quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O QUE PARA O MUNDO É FRACASSO...

...É sucesso para Deus.    


 Hoje em dia é comum vermos pessoas dando ênfase ao sucesso, ao fato de serem bem-sucedidas no ponto de vista humano. O interessante (?) é que isto tem sido crescente no meio evangélico, mesmo que muitas vezes inconscientemente. 

É status vestir roupas caras, ter carro do ano, casa com piscina, cursos de especialização, títulos de mestre e por aí vai. Tudo isso sinaliza que a pessoa é bem-sucedida, que é uma benção. E os cristãos 'modernos' vão aderindo a moda! O pastor e líder 'bom' é aquele que tem tudo isso que acabei de descrever. O líder de louvor 'abençoado' é aquele que é tão 'bom' que cobra para cantar. E centenas, se não milhares, de pessoas  seguem a eles e pagam para ver e manter o status dessas 'celebridades' espirituais (?).

Mas o que a Bíblia diz a respeito? É isso que é sucesso para Deus?

Ao olharmos para a Bíblia, desde seu começo, vemos Noé, no livro de Gênesis. Ele estava construindo algo que um Deus invisível havia ordenado para preservar sua própria família de algo que ninguém nunca havia  visto - a chuva. Se víssemos alguém fazendo uma coisa dessas hoje em dia, será que daríamos crédito? Não deram a ele. Provavelmente ele deve ter ouvido muitos comentários contrários. Para muitos, Noé poderia parecer mais com um louco do que com um homem bem-sucedido. Mas para Deus, ele fez bem o seu trabalho. Ele obedeceu fielmente às orientações de Deus e assim, sua família foi a ÚNICA a ser preservada diante de uma destruição MUNDIAL. Será que quando o filho do homem voltar, achará uma fé assim na Terra? (Lucas 18:8)

Prosseguindo, analisemos a vida do profeta Jeremias. Em 40 anos de ministério profético, conseguiu levar pouquíssimos ao arrependimento. Poderia ser considerado como um grande fracasso ministerial, no entanto, até hoje sua mensagem é lida, se considerarmos que o livro foi escrito aproximadamente entre 627 a 580 a. C, ou seja, mais ou menos 2642 anos atrás começou a ser escrito e ainda hoje é lido. Foi um homem compromissado e obediente à vontade do Senhor. Sua mensagem não foi delicada, nem mesmo carinhosa. Pregava uma mensagem que condenava o Reino de Judá em decorrência do seu pecado, e obviamente, isso não o fazia popular com os homens, mas agradou a Deus por sua fidelidade e perseverança.

Mas para não dizer que só mencionei pessoas do Antigo Testamento, onde ainda não estavam ainda no período da graça de Deus, desejo mencionar o melhor exemplo de todos: Jesus! Ele é a própria Graça encarnada para salvar o homem.

No entanto, creio que hoje em dia se Jesus aparecesse na forma em que veio, ninguém daria crédito, nem mesmo o serviria. E não se escandalize por isso, por favor. Jesus jamais poderia ser um pastor 'famoso', pois não tinha roupas caras para impressionar seus seguidores; Jesus também não tinha carros de luxo, não tinha casa com piscina, na verdade a Bíblia diz que o Filho do Homem não tinha onde reclinar a cabeça (Mateus 8:20), também não tinha graduação, nem mestrado, nem doutorado. No entanto, duvido encontrar alguém que supere Jesus em algo! Aleluia!

Ele não tinha roupas caras, mas tem a  virtude do Alto e ao ter suas simples vestes tocadas curou a mulher hemorrágica ( Marcos 5:28 e 29).  O meio de transporte que a Bíblia nos relata que Jesus tenha usado foi um jumentinho uma única vez (Mateus 21:7) e na época havia meios de locomoção melhores. Jesus não tinha nenhum título acadêmico, no entanto, é o Mestre dos Mestres (Lucas 2:40-52).

