domingo, 15 de março de 2020

PALAVRA AOS CASADOS (PARTE 2)



Falamos um pouco sobre o relacionamento marido e mulher, mas agora desejo falar de algo que pouco é falado nas igrejas, em geral, mas de suma importância, porque por não zelar por isso, muitos hoje estão feridos dentro e fora das igrejas.

Segunda vertente - relacionamento do casal com os de fora.

É preciso zelar pelo relacionamento do casal com os de fora também. E por que isso? Porque vivemos em sociedade e Deus criou o ser humano como um sujeito social, que precisa disso. Ainda que alguns pensem que seu cônjuge é mais que suficiente e que exploda o mundo (principalmente os mais novos pensam assim). Não é assim  que funciona. E se você não perceber isso, uma hora isso vai ruir seu casamento, porque atenção demais também mata flores.

Não abandone sua família por causa do seu cônjuge. Se seu cônjuge te ama, ele/ela entenderá que agora sua família também é família dele/dela - vocês são uma só carne (Mateus 19:6), lembra? O que é dele/dela é seu também. E se ele/ela não entende isso, vocês precisam meditar mais na Palavra de Deus juntos buscando aplica-la em suas vidas.


Isso não quer dizer que você vai viver 'socado' na casa dos parentes,  nem na casa de ninguém, até porque isso também não é o que a Bíblia orienta ( Provérbios 25:17), mas principalmente em relação aos seus sogros e pais, honre-os. Honre seus sogros como você faz com seus pais, pois de certa forma também são, você não é uma só carne com seu cônjuge?

A Bíblia manda honrar aos pais, é o primeiro mandamento com promessa (Deuteronômio 5:16) e a Bíblia não diz que este mandamento tem validade : 'casei e não preciso mais honrar meus pais'... De forma alguma, a hinra deve ser dada enquanto viverem.

 E se meus pais não vivem conforme Deus manda? Ame-os e viva em obediência à Palavra e ganhe-os com suas atitudes de amor e não de desprezo. Até porque um dia vocês serão pais e tudo o que o homem semear, colherá ( Gálatas 6:7), lembra que isso está escrito?

Se abandonarem seus pais, no futuro os abandonados poderão ser vocês. Seus filhos aprendem com o exemplo que vocês dão e com o que escutam sua casa. Vigie por isso. Cuide do que Deus lhe deu e o relacionamento com seus parentes inclui por isso também.

Mas o casal não se relaciona somente com os pais dos cônjuge, mas também com irmãos, primos, tios, etc. Vivam de forma a honrar a Deus nestes relacionamentos, testemunhem de sua fé para alcançar vidas, não somente com o discurso, mas com suas vidas.

Se o foco dos dois é o crescimento do Reino de Deus e se ambos zelam e cultivam o amor internamente no casamento, certamente entenderão que o convívio com os demais é necessário para alcançar vidas para Jesus.

E como lidar com aqueles casais que eram amigos e se divorciaram?

Isso é mais frequente do que se imagina.

E a primeira coisa que normalmente se faz é afastar-se, para não tomar partido. Mas vamos analisar uma coisa: houve traição? Se sim, já pararam para pensar que a parte  que foi traída precisa de apoio?

 A igreja não tem lugar para divorciados que permanecem na presença do Senhor, ou pelo menos tentam permanecer. 'ah, mas Deus abomina o divórcio', dizem alguns. Sim, mas não abomina menos do que a traição (Deuteronômio 5:18; 1 Coríntios 6:9-10), ou mesmo menos que o julgamento que você está fazendo - não julgueis para que  não sejais julgados (Mateus 7:1), lembra?

E em muitos casos, o que traiu continua sendo tratado numa boa  por todos, a fila dele anda (em desacordo com a Palavra de Deus) e todos o tratam 'de boa', como dizem os jovens e a outra parte é abandonada. Tem noção de que,com essa atitude, a igreja está matando um soldado ferido aos poucos?

A igreja se reúne para tudo: jovens, crianças, casais...
Mas a mulher/homem divorciado não se encaixa mais, muitas vezes nesses perfis.

Não é mais jovem, mas não é mais casado(a), e essa pessoa vai para onde? Se a igreja não der apoio e base, o mundo certamente dará e levará esta alma para o inferno e o sangue dela vai ser requerido de quem a matou e não deu assistência. Pensem nisso.
A coisa é mais séria do que se pensa.

A assistência ao divorciado, principalmente aquele que não caiu no pecado, precisa ser de respeito e amparo, além do temor ao Senhor e em obediência à Sua Palavra. A divorciada(o) não vai roubar seu cônjuge, se todos tiverem em temor a Deus e obediência à Sua Palavra. O temor e a obediência à Palavra precisam estar em todos os relacionamentos de nossas vidas. Sempre.

E além do mais, como você sabe se um dia não estará na situação de abandonado também? Você pode prever o dia de amanhã? Certamente o que hoje está divorciado, um dia pensou que seu casamento  seriaa eterno e não foi.

Portanto, coloque-se no lugar do outro e não faça o que não gostaria que fosse feito a você: ninguém gosta de se sentir abandonado, isso é fato.

A pessoa precisa de orientação, diante da Palavra de Deus sobre o amor de Deus e o perdão. É preciso ter um coração livre para perdoar, sempre! Dentro e fora do casamento. Não se esqueça disso!

 Cuide das pessoas que Deus colocou em seu caminho. Zele por aqueles que você ama. Faça por onde almejem estar com você e principalmente, através da sua vida, almejem seguir a Jesus, por verem isso em você, ou melhor, em vocês, casal.

Que Deus abençoe cada casal, cada coração que busca e anseia caminhar em Sua presença a cada dia de suas vidas.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...