quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A ETERNA BUSCA POR AMOR E ACEITAÇÃO

" Com amor eterno eu te amei, com benignidade te atraí" (Jeremias 31:3)


Hoje em dia há uma grande procura por amor e aceitação. O interessante é que as pessoas em geral cobram isso da sociedade, enquanto o amor não deve ser cobrado, mas dado e recebido naturalmente. Se for cobrado, logo o que se recebe não é o genuíno amor.
A sociedade tem imposto aceitação, como se a mesma fosse prova de amor. Partindo desse princípio, a pessoa só ama se aceita tudo o que o outro faz. E isso não é amor. Isso é fraqueza e está fadado a acabar, porque esse tipo de sentimento não resiste a cobranças. Ou seja, nenhum relacionamento persiste com a anulação de uma das partes. Em algum momento, a parte que está se anulando vai reivindicar seus direitos, pois se é tão cobrada a aceitar o outro, tende a esperar que se faça o mesmo por ela. Mas quem exige ser amado e aceito, é porque não sabe amar genuinamente e não vai dar este retorno esperado, daí bem a crise e o fim.


O verdadeiro amor tem como base os princípios bíblicos, isso porque Deus é o Amor puro em sua essência e quando lemos a Bíblia, a Palavra de Deus, conseguimos entender seus parâmetros. Ao seguirmos esses passos, encontramos o genuíno Amor, que não nos ama somente como queremos, Ele nos ama além do que merecemos. É diferente, vai além das minhas vontades, pois eu percebo que mesmo quando o que quero que seja feito não acontece, ainda assim, consigo me sentir amada, porque se não aconteceu é porque algo melhor do que quero é o que recebi, ou vou receber.

Deus é Amor, mas também Deus é Puro. A Bíblia nos relata que Ele é tão puro de olhos que não pode ver o mal. "Tu, cujos olhos são puros e imaculados, que não suportam ver o mal; que não podes tolerar a malignidade "(Habacuque 1:3). Portanto, para conseguir me aproximar desse Amor que tanto anseio, preciso  me purificar do mal que há em mim. Se desejo crescer espiritualmente, é impossível que isso ocorra se eu alimentar minha alma com o que Deus( fonte do Amor) abomina.

É preciso arrependimento! Em qualquer relacionamento, para dar certo, é preciso ceder, dar um passo para trás, isso também é amor. Porque o Amor não é orgulhoso, na verdade o orgulho destrói o Amor. Se você se sente ofendido facilmente, isso já indica que em seu coração há orgulho ferido. E se ele está ferido, é porque está vivo. E orgulho vivo mata aos poucos o amor.

O que posso fazer para dominar o orgulho? Me arrepender. Deixar de ser orgulhoso. Permitir que a vontade de amar seja maior que minha vontade de mostrar que EU é que tenho a razão. Como diz meu pai " é melhor ser feliz do que ter razão".


Se quiser ser amado, comece por aí. Pare de exigir que o respeitem, que o amem e o aceitem como é. Esse é o caminho oposto. Aceite-se como você é, como você nasceu! Esse é o seu verdadeiro eu! Se você não se aceita, nem se ama, como pode exigir e esperar que a sociedade te aceite e ame? Quem se aceita e se ama, age em amor! Demonstre amor aos outros e esse amor não é demonstrado assinando embaixo tudo o que o outro faz. Receba o Amor de Deus e transborde em amor àqueles que estão ao seu redor. Em tempo de ódio e rancor, semeie amor. Colhemos o que plantamos.

Que Deus o abençoe.



Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...