sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A CHAVE DA MUDANÇA

"Se Eu fechar o céu para que não derrame a chuva, ou ainda se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou mesmo enviar a praga sobre a minha própria gente; e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão observando e os meus ouvidos atentos às orações que serão realizadas neste lugar.…" (2 Crônicas 7:13-15)

Salomão tinha acabado de consagrar ao Senhor o novo templo que havia construído para Deus e, em seguida, Deus o responde com as palavras acima descritas. Deus fala de uma situação não favorável que poderia sobrevir ao povo, e que esta situação viria devido ao afastamento que as pessoas fariam de Deus. Esse distanciamento faria com que as pessoas saíssem do alcance das mãos do Poderoso para que pudesse receber suas bençãos, e as suas escolhas humanas e carnais baseadas em seus desejos egoístas além de os afastarem de Deus, traria consequências.

Deus é o Criador de todo o Universo, nós somos minúsculas criaturas diante Dele. Mas mesmo em nossa pequenez, por causa do pecado que escolhemos, começamos a nos sentir 'gente grande'. Achamos que somos espertos demais para caminhar na vontade de Deus e que sabemos o que é melhor para nós e podemos ver o nosso lado (somente), entregando-nos muitas vezes ao egoísmo, afastando-nos de Deus e de sua benção. E nem mesmo podemos questionar a Deus ao executar o Seu justo juízo, pois qual de nós que mesmo imperfeitos, se fôssemos 'Deus', não traría consequências para aquele que rejeita o Criador e destrói o que Ele criou?

Muitas vezes sofremos porque queremos fazer tudo por nós mesmos, como se fôssemos dar conta - e é óbvio que não damos. E grande parte do sofrimento e dos problemas do mundo ao redor de nos e devida ao pecado (egoísmo, ganância, vaidade, e por aí vai). Todos queremos que a situação mude, mas ninguém quer começar a mudar. Espera-se sempre 'que o outro mude para que eu viva melhor'. Isso não existe! Eu preciso ser a mudança! Tem que começar dentro de cada um de nós e para isso temos que nos arrepender. Sem arrependimento, não há mudança, pois sempre acharemos que o erro está no outroe assim a coisa vai de mal a pior.

Como posso reclamar da corrupção se contribuir com ela? Como posso reclamar do egoísmo alheio, se acho que isso está atrapalhando o meu bem-estar? Assim estou sendo tão egoísta quanto o outro. Esses são pequenos exemplos de como podemos deixar o pecado entrar, sem percebermos, e assim nos afastarmos de Deus que é tão puro, bom e perfeito. Nem estou considerando a imoralidade, a promiscuidade,  a infidelidade e coisas semelhantes a essas que Deus abomina. Tudo isso atrai maldição sobre nós, então muitas vezes a vida começa a andar para trás e não se sabe o porquê; é porque está se vivendo em pecado e isso traz maldição a quem o pratica - mais cedo o mais tarde ela vem.

Por isso precisamos nos arrepender, pedir perdão a Deus e mudarmos de vida. Ao reconhecermos nossos erros, pedirmos perdão a Ele, nos aproximamos Dele e nos educamos a sermos mais humildes e com isso começamos também a nos parecermos mais com Jesus, que é manso e humilde de coração. Essa atirude atrai bençãos sobre nós, atrai a mão e os ouvidos de Deus em nosso favor.

O arrependimento é uma chave maravilhosa que abre a porta para que os olhos, as mãos e os ouvidos de Deus estejam voltados para nós, trazendo a paz, a benção, a comunhão e a salvação sobre nossas vidas. Que possamos a partir deste momento, nos humilharmos, orarmos e buscarmos a face do Senhor, e nos afastarmos dos nossos maus caminhos, dos céus Ele nos ouvirá, perdoará o nosso pecado e nossos erros e curará a nossa terra. Se cada brasileiro fizer isso, creio que Deus poderá sarar a nossa nação.

Que Ele tenha misericórdia de nós e nos abençoe.

PorE o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
2 Crônicas 7:12-15
E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
2 Crônicas 7:12-15

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...