sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Será que dá para esquecer o passado?


 Lembrar do passado, muitas vezes, nos machuca. Esse passado pode ter sido ontem, semana passada, a menos de um ano, uma década ou mais.Pessoas podem ter nos ferido e isso pode nos dificultar a liberar perdão e esquecer o que ocorreu.

A pessoa provavelmente nem se lembrará, afinal, como diz o ditado: "Quem bate esquece, quem apanha, não". 

Perdoar não significa que a gente vá esquecer, mas que isso não nos doerá mais. E perdoar é necessário porque quando não perdoamos quem mais sofre somos nós mesmos e isso pode até mesmo desencadear doenças psicossomáticas. Nosso corpo adoece por causa de um sentimento ruim que armazenamos em nós. Portanto a falta de perdão prejudica muito mais a quem não quer perdoar.

Bom, o título deste texto é esquecer o passado e estou falando de perdão. Sim, porque a falta de perdão está intimamente ligada ao apego a algo ruim que aconteceu no passado. E isso nos faz mal.

Perdoar não significa andar junto. Jesus perdoava a  quem o perseguia e falava mal dele, mas não andava com nenhum deles. Então, não queira ser mais santo que Jesus. Perdoe, sim. Isso é mandamento divino para te trazer paz de espírito, mas não continue agarrado a quem te fere para que não volte a te ferir. Se você não se amar em primeiro lugar e não estabelecer limites, isso vai te levar para onde você não quer ir, nem continuar indo. Se você se permitir a isso, você estará baixando a guarda para o abatimento da sua alma e isso te fara estacionar ou ir mais devagar nos projetos de Deus para você.

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo." (Isaías 43:18,19)

Este texto de Isaías nos fala para não nos lembrarmos das coisas passadas. A palavra 'lembrar' no hebraico é 'Zakar' e significa: estar atento, trazer à mente, exaltar, mencionar. Ou seja, não esteja atento, nem trazendo à memória, nem exalte o seu passado o tempo todo. Isso vai te machucar ainda mais e impedir de viver o presente e usufruir das bençãos do futuro.

Mas como não lembrar?

O versículo 19 nos responde: Deus está fazendo algo novo. E não percebemos porque estamos com os olhos no passado!

Temos três tempos verbais nesse trecho:

Imperativo: Deus dá uma ordem - Não se lembre do passado.

Presente: Algo acontece neste momento - Faço uma coisa nova.

Futuro: O que Ele vai fazer - Porei um caminho e um rio no deserto.

Temos uma ordem para perceber o que está acontecendo no presente e ter esperança no futuro!

O passado pode ser uma prisão, mas Deus abre um caminho. Aleluia! Deserto é lugar de sofrimento, desconforto, calor intenso que nos abate.

Mas Deus abre uma saída. Ele faz o impossível - coloca um rio no deserto! 

Percebe que ele não fala que vai fazer chover, nem fazer cair gotas? Também não fala que será uma vala nem um riacho. É um rio!! Vai fluir muitas águas! Onde flui água, toda a natureza brota, tudo floresce! Aleluia! Tudo isso se paramos de olhar para o passado e percebermos o que Ele já está fazendo! Bendito seja Deus!

Isso tudo para que celebremos o seu louvor ( Isaías 43:20).

Pare de focar nas coisas do passado.Você não está mais lá! 

Olhe para Jesus, o Autor e Consumador da Sua fé. Exponha-se à Palavra de Deus, ela fortalecerá sua fé e te ajudará a olhar para o que te fortalece.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...