domingo, 15 de março de 2020

PALAVRA AOS CASADOS - PARTE 1

A palavra que eu gostaria de trazer hoje aos casais tem duas vertentes: interna e externa.

A primeira, Interna se refere ao relacionamento dos dois, marido e mulher. A segunda, externa, ao relacionamento com outras pessoas e outros casais.

Primeira vertente  - relacionamento marido e mulher

A Bíblia nos diz que aquilo que Deus uniu, não separe o homem (Mateus 19:6). Então, primeira coisa a se analisar: o casamento foi feito por Deus, por vontade de Deus ou foram vocês que decidiram sem buscar direcionamento algum do Senhor? Que diferença isso faz? Muita.

Se foi feito pela vontade e direção de Deus, haverá lutas, é óbvio, mas a mão abençoadora e protetora de Deus sempre estará com aqueles que lhes forem fiéis, enquanto forem fiéis.

Se o casamento foi feito em rebeldia à vontade de Deus, e se hoje, espiritualmente, os dois já se conscientizaram disso, é necessário que juntos busquem ao Senhor em arrependimento pelo pecado de rebelião e busquem juntos esta benção e como o Senhor é galardoador, recompensador, dos que o buscam, (Hebreus 11:6) certamente os abençoará, de acordo com seus corações sinceros e quebrantados diante de Deus.

E isso é suficiente? É só isso para que se tenha um casamento feliz? Não, não é.

Muitas vezes deixamos que o pecado do orgulho e a cegueira espíritual nos impeça de entender o que é necessário para manter um casamento. "Se Deus fez meu casamento, é claro que vou ficar casado(a) para sempre, não importa o que aconteça". Não caia neste engano!.

Casamento é flor. E não é flor selvagem, é flor de jardim fechado (Cantares 4:12). E o que isso significa? Que precisa de cuidados e que é para desfrute apenas dos donos do jardim, para ninguém mais de fora.

A flor precisa ser regada, com a terra - base - adubada, precisa ser podada, enfim, dá trabalho. Mas já viu que coisa mais linda uma flor bem cuidada?

Algumas flores precisam de água diariamente, mas não se pode aguar demais, senão morrem. A atencão ao outro precisa ser diária, assim como a observação:

 O que meu cônjuge está precisando?
 O que posso fazer por ele/ela?
 O que você gostaria que se fizesse por você?
 Você gosta de ter suas necessidades atendidas?
 Seu cônjuge também.
 E quando se faz isso, está se regando o casamento.

Ah, mas isso é bobeira. É pensando que essas coisas são bobeiras e coisas de início de casamento, que muitos hoje estão divorciados. Fato.

Seu cônjuge tem necessidades que precisam ser atendidaa, assim como você. Se você não fizer sua parte, o diabo fará a dele em arranjar uma forma de enfraquecer seu relacionamento e destui-lo. Pode estar certo disso!

Muitos, desprezando esses fatos, relaxam. Deixam de se cuidar, de tratar o outro como tratava no tempo de namoro, deixam de considerar a vontade do outro e as 'bobeiras' que são importantes para o outro... E com isso, o casamento vem a ruim e a flor a morrer...

Cultive o relacionamento dia após dia. Surpreenda!

 Lembre-se de que o seu prazer é para seu cônjuge e o dele é para você (1 Coríntios 7:3-4)! Seja amável, companheiro(a), amigo (a), seja fiel - Em TUDO!

E não faça somente o que gostaria o que se fizesse a você, faça mais, porque às vezes o que você gostaria que fosse feito a você, não é o que seu cônjuge gostaria que fosse feito a ele/ela.

Faça, em obediência àquilo que a Palavra de Deus nos orienta, aquilo que seu cônjuge espera de você. Dê assistência. Lembre-se do ditado, que não está na Bíblia, mas é real: 'a marca que não dá assistência, dá lugar à concorrência.'

O diabo vai tentar seu cônjuge, mais cedo ou mais tarde, oportunidades de traição aparecerão. Será que vocês dois são fiéis a Deus o suficiente para resistir a isso? Será que os dois zelam pelo o que construíram juntos o suficiente para resistir a isso?

Meu desejo e, certamente o de Deus, é que primeiro seja buscado Reino de Deus (Mateus 6:33)p dentro do seu lar e todas as coisas serão acrescentadas. Se buscarem a Deus juntos, em temor e em sincero coração, os dois, estarão fazendo, um cordão de três dobras e este, não se rompe facilmente. (Eclesiastes 4:12)

Vigiem, orem, zelem, cuidem com amor e carinho da sua linda e delicada flor que Deus lhes deu, o seu casamento. E que o Senhor os abençoe e fortaleça essa união cada dia mais até ao dia em que encontrarmos com Ele.

Em virtude do extenso conteúdo, a segunda vertente será postada posteriormente, como parte 2. Aguarde!

Um comentário:

Daniela disse...

Muito obrigada. Que Deus abençoe sua vida.

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...