quarta-feira, 18 de julho de 2018

Jesus e a aprendizagem espiritual

Uma das coisas que me chama a atenção no Evangelho a respeito de Jesus é que mais do que pregador, Jesus é Mestre. Ele ensina.
Na maioria de suas falas, não vemos tom de pregação, mas de ensino.

E gostaria de abordar três versículos do livro de Mateus onde Jesus deixa claro o que está disposto a nos ensinar e mais  que isso, deseja que aprendamos. Porque nem tudo o que nos é ensinado, aprendemos, nao é mesmo?

1) Mateus 9: 13. "Ide, porém, e APRENDEI o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento."
 Nesta passagem, Jesus está ensinando aos que se diziam seguidores de Deus. Ele havia comido com pecadores e publicanos. E aqui aprendemos três coisas:
a- Jesus, ao se misturar com pecadores, não se fez um pecador, mas levou os pecadores ao arrependimento; - como cristãos, estamos neste mundo para ser luz e sal entre os que estão ao nosso redor. O sal se mistura ao alimento, mas não perde suas propriedades, antes faz a diferença.
 b- Jesus disse que quem precisa de médico são os doentes, não os sãos; - será que somos tão bons ao ponto de não precisarmos de Jesus? Aqui aprendo que, se me acho muito boa, não preciso de Jesus. E se acho que não preciso de Jesus, já mostro que não sou tão boa. Medite nisso!
c- Jesus quer misericórdia e não
 religiosidade. - se vivo um Evangelho que não é misericordioso, preciso rever o 'Evangelho' que estou vivendo. Pode ser qualquer outra coisa, menos o Evangelho de Jesus Cristo. Lembrando que ser misericordioso, nao é ser complacente com o pecado. Sem misericórdia não levamos ninguém ao arrependimento, mas à condenação. E só há um que pode absolver ou condenar: Jesus. Nosso papel é levar as boas novas e isso se faz com humildade. Olhando por nós mesmos, para que não caiamos em tentação. Não existe pecadinho, nem pecadão diante de Deus e sua lei. Todos pecaram e igualmente precisam do perdão de Deus. Inclusive você e eu! Se entendermos isso, é mais fácil ser misericordioso.

2) Mateus 11: 29. "Tomai sobre vós o meu jugo, e APRENDEI mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma." 
No versículo anterior, Jesus diz para que todos os cansados e sobrecarregados venham a Ele e completa com o versículo acima: 'aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.'
Muito do peso que carregamos vem do orgulho que não abrimos mão. Entenda que Jesus não diz que estava ensinando apenas, Ele deseja que APRENDAMOS, que coloquemos em prática. É ser humilde no dia a dia. Humildade não está na roupa que visto, nem na casa onde moro, mas está no coração e revela-se nas atitudes. Se não somos humildes, não somos discípulos de Jesus e tampouco teremos descanso para nossas almas.

3) Mateus 24: 32. 'APRENDEI, pois, esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão."
Aqui Jesus fala dos dias de hoje, quando as profecias estão se cumprindo. Que precisamos aprender a reconhecer os sinais. Mas antes, nos versículos 15 a 20, Ele nos orienta a nos prepararmos para este momento e nos dá orientações. Então Ele mostra o que quer que aprendamos, as orientações finais.

Sejamos bons alunos e aprendamos o que Jesus quer nos ensinar. Sejamos vigilantes por nós mesmos. A salvação é individual. A decisão de seguir a Cristo e ter um futuro na glória celeste é para aquele que crê. Essa decisão sou eu quem faço na minha vida. Meu cônjuge, meu amigo, meus parentes fazem nas suas vidas. Podemos e devemos mostrar o caminho em AMOR, como Jesus fez, mas decisão é de cada um.

Espero, em amor, que hoje você tome esta decisão que pode mudar completamente para melhor seu futuro eterno. Mas se não o fizer, a escolha é sua. Deus nos apresenta dois caminhos: segui-lo ou não. Um nos leva a uma eternidade de paz com Ele, o outro não. Mas a escolha é pessoal. Desejo uma boa escolha para você.

Abra seu coração para Jesus Cristo, entregue-se a Ele e siga seus passos orientados pela Bíblia e receba o Amor e a paz que Ele tem para lhe dar. Que a paz de Jesus esteja em você!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...