terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CADA UM DEVE FAZER A SUA PARTE

Domingo passado, na Escola Bíblica Dominical, ouvi um irmão que sabiamente disse que 'o importante é que cada um faça a sua arte. Eu preciso fazer a minha parte (diante de Deus e da igreja)'.
Tenho pensado muito nisso e também no quanto perdemos tempo pensando no que o outro não fez e enquanto isso, deixamos de fazer a nossa parte. Ou seja, ficamos nivelados, ninguém faz nada.

Em Mateus 7:1 e 2, Jesus nos ensina o seguinte: "Não julgueis para que não sejais julgados. Pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida que tiverdes medido, hão de vos medir". Infelizmente, muitos julgam e já dão logo a sentença, esquecendo-se de que o Juiz de nossas almas é um só, e é a Ele que daremos conta um dia.

Tem-se falado muito que no final de 2012 o mundo acabará por causa de uma previsão maia. Interessante que para as previsões bíblicas, poucos tem atentado e essas, sim, têm se cumprido. O mundo pode não acabar em 2012, mas nós não sabemos como será nosso dia de amanhã. Se Deus hoje pedisse minha alma (ou a sua), o que tenho preparado, para quem será? ( Lucas 12:20).

O que EU tenho feito, darei conta a Deus dos meus atos, e você dos seus. Estamos todos no mesmo barco. Eu preciso aprender a ser humilde e se estou fazendo um irmão tropeçar, preciso tomar cuidado para não fazê-lo novamente. Isso não garante que não falharei mais, porque não sou Deus. Mas diante de Deus, que conhece meu coração, Ele, sim, saberá e me julgará pelo que vê dentro de mim. Mas se eu não tentar fazer minha parte e apenas estender o dedo acusador, que parte tenho no Reino dos céus?

Deus não vai usar pessoas que estão longe para nos aperfeiçoar. Ele usará quem está perto. Quem é próximo que nos machuca. Uma pedra lançada de longe não nos atingirá com a mesma força do que uma lançada de perto.

Por vezes a Bíblia compara o homem com a árvore (Salmo 1, por exemplo). A árvore até chegar a ter sua madeira transformada em um móvel ou utensílio passa por um processo doloroso. É cortada, aparada, torneada e lixada. Nós, igualmente, para sermos úteis para Deus, somos trabalhados e as serras, torneadores e lixas são as pessoas ao nosso redor. É nos relacionamentos que somos trabalhados. Se uma madeira se quebra quando é trabalhada, talvez não seja a madeira apropriada para aquele tipo de serviço, ou não está pronta. Precisamos ser maleáveis nos relacionamentos.

Grande parte dos divórcios se dão por falta de maleabilidade. Todos querem ser o dono da razão, enquanto o dono da razão é Deus! É Ele o criador! É Ele o Juiz! Por que julgas, então a seu irmão?
Faça sua parte, faça-a bem-feita, mesmo dentro de suas limitações, porque Deus, que vê os corações, saberá se você está fazendo sinceramente ou não. Faça a sua parte nos relacionamentos, seja humilde, porque destes Deus se agrada, aos soberbos Deus conhece de longe, Ele nem se aproxima.

Que possamos ter um coração humilde para receber as 'lixadas' da vida até nos transformarmos em pessoas cada vez mais úteis para Deus, para a igreja e para a sociedade.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...