Diante de toda essa simplicidade poderosa de Jesus me questiono: onde estaria Jesus hoje? Será que teria lugar para Ele no púlpito da sua igreja? Em algum programa de televisão? No rádio? Será que se tivesse um canal no youtube alguém o assistiria? Porque a mensagem de Jesus não é só 'amor', que todos gostam de apregoar, mas é fundamentalmente um 'compromisso de amor'. Amor descompromissado, permissivo e conivente com o pecado, além de não ser amor verdadeiro, não tem nada de Deus. Deus não brinca em sua aliança com o ser humano. E é necessário que aquele que se entregou a Ele, não volte trás. "E Jesus lhe disse: ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” ( Lucas 9: 62).

Infelizmente, temo dizer que, para muitos, Jesus não pareceria bem-sucedido se estivesse em nosso meio em carne e osso, na forma humilde em que veio na primeira vez. Ele alimentou 5000, em outra ocasião 4000 homens - sem contar mulheres e crianças, curou muitos cegos, coxos, enfermos, mas somente 12 pessoas o seguiam de perto. A igreja de Jesus tinha apenas 12 membros fiéis e compromissados com Ele!!! E ainda assim, um o traiu. Alguém acharia que uma igreja com 12 membros é boa? Bem-sucedida? A sinagoga estava cheia, mas Jesus entrou lá e não ficou satisfeito com o que viu. Sabe por quê? 

A moda dos religiosos da época bem-sucedidos era seguir ritos e doutrinas, ser culto (e pedante),  mostrar e se achar melhor do que os outros por isso  - como, na verdade, até hoje ainda é em muitos contextos, mas Jesus mostrou que tinha poder com sua simplicidade e humildade únicas. Os religiosos corruptos se enriqueciam às custas da ignorância do povo desde o Antigo Testamento e os filhos de Eli e Samuel são a prova disso. O comércio em nome de Deus indignava a Jesus, em  João 2:13-16 e Mateus 21:12-13 vemos Jesus indignado com o comércio no Templo em nome de Deus.

Por outro lado, Jesus em momento nenhum de sua vida na Terra Ele teve riquezas ou ostentações. Jamais se aproveitou financeiramente de alguém. Jesus trabalhava (João 5:17). E ainda proveu dinheiro para pagar o imposto dele e de Pedro.  

“Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.” (Mateus 17: 24-27)

Jesus estava ali com Pedro, que era pescador. Por que Jesus então não ordenou a Pedro para pescar com a rede? Poderiam pescar muitos mais peixes! Com o Seu poder, se em cada peixe houvesse um estáter, eles poderiam lucrar muito! Por que Jesus não fez isso? Para mostrar que o Reino dele não deve ser lucrativo! Ele dá o suficiente para suprir as necessidades e que aquele que trabalha para Ele não precisa ser rico de dinheiro, precisa antes, sim, ser rico da graça, do amor, da vida prática cristã e cumprir suas obrigações (no caso, pagar o imposto)!

 Porém, com tudo isso, alguém ainda tem dúvida de que o ministério de Jesus foi bem-sucedido no decorrer da história? 

Jesus, através da Bíblia, é a prova viva de que o Evangelho genuíno não tem muito a ver com o que temos visto por aí. JESUS NÃO MUDOU EM NADA!!!! (Hebreus 13:8). Que possamos endireitar nossa visão espiritual, voltar às veredas antigas (Jeremias 6:16), ao estudo da Palavra da Verdade, pura, prática e não manipulada. Aí, sim, seremos bem-sucedidos diante de Deus.

Aquele que pensa em Cristo só para esta vida é o mais miserável de todos os homens (1 Coríntios 15:19), quem pensa em Cristo para ficar rico aqui, precisa repensar sua vida cristã.

"Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." (Lucas 12: 15 a 21).

A vida não está nos bens que se possui, quem assim pensa é um fracasso para Deus (Lucas 12:21). Não sou eu quem digo, é a Bíblia!


E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Lucas 12:15-20

Que possamos buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça (Mateus 6:33), e todas essas coisas nos serão acrescentadas na medida das nossas necessidades, com a  graça do Senhor. Que mantenhamos nossa fé em Jesus e não em pessoas, instituições e costumes de pessoas. Firmados em sua Palavra, isso nos fará bem sucedidos e nos livrará do fracasso espiritual.

Que Deus nos abençoe!

Um comentário:

Sinésio Barreto disse...

Louvado seja o Senhor, pois só Ele poderia nos proporcionar um Evangelho que com toda a sua simplicidade, ao mesmo tempo eficaz!

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...