sábado, 6 de abril de 2024

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje?

Hoje vivemos uma vida de mídia social. Tudo é exposto e postado. Mas, hoje o Senhor me orientou para meditar no Salmo 91 e o que ele tem a nos ensinar.

Vivemos em um mundo de ansiedades e de necessidade de validação. O tempo todo, tudo é postado para que os outros validem o que fazemos e nos sigam ou adquiram o que estão vendendo. E isso gera uma cobrança de 'tenho que postar para ser visto, para ser lembrado'.

É estar correndo o tempo todo atrás de conteúdo para postar porque o algoritmo entende que tem que ser assim para te propagar aos quatro ventos. Isso gera ansiedade e preocupação, rouba a nossa paz.

Mas, diante da Palavra de Deus, o caminho da paz e do descanso é exatamente ao contrário: é o caminho do esconderijo do Altíssimo. É ali que você entende que agir de acordo com a vontade Dele, se refugiando Nele, tem mais resultados do que qualquer algoritmo.

Mas veja o que o Salmo 91:1 nos diz: 

"O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente"

O verso 1 começa, literalmente, dizendo: o que habita, permanece, senta no esconderijo, no abrigo, no sigilo do Altíssimo, se hospedará, passará a noite, permanecerá na sombra do Todo-poderoso.

A casa, a habitação é lugar de refúgio e segurança. Quem mora no esconderijo, na presença do Senhor, pode sentar e descansar na segurança de que Ele é a habitação mais segura que existe. Quem HABITA no esconderijo, vive em paz, não vive ansioso. 

Se temos vivido ansiosos é porque temos saído da casa, do esconderijo, da PRESENÇA do Senhor porque , em vez de descansar, queremos fazer as coisas na força do nosso braço, sem a orientação Dele. E isso cansa e desgasta.

"Diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." (Salmos 91:2)

Aqui no verso 2, vemos o poder da palavra. Em Mateus 12:34, diz que a boca fala do que o coração está cheio. Quem está cheio da presença do Senhor e descansa nessa presença, tem no Senhor um refúgio e confia nesse refúgio. Será que temos feito de Deus realmente um refúgio?

"Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa." (Salmos 91:3)

No verso 3, lemos que fala das penas, das asas. As penas neste texto, no hebraico, é ebrah, que tecnicamente, em ornitologia , é a articulação da asa de um pássaro, na parte mais distante do corpo; o segmento distal da asa; 

Consiste em mostrar a grandeza e largueza deste esconderijo debaixo das asas do Senhor. Esconderijo do Altíssimo não é lugar de aperto, é lugar de descanso. É lugar de livramento de armadilhas. É lugar seguro.

" Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo." (Salmos 91:4)

E o verso 4 nos fala disto: que o esconderijo do Altíssimo é lugar seguro. Você entende que para se sentir seguro é algo que não depende só de Deus?

Uma criança se sente segura quando ela entende que tem um Pai ou uma mãe que a protege, que a ama. O Pai ou a mãe precusa amar muito e demostrar esse amor, por outro lado, o filho precisa sentir esse amor, receber esse amor e entender o quanto é amado. 

Logo, a segurança depende de dois fatores: do que protege e de quem é protegido. Quem é protegido só se sente realmente seguro, se tem a certeza, se tem fé que quem o guarda realmente o faz bem. E Deus ama muito e nos faz muito bem.

Percebe que o sentir-se seguro não depende só de Deus nos proteger, mas da nossa compreensão e da nossa fé de que realmente somos protegidos? É preciso termia essa certeza de conhecer bem o nosso Pai e saber que Ele é um Pai maravilhoso e nos livra.

" Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido." (Salmos 91:5, 6 e 7)

Nos versos 5,6 e 7, confirma-se que é lugar de segurança e proteção. Lugar onde não há medo, lugar de livramento de ataques, lugar de livramento na área da saúde, livramento de morte.

Lugar de proteção. Podem muitos serem atingidos de um lado ou do outro, a crise pode estar por todos os lados, mas se estivermos no esconderijo do Altíssimo, não seremos atingidos.

"Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. 9 Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada." (Salmos 91:8)

Sabe quando estamos em um prédio muito alto e vemos tudo o que está acontecendo lá embaixo? Assim é habitar na presença de Deus. Quando você não anada na carne, mas anda no espírito, você vê lá de cima, da presença de Deus, o castigo dos ímpios, dos incrédulos. Não que você tenha desejado isso, mas porque Deus é justo, Ele nos mostra isso, desde que façamos Dele o nosso refúgio e nossa morada. E mais, desde que confessemos isso, conforme o verso 9 diz:

"Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada." (Salmos 91:9 )

E isto reforça os versos 1 e 2. Vemos o poder das palavras aqui. porque disse que o Senhor é seu refúgio. a boca fala do que o coração está cheio.

" Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." ( Salmo 91:10,11 e 12)

No verso 10, vemos que, ainda que nos roguem praga, mal algum nos acontecerá. Se estivermos seguros na presença de Deus, seremos guardados e sustentados pelos anjos de Deus. Através de seus anjos, Deus trará a provisão do que precisamos.

" Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. 14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome." (Salmos 91:13,14)

Quem se apega com Deus, com amor, passa por cima de situações que seriam aterrorizantes para muitos, como estar diante de um leão ou de uma cobra. E muitas vezes, pessoas e ou circunstâncias querem nos atacar ou acabar conosco como um animal selvagem ou uma cobra. 

Mas quando conhecemos ao Deus a quem servimos, e conhecemos o poder do seu nome, Ele nos livra. Quando invocamos, Ele nos responde. Se passarmos por angústia, Ele nos livra.

"Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação." (Salmos 91:15 e 16)

Ele nos dará muitos anos, mas não serão anos desgostosos, serão anos de saciedade, de satisfação, de certeza de salvação, DESDE QUE realmente conheçamos o poder do seu nome. Aleluia!

Que neste dia, você o busque, em espírito e em verdade. Busque esse entendimento de quem é realmente Deus na sua vida e tenha essa certeza de que Ele é o Pai que livra e protege, que AMA verdadeiramente, o Pai que te ouve e te responde, que lhe sacia e abençoa.

Fique em paz!





Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...