segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Não tenha medo, Ele nasceu e está entre nós.

 "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: 11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor."

Lucas 2:10-11

O texto acima fala do anúncio do nascimento de Jesus. Observe quais foram as primeiras palavras do anjo: 'não temais'. Não tenha medo.

Qual medo te assombrou e te fez correr tanto neste ano que se encerra? O medo de ficar sem dinheiro? O medo de não honrar seus compromissos? O medo de ficar sozinho?

Não tenha medo. Uma notícia de grande alegria foi dada: Jesus está vivo em nosso meio! Ele é real, de verdade. Ele não mente. Ele é a boa notícia que o anjo trouxe. Ele é o Salvador.

E se Ele é tudo isso, e é, por que então temos medo? Vamos falar sobre isso adiante.

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
Mateus 6:31-34

No texto acima temos as palavras que saíram da boca de Jesus, o príncipe da Paz ( Isaías 9:6), nosso Salvador (Lucas 2:11). E isso nos faz refletir em algo: se Jesus é o príncipe da Paz, e sem dúvida é, por que não temos sentido a paz? Por que não nos sentimos salvos de nossas angústias?

A resposta não está em nada que falte da parte de Jesus, nem da Trindade, porque a garantia de tudo oque precisamos, Ele consumou na cruz.

Mas a resposta a essa pergunta está em nós mesmos: Não temos encontrado paz nem mesmo descanso para nossas almas, e nos sentimos angustiados por escolhas nossas.

Porque não buscamos em primeiro lugar o Reino. E não estou falando de igreja, porque o Reino é eterno e igreja é terrena, entende a diferença?

Não buscamos as coisas celestiais em primeiro lugar. Na verdade, estamos vivendo ignorando-as completamente. Até falamos de Jesus e de bençãos da boca para fora, mas quando foi a última vez em que você parou tudo, tudo mesmo, pessoas, trabalho, celular, preocupação com mídia social, largou tudo e sossegou sua mente na presença de Deus para buscar só a Ele? Sozinho, em casa, sem plateia, sem igreja, você e Deus, sem motivação alguma externa?

Qual assunto que mais temos falado? De Jesus, da Palavra ou da nossa vida cotidiana, dos problemas e da vida alheia?

O que fala a nossa boca é do que o nosso coração está cheio (Mateus 12:34)

Mas quando foi a última vez em que paramos tudo para buscar a Jesus e Seu Reino, entrar na presença dele sem artifícios? Sem a presença da igreja, você e Jesus, você e o Espírito Santo, você mergulhando na Palavra de Deus, na intimidade do seu quarto, do seu banheiro, em algum lugar, você e Ele?

Sem artifícios, sem celular, você e Ele e passou tempo ali com Ele?

Se isso não tem acontecido, como você vai conseguir encontrar a Paz se não para para senti-la? Como você vai receber descanso se não pára para descansar? Como vai deixar de se sentir angustiado se não entrega a Ele suas angústias em oração sem tomá-las de volta depois?

É esse tempo com Deus que vai nos libertar de toda ansiedade e de todo medo. Uma medida muito simples pode trazer paz ao seu coração e lançar fora todo o peso da ansiedade.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."

Mateus 11:28

Jesus parava tudo, largava a multidão que o seguia para entrar na presença do Pai. Todas a vezes em que Jesus estava no meio da multidão, Ele saía para estar com o Pai. Percebe isso? Por quê?

Porque Jesus só ficava na multidão para entregar o que o Pai lhe dava, para ser instrumento para agradar a Deus e não para agradar a multidão ou a si mesmo, o que os outros esperavam. A multidão só se sentia agradada quando Ele dava pão e peixe ou curava as pessoas. A multidão suga de nós, coloca sobre nós expectativas que nos deixam ansiosos, esgota nossa energia. Estar na presença de Deus renova nossas forças, retira todo o temor, toda ansiedade. Não temas.

Para se conseguir isso, não há atalhos. Jesus é o caminho. Na verdade o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6)

Ele é o caminho que nos trouxe até aqui e deseja nos levar a cumprir o propósito de Deus Pai até a eternidade. No grego, a palavra caminho é 'rodos', origem da palavra rodovia no português, é a via que sai da cidade e te leva para outro lugar. É o caminho que leva mais longe, mais rápido. É só através Dele. O restante é atalho que leva para lugar nenhum. Onde você quer chegar em 2024? Jesus é o caminho mais rápido para alcançar o propósito de Deus para você. Não tenha medo.

Ele é a verdade ( do grego, aletheia) , mas não apenas a verdade falada; significa realidade. Verdade para ser vivida. Não temas.

Ele é a Vida. E quando fala de vida significa tanto da existência física (presente) quanto da espiritual (particularmente futura) numa vida sem ansiedade ou medo. Não temas.

Estamos chegando no Natal e o ano novo se aproxima.

A mensagem do anjo ainda é a mesma: não tenham medo. Jesus é a boa notícia! Jesus é a cura para a ansiedade, Jesus é a provisão, Jesus é a rodovia que vai nos levar mais longe nos propósitos de Deus, Jesus deve ser a realidade em devemos nos pautar e Ele é a Vida presente e futura, por isso não devemos temer.

Vamos nos arrepender dos NOSSOS caminhos e voltar para O CAMINHO que Deus traçou para cada um de nós.

E, então agora, sim, vamos dar graças entendendo o caminho, a verdade e a vida de gratidão.

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...