“Aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura” (Hebreus 10: 22)
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.” (Hebreus 11:6)
Que o mundo tem vivido momentos difíceis não é novidade para ninguém, assim como sabemos que nos lugares mais difíceis para a penetração do Evangelho de Jesus Cristo, mais as pessoas buscam a Deus.
Se observarmos a história do Cristianismo, muitas vezes quando houve perseguição, mais o Evangelho foi difundido. Talvez não em púlpitos, mas pela presença real do poder de Deus na vida de pessoas que permaneceram fiéis mesmo em tempos mais obscuros.
E a fidelidade a Deus se mostra, dentre suas formas, através de um coração sincero que busca a Deus, em inteira certeza de fé.
Interessante notar como o livro de Hebreus aborda o fato de aproximar-se de Deus juntando duas coisas importantes: coração sincero e fé.
Para se aproximar de Deus é necessário que creia que Ele existe e é recompensador de todos os que o buscam com o coração sincero.
E a Palavra sincero, no grego vem de aléthinos, que significa “verdadeiro “. A língua portuguesa se originou do Latim, e no Latim a palavra sincero, de acordo com a etimologia popular diz-se que sincero vem de ‘sine cera’, referindo-se às imagens de escultura em mármore que tinham seus defeitos cobertos por cera.
Logo, um coração sincero, seria aquele que não encobre suas imperfeições e marcas diante de Deus, até porque Ele é conhecedor de todas as coisas, inclusive o que está mais oculto em nossos corações.
Nesta semana, fiz algo na minha casa que me mostrou claramente a diferença entre algo com cera e algo sem cera. Tenho alguns móveis de madeira na minha casa que são muito antigos e estavam com marcas, manchas e arranhões que surgiram com o passar dos anos. Estavam bem feios.
Então tive a ideia de lixar as partes danificadas e passar cera de carnaúba, própria para móveis, e assim lustrei os móveis depois. Ficaram lindos! Quem olha para eles agora não pode dizer que aqueles móveis estão cheios de marcas. Porque as marcas estão cobertas, ‘maquiadas’ pela cera. Claro que não só cobri com cera, eu também lixei para preparara a madeira antes. E nessa jornada de restauração dos móveis percebi que um móvel lindo que tenho tinha uma gaveta com ‘buraquinhos’ feitos por cupins.
Na vida, a gente faz isso também. Quem olha para nós não imagina quantas marcas a vida nos deixou porque usamos muita ‘cera’ para tentar mostrar nosso melhor lado, ou como está na moda dizer: ‘mostrar sua melhor versão’. Tem tanta gente comida por dentro, não pelo cupim, mas pelo pecado; mas por fora, aparentam ser perfeitos. E nos tempos de redes sociais isso se intensifica mais ainda. Todos querem mostrar uma imagem falsa de perfeição, felicidade e status. Tudo cera.
Mas Deus vê por baixo de toda cera, de toda aparência. E é necessário que busquemos a Ele assim, sem cera, com o coração sincero, mas cheio de fé porque o que conta para Deus não é se estamos sem marcas da vida, porque isso é impossível.
O que importa é vir como estamos, marcados, doloridos, mas com coração sincero, arrependido e cheio de fé. A esse tipo de coração, Deus não rejeita!
Um móvel cheio de marcas não tem grande valor para o comércio. Mas para o dono do móvel tem. Enquanto eu encerava a mesinha de cabeceira eu me lembrei que algumas marcas foram feitas pelo meu filho quando era pequeno. Tem marcas que temos que tem seu valor e, ao contrário de nós que queremos encobrir defeitos, Deus revela nossas marcas ao nos aproximarmos Dele.
Mas Ele não as revela para expor nem envergonhar ninguém. Porque são reveladas somente a Ele pelo coração sincero e cheio de fé, e é justamente mediante a fé que ele vai tratando a ‘madeira’ do nosso coração, lixa quando necessário e trata da ‘madeira’ para que fique do seu agrado.
Hoje é o último dia de 2025, que possamos nos aproximar de Deus com coração sincero e em inteira certeza de fé, crendo que Ele recompensa àqueles que o buscam dessa forma. E a maior recompensa de todas é a vida eterna, o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus. Que possamos nos permitir ser tratados pelas mãos do Criador e nosso Salvador.
Quem em 2026, nosso alvo seja, em primeiro lugar buscar a Deus dessa forma, crendo que as demais coisas serão acrescentadas. Que Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:
Postar um comentário