terça-feira, 25 de agosto de 2015

EXAMINE-SE O HOMEM A SI MESMO



 "Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão  e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.  Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.  Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.  Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.  Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.  Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo.  Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo."
 (1 Coríntios 11:23-32)
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é par
1 Coríntios 11:23,24

No texto lido, Paulo começa dizendo que ele está entregando o que recebeu do Senhor. O que logo me faz pensar: “ Eu paro para perceber o que tenho recebido do Senhor?”. Se sim, “tenho entregado também  àqueles que estão ao redor?”

Bem, o texto não para por aí. Continua dizendo que o Senhor na noite em que foi traído, deu graças. Jesus era e é Onisciente. Ele sabia que Judas o trairia, tanto é que disse: “ o que tendes para fazer, faze-o depressa” (João 13:27). Será que damos graças mesmo quando somos traídos? Quando nos decepcionamos com alguém?

Paulo entregou aos Coríntios aquilo que recebeu do Senhor. A palavra entregar no texto grego é paradidómi  / paredóka – no sentido de entregar com envolvimento pessoal muito próximo. O Senhor deu a sua vida para chegar próximo de nós e além do mais, o Senhor dava graças mesmo quando as situações não eram favoráveis. E Paulo abriu mão de sua própria vida para ganhar aquelas vidas ali. Ele disse “em nada tenho minha vida por preciosa” (Atos 20:24). Paula dava graças em tudo (1 Ts. 5:18).

Mas o que Ele recebeu do Senhor? O mesmo que nós recebemos (Coríntios 11:24).  Olha que segredo revelado aqui: Paulo tinha uma aliança (um pacto) que recebera do Senhor Jesus e estava ‘repassando’ (v. 23) esse pacto aos Coríntios (e a nós) também, se recebermos e honrarmos essa aliança. 

E como eu honro essa aliança? Examinando-me a mim mesmo. O pão e o vinho são apenas símbolos desse pacto! E não posso honrar esse pacto se não me examinar! Do contrário, assino minha própria condenação. O destino é inferno mesmo, meu querido leitor, para quem não se examina! “Qualquer que beber do cálice do Senhor irreverentemente, inadequadamente, culpado será do corpo e do sangue da suprema autoridade.” A palavra 'Senhor', no grego é Kyriou  que significa suprema autoridade. É um pacto com a Suprema Autoridade – Jesus!!!!

Então eu preciso me examinar. A palavra examinar é no texto grego é dokimazó – analisar, aprovar, provar, testar, TENTAR APRENDER. Eu preciso me testar, será que estou honrando a essa aliança? Preciso tentar aprender!

OBSERVE:  A orientação não é para eu analisar ninguém senão a  mim mesmo!!! Por que não fazemos isso? Por que usamos o espelho errado?
·        - Por orgulho;
·       -   Para camuflar meus erros, apontando os alheios;
·       -   Pelo medo dos meus erros serem notados (por mim e pelos outros, e assim descobrir que não sou tão bom quanto quero aparentar ser).

Mas...
Será que temos nos exposto à Palavra de Deus a ponto de que Ela nos envolva por completo, em todas as áreas de nossa vida?
Estamos nos expondo à operação do Espírito Santo para que Ele traga à verdade nossas falhas a fim de que nos arrependamos?
E se sim, estamos nos arrependendo ou estamos nos sentindo ofendidos quando somos afrontados pelos nossos próprios erros?

A Bíblia diz que “Assim como o ferro afia o próprio ferro, as pessoas aprendem umas com as outras.” (Pv. 27:17). É na igreja que somos afiados, aprendendo humildemente uns com os outros. Deus tem usado irmãos aqui para afiar a você e a mim. Afiar dói, irmãos, mais quanto mais afiada, mais precisa a arma ou o instrumento é. Precisamos estar afiados na Palavra de Deus para sermos instrumentos nas mãos do Senhor que alcancemos e toquemos com a graça e com a Palavra e o amor de Deus no mais profundo, nos corações das pessoas que nos cerquem. A igreja não é perfeita. Mais é exatamente na imperfeição dos irmãos, na forma como eu lido com isso é que vai me fazer mais afiado nas mãos do Senhor ou não.

Mas para sermos afiados, é preciso usar o espelho corretamente: 

·        -  Sermos humildes para reconhecer nossos erros. (‘ Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração’ – Mateus 11:29)

·       - Confessarmos nossos pecados . ( ‘Se confessarmos os nossos pecados’ - 1 João 1:9-10; ‘aquele que confessa e deixa, alcança misericórdia’ – Pv. 28:13)

·       -   Reconheça seus erros diante de Deus e diante dos outros. ( ‘Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica 
      de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz.’ – Tiago 5:16).

       Confessar pecados uns aos outros traz cura em nosso interior, além de ser característica de quem é justo. E o justo tem uma oração poderosa 
      e eficaz. Quem não quer ter uma oração assim?

 Se assim fizermos poderemos estar diante da mesa do Senhor, da Autoridade Suprema, sem culpa, livres para o adorar e servir. Aleluia!

Essa mesa, Ele mesmo a coloca na presença dos nossos inimigos (Salmo 23). Agindo em obediência à Sua Palavra, Ele unge a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Glória a Deus!

Quer participar da mesa de Deus e se deleitar com as delícias espirituais que Ele tem para oferecer? Examine-se a si mesmo seguindo os três passos: seja humilde, confesse os seus pecados e reconheça seus erros diante de Deus e diante dos outros.

O Senhor é contigo. Que Ele o abençoe!

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...