terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Nascidos do Espírito

  "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (João 3:8)

Essas palavras foram ditas pelo próprio Senhor Jesus a Nicodemus, um estudioso da lei judaica.

Nicodemus era um homem temente a Deus, experiente na doutrina judaica, mas, apesar disso tudo, não conseguia entender algo tão simples que Jesus explicava.

No texto bíblico de João 3:5-8, Jesus explica a Nicodemus sobre a salvação eterna e sobre a vida espiritual. O que nos chama a atenção é que mesmo sendo tão culto e entendido nas leis de Deus, ele não conseguia alcançar o que Jesus estava explicando, e por um simples motivo: ele ainda não entendia as coisas do Espírito de Deus.

O negócio não é só nascer naturalmente da barriga da mãe, ou nascer da água no dia do batismo, é preciso nascer também no Espírito.

O que é nascido do Espírito Santo, também é espírito. E o que isso quer dizer?

Nascer do Espírito é buscar a Deus além da letra ou da ida à igreja. É buscar o mover do Espírito Santo com fervor e de toda intensidade do seu coração! 

É realmente desejar a Sua preciosa presença enchendo e transbordando seu coração de paz!

É sentir o coração arder de vontade de sentir a presença de Deus através do seu Santo Espírito. É sentir o fluir do Espírito Santo em momentos preciosos dedicados somente a Ele!

Quando você se dispõe a buscar em sinceridade, em espírito e em verdade, como disse Jesus, a presença do Espírito Santo envolve você e todo o ambiente! Ele flui em sua preciosa graça!

Se você desejar e fizer isso, você nasceu do Espírito!

O que Jesus disse no verso 8:

 "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."(João 3:8)

 Podemos saber de onde o vento vem e para onde vai? Não. 

Então por que queremos colocar o agir do Espírito Santo em uma caixinha e dizer como Ele vai agir? 

E mais, queremos nos prender em uma situação ou instituição porque isso foi convencionado que assim deve ser.

E isso está na Bíblia? Não. 

Em nem um só texto da Bíblia você lerá que precisa fazer parte de denominação tal ou tal. Isso foi criado pelo ser humano muito depois. Viver em espírito vai além disso. 

Você pode participar de reuniões de determinada igreja, sim, claro! Isso lhe fará muito bem! Mas isso não significa, nem substitui ter uma vida com Deus no privado, em intimidade com Deus, com Sua Palavra e com Seu Espírito Santo.

A Bíblia diz, sim, que devemos nos congregar e a palavra congregar significa reunir. Então, sim, devo me reunir com pessoas que professam a mesma fé no Deus vivo, em Sua Palavra e no poder do Espírito. Mas onde?

Jesus dá a resposta em João 4:21,23

 "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."

O lugar de adoração e serviço a Deus é em um coração que o adora em espírito e em Verdade. E esse tipo de coração, que é quebrantado e contrito diante de Deus será direcionado para onde o próprio Espírito Santo deseja levar e usar. 

Os discípulos deram continuidade ao ide de Jesus. Em alguma parte da Bíblia você os vê plantados em algum lugar? E Paulo? Nenhum deles. Porque fluíam no Espírito levando o Evangelho verdadeiramente puro e simples, além do mais, as instituições cristãs nem mesmo haviam sido criadas. E criá-las não foi mandamento do Senhor.

Isso foi convencionado e criado por conveniência e por facilidade para discipular o rebanho de Deus.

Busque o Espírito Santo. Adore ao Pai no espírito. Adore ao Pai baseando-se na Palavra de Deus, porque ela é a Verdade, independente de fazer parte de alguma instituição ou não.

 Para isso, estude a Palavra de Deus. Seja curioso, pesquise-a! Estude a Palavra de primeira mão, e não mastigada pelo que um ou outro estudou e passou para você. Não seja preguiçoso espiritualmente!

Se você estudar a Palavra e buscar ao Espírito Santo de sinceridade de coração, não será enganado nem levado por qualquer vento de doutrina (Efésios 4:14).

Não limite o que Deus pode fazer na sua vida nem mesmo através dela. Entenda o que o vento faz e seja vento do Espírito Santo onde Ele te colocar, porque quem é nascido do Espírito Santo, é como o vento, assim como o Espírito Santo é.

Entende que parecemos com a pessoa de quem nascemos? Se nascemos do Espírito Santo, e se o Espírito Santo é um vento que ninguém sabe de onde vem nem para onde vai, por que a gente aceita as 'coleiras' que tentam nos colocar?

Flua no Espírito Santo, de acordo com a Palavra de Deus, na direção e no temor de Deus. É com isso que devemos nos importar e não com o que os outros vão pensar. 

Nem Jesus agradou a todo mundo, você acha que conseguirá? Olha o que Paulo diz:

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Porque se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo."(Gálatas 1:10 )

Nossa preocupação deve ser agradar a quem nos salvou e se entregou na cruz por nós e ressuscitou para nos dar a Vida eterna espiritual.

O que passar disso, é religiosidade. E religiosidade não nos leva a ter uma vida de intimidade com Deus, leva a uma vida institucional, como a de Nicodemus, mas não diante do entendimento que Jesus deseja dar, nem mesmo ao nascer genuíno e bíblico do Espírito Santo.

Pense nisso e busque mais do Espírito Santo e da Palavra de Deus, a Bíblia, e entenda o propósito genuíno de Jesus para sua vida.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...