Já parou para pensar em quanto tempo você tem passado orando por algo e ainda não recebeu a resposta? Ou mesmo coisas que Deus simplesmente não respondeu e por vezes você se questiona o porquê?
Essas perguntas permeiam nossa mente e coração, mas não podemos permitir que, de qualquer forma nossa fé se abale, pois é justamente a fé que nos traz a resposta.
A primeira coisa que precisamos entender que nós vemos o aqui e agora, mas Deus vê lá na frente. Portanto, qualquer pedido meu e seu, provavelmente envolve nossas vontades ou necessidades do momento, qualquer resposta de Deus vê lá na frente. Por isso vamos entender que Deus não respondeu ainda porque:
1) Ainda não é o tempo, ainda precisamos nos preparar e deixar Deus trabalhar até ao momento oportuno de receber o socorro do Senhor.
Hebreus 4: 16. “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”
2) Porque há desobediência no nosso coração
“Porém vós não quisestes subir; mas fostes rebeldes ao mandado do Senhor nosso Deus”. Deuteronômio 1:26
3) O que pedimos é o que queremos, mas não é o que precisamos
Paulo orou inúmeras vezes para que Deus lhe retirasse o espinho na carne. Deus não atendeu porque era uma forma de Deus aperfeiçoar a força divina através da fraqueza de Paulo. (2 Coríntios 12:7)
4) Porque guardamos pecado no coração
“Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;” (Salmos 66:18)
5) Porque somos indiferentes aos alertas de Deus
"Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações”. (Provérbios 1:28-31)
‘Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei’, diz o Senhor dos Exércitos. (Zacarias 7:13)
6) Porque duvidamos da oração e somos instáveis na fé
“Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”. (Tiago 1:6-8)
7) Porque somos negligentes com a misericórdia
“Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.” (Provérbios 21:13)
“O que queremos não é o melhor que Ele tem. Ele ainda tem algo melhor”. (João 4:15)
A mulher pediu água de poço, Jesus deu vida eterna e transformada. Aleluia!
8) O que pedimos é para nosso próprio prazer e não trará glória alguma ao nome Dele /quando oramos com intenções egoístas.
“Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. (Tiago 4:3)
Como vemos, muitas vezes a resposta da oração depende de algo da nossa parte também. Portanto, se você espera algo de Deus e tem pedido a Ele, "examine-se a si mesmo", o que é preciso mudar em você? Se você já fez sua parte ou já está fazendo, então lembre-se do Salmo 40:1 - espere com paciência no Senhor porque Ele se inclinará para você e ouvirá o seu clamor.
Algumas vezes Deus não responde porque a resposta Dele é outra. A resposta da oração pode ser: sim, não ou espere!
Se é não, já vimos algumas razões.
Se é sim, glorifique a Ele.
E se é espere, faça do Salmo 40 sua oração e forma de vida, ou pule para o salmo 70 " apressa-te, Senhor".
Que possamos parar nesse momento, olhar para nós mesmos, examinar nosso coração.
Não é o desejo do Senhor não atender seus filhos, pelo contrário. Mas Ele atende aos obedientes e tementes ao Seu nome. Que possamos nos analisar neste momento e ver o que pode haver em nosso coração que precisa ser mudado, se há algo que precisa ser mudado e que tenhamos fé para receber as bençãos de Deus.