sábado, 1 de junho de 2019

RECONCILIÁVEIS OU IRRECONCILIÁVEIS?


Olá!

Vamos meditar a respeito de Mateus 6 versículos 13 e 14.

No capítulo 6, a partir do verso 9, nós vemos Jesus nos ensinando a orar, o que nós conhecemos como Pai Nosso; que é uma oração modelo. Não quer dizer que precisamos orar exatamente com estas palavras, mas seria um modelo para que seguíssemos.

O interessante é que é uma oração diária, porque no versículo 11 Jesus fala: 'o pão nosso de cada dia nos dá hoje'. Vamos ler todos os versículos!

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:9-15)


Então, pelo contexto, entendemos que é uma oração diária. Jesus fala: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje". Hoje, estou pedindo pelo pão de hoje, amanhã precisarei orar pelo pão de amanhã, então todos os dias eu preciso orar. Subentende-se um hábito, fazer da oração um hábito. Nesta oração, que é um hábito, dentro deste hábito está incluído o perdão. Quero fazer uma pergunta: 'Será que somos pessoas reconciliáveis ou somos irreconciliáveis?'

Algumas pessoas, ou muitas vezes nós mesmos, somos irreconciliáveis. Pessoas que não liberam perdão e guardam mágoa e rancor no coração, e não conseguimos nos reconciliar com as pessoas. Jesus aqui nos orienta a liberar perdão.

Por que precisamos liberar perdão?

1) Nós não devemos liberar perdão às pessoas porque elas merecem. Eu não perdoo porque a pessoa merece, a pessoa pode nem ter se arrependido. Jesus não coloca nesta oração um condicional: "se a pessoa se arrepender, perdoai seus pecados". Jesus não fala isso! Jesus fala para perdoar aquele que nos ofende e não fala se a pessoa se arrependeu, portanto não devemos perdoar só se a pessoa se arrepender ou porque ela mereço.

2) Não devo perdoar porque sou uma pessoa boa demais. A palavra de Deus nos diz que não há um justo sequer ( Romanos 3:10), nós somos justificados pelo poder do sangue de Jesus ( Romanos 3:24), Bom é o Senhor (Salmo 118:1), nós não (Mateus 10:18). O homem em sua essência não é bom, nossa tendência não é para o bem. Se não for o Espírito Santo agindo em nossa vida, nós não vamos liberar perdão de forma deliberada e natural, porque guardaremos, no fundo, a mágoa e o rancor. Podemos até liberar da boca para fora, mas no coração, não. Eu não libero perdão porque sou uma pessoa boa demais, pois o fato de me achar boa demais oculta um pecado - o orgulho - e eu precisaria de perdão também por isso.

3) Devemos perdoar porque se não perdoarmos, não seremos perdoados. Jesus deixa isso claro nos versículos 14 e 15."Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." É como se fosse uma proporção: 'na medida em que perdoardes as homens as suas ofensas,o Pai perdoará os nossos pecados, se não perdoardes suas ofensas, não sereis perdoados'.

Precisamos perdoar, porque nossa comunhão com Deus é muito mais importante do que a ofensa do irmão. Se eu me sinto muito ofendida, é porque tenho orgulho ferido e se o orgulho está ferido, é porque está vivo, porque orgulho morto não sente nada nem se ofende. E orgulho é pecado, então, se eu tenho orgulho ativo dentro de mim, estou pecando. Como para Deus não há pecadinho ou pecadão, preciso tanto de perdão quanto o irmão que me ofendeu.

Então que possamos neste dia, ou nesta noite, não sei em que horário você está assistindo a este vídeo, que possamos estar colocando diante de Deus nosso coração, em arrependimento, assim como um coração liberal, que libere perdão e um coração reconciliável. Que possamos nos reconciliar com os irmãos, nos reconciliar com aquele que nos ofendeu e nos reconciliarmos com Deus, principalmente.

Talvez você vá até liberar perdão e a pessoa não aceitará o seu perdão, ou talvez ela nem queira se reconciliar com você, mas você se reconciliou com Deus e isso vale muito mais. A sua consciência, diante de Deus, está limpa. A pessoa pode até não ter se perdoado por ter te ofendido, a pessoa também pode, por alguma razão ter se ofendido com você e não ter te perdoado, mas se você se arrependeu e perdoou, você está livre diante de Deus e isso tira todo o pesoo e traz a paz sem medida  sobre você e sobre mim.

Que Deus nos abenoe para que possamos ter corações ensináveis, reconciliáveis e perdoadores.

Que Deus te abençoe!





Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...