domingo, 9 de outubro de 2022

O que a Bíblia fala sobre discussões e polêmicas?

 

"Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra,

 

não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.

 

Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.

 

Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,

 

não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

 

que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,

 

a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

 

Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens.

 

Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.

 

Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,

 

pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada."

Tito 3:1-15

 

Hoje temos visto que pessoas têm discutido por vários motivos: políticos, familiares, pessoais, profissionais, normalmente para provar que estão com a razão, que estão certas.

O problema é que, não dá para provar razão e ser feliz ao mesmo tempo, se ao tentar provar o ponto de vista, andamos na contra-mão da Palavra de Deus.

O texto de Tito nos orienta a sermos sujeitos às autoridades que estão acima de nós, sejam patrões, políticos, quem for, se hierarquicamente estão acima de nós, se nos chamamos cristãos, precisamos nos render às ordens da Palavra de Deus, não tem jeito.

Para isso, temos que ter cuidado para não ficar difamando o próximo, na dúvida difamar significa fazer perder ou perder a boa fama ou a reputação. E nem mesmo devemos criar contenda, polemizar, defender argumento em polêmica.

O cristão precisa ser cordato, pacato, não conflituoso, de gênio manso e pacífico. Jesus disse que devemos. Jesus disse que devemos aprender com Ele a sermos mansos e humildes. Ficar discutindo para provar que está certo demostra um grande espírito de orgulho que domina o coração e o orgulho é o pecado que fez com que Lúcifer caísse e perdesse sua função de querubim ungido.

É uma grande e perigosa tentação para o cristão, porque é um pecado que normalmente é percebido pelos outros, mas o orgulhoso raramente reconhece que o é, o orgulho não permite que seja humilde o suficiente para reconhecer e tentar mudar. 

E é um pecado que Deus abomina e nos afasta de Deus. Podemos até achar que somos cristãos, viver enfiados na igreja e até dormir lá, mas se ainda não aprendeu a ser manso e humilde com Jesus, todo o serviço e dedicação é vã e só serve para envergonhar o Evangelho de Cristo. Na verdade, o orgulhoso presta um desserviço a Deus.

"Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas." Mateus 11:29

O versículo 3 de Tito 3 nos descreve como é a pessoa que não é cordata:

Néscio - que ou aquele que é desprovido de conhecimento(s), de discernimento; estúpido, ignorante.

Desobediente – não precisa nem de explicação

Desgarrado – do original grego  - planó = desviar-se do caminho correto, vagando no erro, ser enganado.

Escravo de paixões e prazeres.

Gasta a vida em malícia e inveja.

Odiosos – no grego stygnētós -  ("desprezível, detestável") descreve pessoas que odeiam ativamente coisas boas, ou seja, as consideram abomináveis ​​ (repugnantes).

Odeia aos outros –  miseó - ama menos, no original.

O que é necessário a este tipo de pessoa: o lavar regenerador de Jesus Cristo!

 Diante disso, Deus nos ordena sermos solícitos na prática das boas obras.

Obras - érgon (de ergō , "trabalhar, realizar") - um trabalho ou trabalhador que realiza algo. É uma ação que realiza  um desejo interior.

Daí vem a palavra 'ergonomia' é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e é uma área que aborda questões sobre a vida laboral moderna. Ou seja, um desejo interior de praticar bem a Palavra de Deus.

E o texto de Tito segue com orientações: evitar discussões, evitar pessoas que gostam de discutir, depois de admoestar (avisar (alguém) da incorreção de seu modo de agir).

Isso não é ser não Cristão, pelo contrário, é obediência a Palavra genuína de Deus. Qualquer outra coisa que ouvimos por aí diferente disso, é falso evangelho, vindo de homens e não de Deus. Não sou eu que estou falando isso, é a Bíblia, no livro de Tito.

Que Deus nos ilumine e caminharmos de acordo com sua Palavra e nos livre de cairmos nas tentações.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...