sexta-feira, 15 de maio de 2015

REJEITANDO A REJEIÇÃO

Uma coisa que realmente afeta nosso comportamento e muitas vezes não percebemos é a rejeição. Ao sentirmo-nos rejeitados, tendemos a responder agressivamente ao 'rejeitador' ou procuramos nos distanciar dele, conforme estudos da Duke University - USA. Ao sentirmo-nos rejeitados tendemos também, inconscientemente, a rejeitar quem nos rejeita.  E o pior, dali em diante, corremos o risco impensado de rejeitar quem não nos rejeita.

Muitas pessoas, depois de serem rejeitadas por alguém, rejeitam uma outra pessoa que talvez apenas discorde de seu ponto de vista, mas não o rejeita e nem tem vínculo algum com a rejeição inicial. 

Pode parecer confuso, mas muitos conflitos interpessoais acontecem, pois levamos para outros relacionamentos, em nosso subconsciente, as rejeições que tivemos anteriormente. Isso é causa de muita frustração, decepção, mágoa e tristeza.

Observando tudo isso, tento me lembrar de alguns personagens bíblicos que sofreram rejeição: José, Oséias, Paulo e o próprio Senhor Jesus. E como será que reagiram à rejeição? Com raiva? Passaram a rejeitar também? Vingaram-se? Isolaram-se? Não, de forma nenhuma!

Vemos José que foi traído por seus irmãos, vendido, humilhado, injustiçado e mesmo assim, depois de tudo isso, anos depois disse a seus irmãos: "Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.” (Genesis 45:8). Ele entendeu que tudo o que havia acontecido foi por permissão divina para que no futuro eles não ficassem desamparados.

Oséias sofreu com o adultério de sua esposa, mas não deixou de servir a Deus e ainda convocou a todos a buscarem a Deus, pois reconhecia que só Deus pode sarar nossas feridas - "Vinde, e tornemos ao Senhor, porque Ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida." (Oséias 6)
Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Oséias 6:1

Paulo que rejeitava o povo de Deus antes de sua conversão, passou a ser rejeitado depois de convertido. A rejeição era tamanha que ele foi perseguido: "Dos Judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado; …. em fome e sede, …. em frio e nudez" (2 Cor. 11:24,27). O mesmo Paulo nos encoraja: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas" (2 Cor. 4:17-18)

Aí está a resposta: para vencermos a rejeição precisamos parar de olhar para o passado. É preciso viver o presente, visando o futuro - as coisas eternas!

E, obviamente, não poderia deixar de falar de nosso maior exemplo: o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo. Jesus é o maior exemplo de puro e perfeito amor, capaz de entregar a própria vida (João 3:16) e ainda assim, foi rejeitado e perseguido desde seu nascimento. Mas nunca deixou de ter perdão no coração, até porque Ele é o próprio perdão. Nunca deixou de ter amor, até mesmo por quem o perseguia, pois Ele é o Verdadeiro Amor.

Diante disso, alguém pode dizer: 'Ah, mas Jesus é Deus e eu não sou.' Sim, Jesus é Deus e nós não. Mas, se você é cristão, somos filhos de Deus e você há de concordar comigo que os filhos devem se parecer com os pais, não é? E mais, os filhos aprendem com as palavras e com os exemplos dos pais. Portanto, precisamos aprender com a Palavra ( a Bíblia) de nosso Pai e com seu exemplo. O Senhor nos manda perdoar, não somente sete vezes, mas setenta vezes sete (Mateus 18:21 e 22) - ou seja, muitas e muitas vezes. Se Jesus, que é perfeito, perdoa e não rejeita. Porque vamos viver uma vida rejeitando aos outros?

Examine-se a si mesmo, como diz a Bíblia (1 Coríntios 11:28). Como está sua vida? Será que seu coração tem abrigado um espírito de rejeição? Se sim, rejeite-o, em nome de Jesus. Rejeite este comportamento e não as pessoas. E acima de tudo ame, porque esse é o maior mandamento de todos.

Que Jesus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...