quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Matando a sede da alma

  "Assim, Jesus chegou a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó tinha dado a seu filho José. 

Ali ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. 

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe disse: — Dê-me um pouco de água. 

Pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. 

Então a mulher samaritana perguntou a Jesus: — Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana? Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos. 

Jesus respondeu: — Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva. 

Ao que a mulher respondeu: — O senhor não tem balde e o poço é fundo. De onde vai conseguir essa água viva? 

Por acaso o senhor é maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como os seus filhos e o seu gado? 

 Jesus respondeu: — Quem beber desta água voltará a ter sede, 

mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. (João 4:5-14)

Uma das coisas que me chama a atenção neste texto é entender o quanto Jesus é intencional em tudo o que faz! Nada é por acaso! Em tudo o que faz Ele tem um propósito!

Ele poderia ter entrado na cidade junto com os discípulos para matar a sede, mas parou no poço porque ali ele encontraria  a mulher samaritana. Isso porque Jesus é Onisciente (Em Mateus 11 ele já sabia o que os discípulos iriam encontrar em determinada cidade). Ele sabia que ela iria ali, que eles conversariam e que ela seria o instrumento para falar da salvação para aquela cidade.

E na passagem que lemos, ele pára no poço de Jacó, que fica muito próximo da cidade de Sicar  e a origem do nome dessa cidade vem da Palavra 'Shekar' que significa bebida forte ou intoxicante.

Interessante notar que o assunto do diálogo que Jesus teve com a mulher foi sobre bebida, justamente em uma cidade cujo nome significa 'bebida forte e intoxicante'. Ele pede água para beber e a palavra beber é dita três vezes somente nesse pequeno diálogo.

Jesus quer nos chamar a atenção para esse detalhe: mesmo para quem vive envolvido pela bebida forte e intoxicante, que você adore uma cervejinha que parece inocente, mas que lá na frente pode ser instrumento para destruir sua vida e sua família, Ele tem a água pura e viva que dá a Vida eterna para te oferecer. Aleluia!

A bebida forte pode levar à morte. Primeiro morte de relacionamentos, morte da família, e morte da própria saúde e a perda da vida muitas vezes. Mas isso não será aeu fim se antes disso você conhecer o poder de Deus.

Mas, mesmo para quem não consome bebidas alcoólicas, quantas vezes estamos envolvidos por ambientes intoxicantes? Lembra o nome da cidade? Pois é, a mulher samaritana vivia em uma cidade que, figurativamente, nos remete a viver em ambientes onde sentimos o mal-estar tóxico dos relacionamentos, o ar fica até pesado! Não há paz!

É nesse momento que Jesus vem pedir água limpa para beber, numa cidade de bebida forte.

Aquela região, perto de Efraim, era conhecida pela bebida e pelos bêbados. Imagine o ambiente daquela região. (Isaías 28:1)

É isso mesmo. No meio da situação forte e intoxicante' que nos encontramos, Jesus nos faz lembrar que é possível encontrar leveza, saúde e bem-estar para o corpo e para a alma e o principal: a Vida eterna!

A mulher falava das coisas deste mundo: do poço e de tradições (Jacó), mas Jesus falava de coisas espirituais. Ele fala de saciedade da alma, de fluidez no Espírito Santo e fala de eternidade.

A água da qual Jesus falava é poderosa para mudar a vida de quem a beber. É água transformadora! É água que cura as feridas da alma, que restaura a paz interior e que depois de bebida, transborda para que sacie a outros também (João 7:38)!

E que água é essa? É a água que jorra do nosso interior quando cremos em Jesus! Quando cremos com inteireza de coração, Jesus nos enche da sua gloriosa presença e isso transborda do nosso interior! Que coisa maravilhosa! Aleluia!

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". ( João 7:38)

"Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede." (João 6:35)

A chave para saciar a sede espiritual que nossa alma tem está na fé que precisamos ter em Jesus  É preciso que creiamos Nele e crer é exercitar a fé.

A fé não tem lógica, é simplesmente crer no que não se vê.

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem". (Hebreus 11:1)

Se você continuar lendo o texto de João 4, perceberá que aquela mulher creu em Jesus e imediatamente transbordou, foi chamar seus amigos para que conhecessem Jesus.

Que nessa hora, seu entendimento espiritual da Palavra de Deus se abra e você creia também em Jesus e que receba dessa Água pura e viva que vai jorrar no seu interior, te conduzindo para a Vida eterna e transbordado do Reino de Deus para as vidas ao seu redor.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...