitas vezes não damos conta que, com algumas atitudes,  nos mostramos como pensamos ser.
Deus havia feito uma promessa aos hebreus. Ele havia prometido a Terra Prometida, Canaã, a Terra que mana leite e mel. Um lugar maravilhoso. E como sabemos disso? Para manar leite, é preciso ter belos e amplos pastos para o gado se fartar e dar leite. E para ter mel, é preciso ter muitas flores para que as abelhas produzam o mel. Deus tinha prometido o melhor (Números 13:23)! Mas muitos dos que ouviram a promessa não a usufruíram porque murmuraram, perderam o foco da fidelidade de Deus e começaram a olhar para as circunstâncias. Para onde você está olhando? Para a fidelidade de Deus à sua Palavra, ou para as circunstâncias ao seu redor que parecem desfavoráveis?
O deserto não era o fim! Era o meio, era o caminho para chegar a Terra que mana leite e mel. Mas por que então se prolongou tanto? Por que muitos não herdaram? Porque o povo perdeu a direção. A direção não era mais a promessa, mas a direção da fé deles estavam agora nas cebolas e alhos do Egito, naquilo que eles haviam perdido. O que você perdeu em sua história de vida? Pare de olhar para trás! Por que não está mais com você? Porque Deus está te levando a algo além. Se você ficar olhando para trás, vai morrer no meio do caminho! Vai morrer sem ver a promessa.
Há uma música que diz que quem tem promessa de Deus não morre. Isso não é bíblico. Os hebreus morreram sem ter visto a Terra prometida porque não foram fiéis a Deus, foram murmuradores. Como você tem passado pelo caminho da sua vida?
Josué e Calebe foram os únicos que não perderam o foco de Canaã e foram os únicos que saíram do Egito e que entraram lá. A atitude deles foi diferente. Foi de fé! (Números 13:30). Eles não se viam como gafanhotos. Eles viam que Deus era com eles. (Números 14:7,8 e 9).
Mas os hebreus se viam como gafanhotos. A vida inteira haviam sido escravos, tinham ouvido palavras de maldição e depreciação e internalizaram isso! Não se viam merecedores de tanta coisa boa, não se viam capazes de vencer nenhum outro povo. Talvez você tenha ouvido muitas palavras de maldição, de depreciação, de desprezo, que você é burro, não faz nada direito, você nunca vai ser alguém na vida, você nunca vai dar em nada. Quebre isso em nome de Jesus! Hoje a Palavra que vale em sua vida é a Palavra de Deus, se de fato você se entregou a Ele! Deus não te chamou para ser cauda, mas para ser cabeça!
Os hebreus não se viam como cabeça, mas como cauda – “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” (Deuteronômio 28:13). Se fossem obedientes ao Senhor, teriam tudo a seu favor! Se Não se esquecessem das palavras de Deus teriam vencido! Por eles mesmos talvez não fossem capazes, mas Josué e Calebe entenderam que herdariam a Terra pelo poder do Deus de Israel, o nosso Deus. Aleluia!
Os hebreus não se viam como filhos, como geração eleita dentre todos os povos, mas era exatamente isso que eram! Mas não era assim que se viam. Deuteronômio 7:7-9 nos diz: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito”
Quantas promessas! Mas...Eles não entendiam o amor de Deus, se esqueceram das promessas. Quando você e eu nos perdemos olhando para as circunstâncias e pessoas ao redor, pecamos, porque perdemos o foco das promessas e da fidelidade de Deus, deixamos de entender que é tudo por Amor! É só por Jesus, que é o Amor, nosso Salvador. É através Dele que podemos tudo em Deus! Você pode todas as coisas naquele que te fortalece porque Ele te ama!
Agora vem a pergunta: como nos enxergamos? Será que entendemos que quem abrirá o caminho para alcançarmos as promessas de Deus será Ele e não nós? Será que entendemos que não adianta forçar a porta, que é Ele quem a abrirá para entrarmos? Pois podemos cair nos extremos: ou não fazemos nada e desistimos porque não nos sentimos capazes, ou queremos tomar a frente e fazer tudo do nosso jeito e arruinamos tudo!
