sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

O 'PODER' DA INVEJA

A inveja é um sentimento destruidor tanto para quem o possui quanto para quem é o alvo dela, pois é capaz de sugar as energias, trazendo um ar pesado, um mal-estar e  que muitas vezes não identificamos a razão, agora você já sabe.

 Nós cristãos, em geral, achamos que, como Jesus levou nossos pecados na cruz, levou tudo o que poderia nos atacar. E muitos não creem nos ataques de satanás através de espíritos que trazem esses sentimentos, que na verdade, no caso da inveja, mais que sentimento, é pecado. Mas quantas vezes você conversa com uma pessoa e um cansaço ou um mal-estar vem sem explicação e parece que te domina?

São forças espirituais que sugam nossas energias mesmo e perturbam nossa vida de várias formas: cansaço, sono conturbado ou perde-se o sono no meio da noite, temos dores de cabeça, enjoos, tonturas, etc.

Algumas pessoas pensam que só os ricos e bonitos são invejados. Isso não é verdade. Qualquer coisa que você seja ( alegre, simpático, feliz, bondoso, carismático, etc) ou tenha ( bens ou relacionamentos, por exemplo) que o invejoso não é ou não tem, pode ser um gatilho para desencadear a inveja.

 Como identificar que estamos sendo alvo de inveja? 

 Além de todos os tipos de mal-estar que citei acima, percebemos que:

 O invejoso, para se sentir superior, faz piadas a nosso respeito, provocações, tenta nos desmoralizar ou fazer com que nos sintamos fracos ou diminuídos.

O invejoso tem pensamentos ou desejos negativos a nosso respeito, mas normalmente os disfarça muito bem, a fim de camuflá-los, o que dificulta para o invejado identificar a origem do ataque.

 É quase impossível evitar as pessoas invejosas, mas é possível buscar discernimento espiritual e clamar a Deus, em nome de Jesus contra esse tipo de ação maligna. Sempre tendo em mente que nossa guerra não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades nas regiões espirituais (Efésios 6:12).

 Mas há algumas táticas para nos ajudar a identificar o invejoso e até mesmo para nos auto-analisarmos se estamos ou não sendo invejosos:

 - O invejoso encontra-se em um campo de contínua insatisfação e de queixa permanente com sua realidade em comparação com a vida alheia.

- Se você falar de uma conquista para ele, poderá notar um ar de rejeição ou de deboche, muitas vezes disfarçado de alguma piadinha jocosa.

 -Em seus assuntos, em geral, o tema é o que os outros possuem (e ele não).

 - Se alegra com a infelicidade ou insucesso do outro.

 - Deseja que algo ruim aconteça àquele que ele inveja.

 Essas são apenas algumas características que nos ajudam a identificar esses ataques. Mas você pode pensar :'onde está isso na Bíblia?'

 Efésios 6 nos fala de uma guerra espiritual (que geralmente ignoramos) e nos mostra a armadura que o cristão precisa usar para se proteger. Logo, se é preciso de armar espiritualmente, é porque somos e atacados em espírito.

 Tiago 3:16 diz: "Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males."

 Jó 5:2 diz: “O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo.” Tolo aqui pode ser o invejoso, mas também o invejado que não se protege.

 Também vemos na Bíblia pessoas que foram alvo da inveja e o que sofreram com isso, por não tomarem uma atitude de defesa espiritual:

 "Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante” (Gênesis 4: 4-5). Movido pela inveja, “Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou” (Gênesis 4: 8).

 José era o filho preferido de Jacó. Movidos pela a inveja, seus irmãos passaram a odiá-lo e planejaram livrar-se dele: “Vinde pois agora, matemo-lo e lancemo-lo numa das covas; e diremos: uma besta-fera o devorou” (Gênesis 37: 20). Depois, decidiram vendê-lo a mercadores que estavam indo para o Egito.

 Davi foi alvo da inveja de seu filho Absalão. 2 Samuel 15:4-6 fala sobre como ele se sentia quando via seu pai julgando a Israel. " 2 Samuel 15: 4. Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! 5. Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava. 6. Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel."

 Podemos observar uma outra coisa: a inveja que mais nos atinge é aquela proveniente de pessoas mais próximas. Se você se sentiu mal depois de estar com uma pessoa, mesmo que seja uma pessoa muito amada, ore e peça discernimento de espíritos a Deus.

E se o Espírito Santo confirmar que é um ataque de inveja? Mas o que fazer diante disso? Brigar com a pessoa? Somos cristãos, vamos pensar: é isso que Jesus faria? 

 Voltemos a nos lembrar do que o apóstolo Paulo disse em Efésios 6:13 "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."
Portanto, revista-se da Palavra de Deus, ore a Deus e repreenda este espírito de inveja. Ao repreendê-lo, não precisa gritar, nem mesmo falar diretamente à pessoa, pois a nossa guerra não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades, lembra?

Interessante notar que o texto de Efésios 6 fala sobre relacionamentos de pais e filhos, servos e senhores, por quê? Porque é nos relacionamentos que somos mais atacados espiritualmente! E levamos tudo como se fosse algo do mundo natural, enquanto não é!

 E se, após ler este texto, você identificou inveja em seu coração em relação a alguém? Arrependa-se e confesse seu pecado a Deus.

 Provérbios 28:13 - "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."

 1 João 1:9 - "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça."

Que o Senhor o abençoe e nos livre da ação da inveja!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...