quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

DEFESAS ESPIRITUAIS


Ontem eu escrevi sobre o poder (a ação) da inveja e no texto falei sobre Efésios 6, onde o apóstolo Paulo fala dos relacionamentos de pais e filhos, servos e senhores e, em seguida, fala da armadura de deus e como se revestir para se defender das astutas ciladas do diabo. Hoje quero falar mais detalhadamente sobre isso.

É um texto que muitos cristãos já conhecem, mas talvez, por nos envolvermos com tantas coisas do dia a dia, nos esquecemos.

A partir do verso 10, Paulo nos orienta a respeito das defesas espirituais, a armadura de Deus. Armadura era a veste que o soldado da época usava para ir à guerra. Então, com isso ele nos orienta como devemos 'guerrear' espiritualmente. Sendo que a primeira coisa é não ignorar o reino espiritual, ele existe e age e influência nossa vida o tempo todo, por isso:

1) Efésios 6:10 - " Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder."
Quanto ao mais, no grego, é a palavra 'leipó', que significa também 'finalmente'. Prefiro a tradução 'finalmente' porque traz a ideia do arremate do assunto. Ou seja, Paulo, nós versículos anteriores, falou das orientações nos relacionamentos e agora arremata o assunto. Em todo relacionamento interpessoal, estejamos revestidos e fortalecidos no Senhor e na força do seu poder, não só para  nos defendermos, mas também para termos entendimento espiritual e sermos bençãos na vida dos que nos cercam.

2)Efésios 6: 11-12. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."
O nosso inimigo espiritual não é a pessoa que convive conosco. É o diabo. E ele usa armadilhas espirituais e joguetes para colocar um contra o outro de várias formas - a inveja, citada no texto anterior, é apenas uma delas.

3) Efésios 6: 13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis"
Que dia mau é esse? É o dia em que somos tentados e atacados através de palavras, gestos, atitudes ou mesmo aquele mal-estar de que o texto anterior fala, que são muitas vezes ataques espirituais mesmo.

4)  Efésios 6: 14. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
Cingir é 'rodear-se', 'cercar-se' com a verdade e, em se tratando de relacionamentos, a Verdade da Palavra de Deus e não a sua ou a minha verdade.
A couraça era a armadura feita de metal ou couro para proteger o peito e as costas do soldado de golpes e ataques. O que nos defende é a justiça de Deus, precisamos nos cobrir da justiça de Deus, confiando que Ele não falha.

5) Efésios 6: 15. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
A nossa caminhada, o nosso dia a dia precisa estar pautado na Palavra de Deus, o evangelho da Paz. Parece contradição Paulo falar de paz justamente quando fala da armadura de guerra espiritual? Mas não é. Se entendermos o verso 12, que a nossa luta não é contra carne ou sangue, ou seja, não é contra pessoas, vamos ter paz com as pessoas.

6) Efésios 6: 16. embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Se não tivermos fé na Palavra de Deus, no próprio Deus e na força  do seu poder, quando nos atacarem, rapidamente a coisa toda pegará fogo. Por isso tantos relacionamentos estão indo de mal a pior, pois agimos mais na carne, na nossa própria força, nosso próprio entendimento ( que às vezes é limitado) e não conseguimos prevalecer e sucumbimos. 

NÃOH HÁCOMO VENCER UM MUNDO ESPIRITUAL AGINDO CARNALMENTE. 

Enquanto ignorarmoss essa premissa viveremos diariamente sofrendo.

7) Efésios 6: 17. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
A nossa mente precisa estar protegida com a certeza da fé de que, pelo poder de Jesus Cristo, somos salvos. O alvo é a eternidade, a salvação! Se o alvo for esse, muitos ataques que sofremos se tornarão insignificantes. O que é uma situação conflitante perto de uma eternidade com Deus? Nada! Só de entender, crer e não se esquecer disso, já nos ajudaria muito a não nos abalarmos.

A única arma de ataque que Paulo fala é a espada do Espírito, a Palavra de Deus. Um cristão de verdade provavelmente já deve ter ouvido em uma discussão: 'você coloca a Bíblia em tudo'! Sim, porque é assim que o apóstolo Paulo recomenda mesmo! Seja para defesa ou ataque, o conhecimento da Palavra de Deus é a única e mais potente arma espiritual que temos.

8) Efésios 6: 18. com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
As recomendações se encerram com oração. Oração sempre! Em todo o tempo no Espírito e permanecendo atentos, vigilantes e perseverantes porque os dias são maus.

Se você leu o texto até aqui, está de parabéns, isso significa que há um interesse em entender e vencer espiritualmente.

Muitos lerão, entenderão que é isto que se deve fazer, mas não procurarão fazê-lo, por diversas razões: demanda força de vontade, vai se tornar alvo de  críticas, etc. E não estao dispostos a pagar o preço (e ainda vão dizer que Jesus pagou tudo na cruz, não precisamos fazer mais nada!).

Jesus pagou o preço do acesso à salvação. Ao homem é impossível salvar sua própria alma, mas sem obediência, viveremos em pecado e o viver no pecado nos distancia de Deus e rouba nossa salvação.

É preciso fazer nossa parte, buscar a intimidade e comunhão com Deus em obediência à Palavra e assim possamos nos revestir das armas espirituais.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...