Eles também fizeram isso quando Moisés subiu o monte e eles prontamente fizeram um bezerro de ouro. Isso irritou muito a Deus. Não tome a frente de Deus! Deixe que Ele abra a porta para você. Confie! É Dele a vitória! Ele é o mais interessado nessa história para que você seja abençoado. Ele está mais interessado nisso do que você. Porque antes que você imaginasse o que quer, Ele já planejou um futuro para você e para mim.
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11
Será que valorizamos a promessa de Deus a nós? Se nos enxergamos como gafanhotos, não nos acharemos merecedores da promessa. E não somos mesmo!!! Mas temos as promessas de Deus não porque somos o povo mais numeroso, ou melhor, mas porque Ele nos escolheu, Ele nos amou primeiro ( 1 João 4:19).
Como você tem se visto?
“Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9)
Será que você e eu nos vemos como sacerdotes de Deus? Você fala como um sacerdote de Deus? Você age como um sacerdote de Deus? Você pensa como um sacerdote de Deus? Porque é isso que a Palavra declara que você é em Cristo Jesus! Você vive como propriedade exclusiva de Deus ou quem manda em você é o seu nariz? Você vive como geração eleita? Como nação separada para Deus para não se contaminar com as coisas do mundo e nos separarmos para Deus? Será que nos vemos como propriedade exclusiva de Deus? Será que temos entendido o propósito de Deus em nossas vidas? Como tem sido suas palavras? De murmuração? Falando da vida alheia? Será essas as atitudes de um filho do Rei?
Deus tem um chamado para você proclamar as grandezas Dele. Será que temos cumprido este chamado? Ou será que não somos capazes? Será que nos vemos muito pequenos diante das pessoas do mundo ao redor? Deus te chamou para ganhar essa batalha, Deus te chamou para ganhar almas para Jesus! Você não é pequeno para isso! Você é exatamente na medida para o serviço para o qual Ele chamou. Deus não erra! Não negue o chamado e não diga que Deus se enganou a seu respeito. Ele não se engana. Seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro (Romanos 3:4).
Pare e pense: será que o estado da sua vida hoje não é reflexo da imagem que tem de si mesmo?
No começo eu fiz essa pergunta. Como você tem se visto? Como incapaz? Como rejeitado? Você não é o que dizem de você. Você é o que DEUS DIZ DE VOCÊ! ‘Como está escrito: Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.’ ( Romanos 8:36 e 37)
Se você se vê como incapaz diante do que Deus está colocando diante de você, a Bíblia diz: Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)
Se você se vê como rejeitado: Vindo de uma terra distante, Yahweh apareceu a Israel, assegurando: “Com amor eterno te amei; com amor leal a atraí para mim mesmo!” (Jeremias 31:3) Deus não o rejeita, Ele o ama, com amor leal e eterno, Aleluia!
Essa Palavra não é fácil. Não é para ser ouvida. É para ser digerida e vivida. Deus quer  leva-lo além,  à Canaã celestial. Até chegarmos lá, Deus tem outras promessas terrenas para nós. Mas só tem um caminho para chegar a cada uma delas - o deserto na direção da Shekinah, da glória no temor e  na santidade de Deus. Aprenda a não ser rebelde. E como isso é difícil! Aceite a vontade de Deus. A sua vontade não é a de Deus. Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu, Yahweh, o SENHOR, sondo profundamente o coração e examino a mente dos homens, a fim de entender cada pessoa de acordo com a sua atitude, conforme as suas obras!” (Jeremias 17:9 e 10). Não siga o seu coração. Siga a vontade de Deus. Se está contra o que está escrito na Palavra, você já sabe que Deus não está no negócio. Saia disso! Obedeça! Tenha temor a Deus. Ele é Deus. Você é mortal! Talvez você esteja na situação que está hoje porque tenha feito somente o que vai em seu coração e o resultado não foi bom.
Quem é você? Declare: “Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9)
Você é filho de Deus, sacerdócio real, nação santa. Viva de acordo com o que acabou de declarar.

sábado, 26 de setembro de 2015

...E A LUA SE CONVERTERÁ EM SANGUE


Há uma diferença entre previsão e profecia. A previsão pode ser feita por qualquer ser humano, a profecia é divina. A previsão pode falhar, mas a profecia feita verdadeiramente pela boca de Deus, essa, sim, se cumpre. Um exemplo disso é a previsão do tempo que diariamente podemos acompanhar pela mídia. Quantas vezes já informou que faria tempo bom e choveu? O oposto também já ocorreu várias vezes.

No entanto, as profecias encontradas na Bíblia estão TODAS se cumprindo, uma a uma. O problema é que estamos mais ligados no que a mídia diz do que o que a Bíblia diz e por isso, muitas vezes não nos damos conta do que está acontecendo e o porquê disso tudo.

Nos próximos dias veremos um evento astral que a mídia está divulgando - a lua de sangue. E muitos estão interessados em vê-la pela beleza do evento. Na verdade, esse evento por si só já ocorreu outras vezes, mas a questão é que desta vez, há várias outras coisas das quais a Bíblia profetizou a respeito acontecendo diante dos nossos olhos, em nossos dias - vários sinais estão se cumprindo diante de nossos olhos:


http://www.express.co.uk/news/world/599550/Cairo-car-bomb-Egypt-terrorist-Islamist




  • " E ouvi como que uma voz no meio dos quatro seres viventes, que dizia: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho". (Apocalipse 6:6) - fala de uma crise financeira. Denário era uma moeda romana de prata. Significa que o salário de um dia seria suficiente para pagar comida suficiente para uma pessoa, mas essa pessoa teria que alimentar sua família inteira com esse salário. - http://www.odi.org/publications/1009-rising-food-prices-global-crisis




Poderíamos gastar horas citando outras profecias que estão se cumprindo, mas o que quero é chamar a sua atenção para a veracidade da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Hoje em dia, com toda a tecnologia à disposição, não conseguimos falar com 100% de precisão se amanhã choverá ou não. Mas homens usados por Deus há mais de dois mil anos atrás, além do próprio Senhor Jesus, falaram, sem tecnologia alguma sobre coisas de um futuro distante que não tinham como saber através do seu conhecimento humano.

Há muitas coisas acontecendo, muitos escândalos para esfriar a fé de muitos, a cada dia o notíciário da TV mostra um escândalo novo. Mas até isso Jesus profetizou: " E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" (Lucas 17:1).

Os sinais estão se cumprindo. O dia e a hora do juízo de Deus ninguém sabe. "Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai." (Mateus 24:36), por essa razão, devemos nos preparar. "Portanto assim te farei, ó Israel, e porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus." (Amós 4:12) , somos o Israel de Deus, como filhos por adoção pela fé em Jesus Cristo. 

Quero incentivá-lo a buscar a Deus. Todas essas profecias não estão aqui para desesperá-lo, mas para alertá-lo de que é tempo de buscar a Deus. "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6).

Em Jesus há esperança. "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". "(Joel 2:32). "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31).

Você já teve muito tempo para viver conforme a vontade do seu próprio coração, os sinais estão se cumprindo. Entregue-se a Jesus, abra seus coração para Ele, viva na vontade Dele para sua vida. "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

Em tempo de tanto desamor, Jesus o ama e lhe oferece o constante e fiel amor perfeito. Ele o amou de tal maneira que se entregou na cruz por você. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). 

Mas Ele não só morreu por você. Ele ressuscitou! Ele está vivo e é poderoso para te guardar e te salvar. "O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo." (Sofonias 3:17)

Que nesses dias tão difíceis que têm nos cercado, possamos, eu e você, abrir nosso coração para Jesus e declarar a Ele tudo o que nos aflige a fim de que Ele traga ao nosso coração  a verdadeira paz, pois a Bíblia nos promete isso e temos visto que Deus é poderoso para cumprir tudo o que está escrito nela.

 "Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."(Filipenses 4:6 e 7)
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isaías 26:3) 

Que sua mente e coração sejam conservados íntegros em Jesus. Que Ele o abençoe!
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Atos 16:31Crê

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Isaías 55:6




 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O QUE PARA O MUNDO É FRACASSO...

...É sucesso para Deus.    


 Hoje em dia é comum vermos pessoas dando ênfase ao sucesso, ao fato de serem bem-sucedidas no ponto de vista humano. O interessante (?) é que isto tem sido crescente no meio evangélico, mesmo que muitas vezes inconscientemente. 

É status vestir roupas caras, ter carro do ano, casa com piscina, cursos de especialização, títulos de mestre e por aí vai. Tudo isso sinaliza que a pessoa é bem-sucedida, que é uma benção. E os cristãos 'modernos' vão aderindo a moda! O pastor e líder 'bom' é aquele que tem tudo isso que acabei de descrever. O líder de louvor 'abençoado' é aquele que é tão 'bom' que cobra para cantar. E centenas, se não milhares, de pessoas  seguem a eles e pagam para ver e manter o status dessas 'celebridades' espirituais (?).

Mas o que a Bíblia diz a respeito? É isso que é sucesso para Deus?

Ao olharmos para a Bíblia, desde seu começo, vemos Noé, no livro de Gênesis. Ele estava construindo algo que um Deus invisível havia ordenado para preservar sua própria família de algo que ninguém nunca havia  visto - a chuva. Se víssemos alguém fazendo uma coisa dessas hoje em dia, será que daríamos crédito? Não deram a ele. Provavelmente ele deve ter ouvido muitos comentários contrários. Para muitos, Noé poderia parecer mais com um louco do que com um homem bem-sucedido. Mas para Deus, ele fez bem o seu trabalho. Ele obedeceu fielmente às orientações de Deus e assim, sua família foi a ÚNICA a ser preservada diante de uma destruição MUNDIAL. Será que quando o filho do homem voltar, achará uma fé assim na Terra? (Lucas 18:8)

Prosseguindo, analisemos a vida do profeta Jeremias. Em 40 anos de ministério profético, conseguiu levar pouquíssimos ao arrependimento. Poderia ser considerado como um grande fracasso ministerial, no entanto, até hoje sua mensagem é lida, se considerarmos que o livro foi escrito aproximadamente entre 627 a 580 a. C, ou seja, mais ou menos 2642 anos atrás começou a ser escrito e ainda hoje é lido. Foi um homem compromissado e obediente à vontade do Senhor. Sua mensagem não foi delicada, nem mesmo carinhosa. Pregava uma mensagem que condenava o Reino de Judá em decorrência do seu pecado, e obviamente, isso não o fazia popular com os homens, mas agradou a Deus por sua fidelidade e perseverança.

Mas para não dizer que só mencionei pessoas do Antigo Testamento, onde ainda não estavam ainda no período da graça de Deus, desejo mencionar o melhor exemplo de todos: Jesus! Ele é a própria Graça encarnada para salvar o homem.

No entanto, creio que hoje em dia se Jesus aparecesse na forma em que veio, ninguém daria crédito, nem mesmo o serviria. E não se escandalize por isso, por favor. Jesus jamais poderia ser um pastor 'famoso', pois não tinha roupas caras para impressionar seus seguidores; Jesus também não tinha carros de luxo, não tinha casa com piscina, na verdade a Bíblia diz que o Filho do Homem não tinha onde reclinar a cabeça (Mateus 8:20), também não tinha graduação, nem mestrado, nem doutorado. No entanto, duvido encontrar alguém que supere Jesus em algo! Aleluia!

Ele não tinha roupas caras, mas tem a  virtude do Alto e ao ter suas simples vestes tocadas curou a mulher hemorrágica ( Marcos 5:28 e 29).  O meio de transporte que a Bíblia nos relata que Jesus tenha usado foi um jumentinho uma única vez (Mateus 21:7) e na época havia meios de locomoção melhores. Jesus não tinha nenhum título acadêmico, no entanto, é o Mestre dos Mestres (Lucas 2:40-52).

Diante de toda essa simplicidade poderosa de Jesus me questiono: onde estaria Jesus hoje? Será que teria lugar para Ele no púlpito da sua igreja? Em algum programa de televisão? No rádio? Será que se tivesse um canal no youtube alguém o assistiria? Porque a mensagem de Jesus não é só 'amor', que todos gostam de apregoar, mas é fundamentalmente um 'compromisso de amor'. Amor descompromissado, permissivo e conivente com o pecado, além de não ser amor verdadeiro, não tem nada de Deus. Deus não brinca em sua aliança com o ser humano. E é necessário que aquele que se entregou a Ele, não volte trás. "E Jesus lhe disse: ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” ( Lucas 9: 62).

Infelizmente, temo dizer que, para muitos, Jesus não pareceria bem-sucedido se estivesse em nosso meio em carne e osso, na forma humilde em que veio na primeira vez. Ele alimentou 5000, em outra ocasião 4000 homens - sem contar mulheres e crianças, curou muitos cegos, coxos, enfermos, mas somente 12 pessoas o seguiam de perto. A igreja de Jesus tinha apenas 12 membros fiéis e compromissados com Ele!!! E ainda assim, um o traiu. Alguém acharia que uma igreja com 12 membros é boa? Bem-sucedida? A sinagoga estava cheia, mas Jesus entrou lá e não ficou satisfeito com o que viu. Sabe por quê? 

A moda dos religiosos da época bem-sucedidos era seguir ritos e doutrinas, ser culto (e pedante),  mostrar e se achar melhor do que os outros por isso  - como, na verdade, até hoje ainda é em muitos contextos, mas Jesus mostrou que tinha poder com sua simplicidade e humildade únicas. Os religiosos corruptos se enriqueciam às custas da ignorância do povo desde o Antigo Testamento e os filhos de Eli e Samuel são a prova disso. O comércio em nome de Deus indignava a Jesus, em  João 2:13-16 e Mateus 21:12-13 vemos Jesus indignado com o comércio no Templo em nome de Deus.

Por outro lado, Jesus em momento nenhum de sua vida na Terra Ele teve riquezas ou ostentações. Jamais se aproveitou financeiramente de alguém. Jesus trabalhava (João 5:17). E ainda proveu dinheiro para pagar o imposto dele e de Pedro.  

“Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.” (Mateus 17: 24-27)

Jesus estava ali com Pedro, que era pescador. Por que Jesus então não ordenou a Pedro para pescar com a rede? Poderiam pescar muitos mais peixes! Com o Seu poder, se em cada peixe houvesse um estáter, eles poderiam lucrar muito! Por que Jesus não fez isso? Para mostrar que o Reino dele não deve ser lucrativo! Ele dá o suficiente para suprir as necessidades e que aquele que trabalha para Ele não precisa ser rico de dinheiro, precisa antes, sim, ser rico da graça, do amor, da vida prática cristã e cumprir suas obrigações (no caso, pagar o imposto)!

 Porém, com tudo isso, alguém ainda tem dúvida de que o ministério de Jesus foi bem-sucedido no decorrer da história? 

Jesus, através da Bíblia, é a prova viva de que o Evangelho genuíno não tem muito a ver com o que temos visto por aí. JESUS NÃO MUDOU EM NADA!!!! (Hebreus 13:8). Que possamos endireitar nossa visão espiritual, voltar às veredas antigas (Jeremias 6:16), ao estudo da Palavra da Verdade, pura, prática e não manipulada. Aí, sim, seremos bem-sucedidos diante de Deus.

Aquele que pensa em Cristo só para esta vida é o mais miserável de todos os homens (1 Coríntios 15:19), quem pensa em Cristo para ficar rico aqui, precisa repensar sua vida cristã.

"Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." (Lucas 12: 15 a 21).

A vida não está nos bens que se possui, quem assim pensa é um fracasso para Deus (Lucas 12:21). Não sou eu quem digo, é a Bíblia!


E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Lucas 12:15-20

Que possamos buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça (Mateus 6:33), e todas essas coisas nos serão acrescentadas na medida das nossas necessidades, com a  graça do Senhor. Que mantenhamos nossa fé em Jesus e não em pessoas, instituições e costumes de pessoas. Firmados em sua Palavra, isso nos fará bem sucedidos e nos livrará do fracasso espiritual.

Que Deus nos abençoe!

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...