sábado, 4 de maio de 2024

Quais frutos temos dado?

 



"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

E respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes"(Mateus 25:34-36,40)


Que frutos indicam que alcançamos o perdão, a graça e a salvação? (Porque pelos frutos se conhece a árvore, lembra? Mateus 7:20)


No texto de Mateus 25, Jesus descreve os frutos daqueles que são salvos. Será que temos certeza da salvação? Como saber se sou salvo?


Para isso, precisamos entender que o salvo não faz nada dessas coisas para se salvar, mas faz todas essas coisas PORQUE entendeu o que Jesus fez para o salvar, porque já foi salvo pelo sacrifício de Jesus na cruz.


Quando entendemos o que Jesus fez por nós na sua graça redentora, que somos abençoados por Ele, então fazemos, mesmo que inconscientemente, aos outros, como se fizéssemos a Jesus!


Quando entendemos que só o Pão da Vida (João 6:48), Jesus Cristo,  pode saciar a fome da nossa alma, que pode nos sustentar nos nossos momentos de fraqueza,  somos capazes de nos colocarmos no lugar do faminto e dar o pão físico ou espiritual a ele. 


Interessante notar que o verbo 'dar' no verso 35 significa fornecer algo para comer. E o verbo fornecer significa abastecer, por ao alcance, facilitar. Quando entendemos o que a  Palavra de Deus faz por nós, abastecemos a alma faminta com a Palavra de Deus, nós A colocamos ao alcance da alma faminta, nós facilitamos o entendimento da PALAVRA para essa pessoa.


O trecho do verso 35 que fala do estrangeiro, e pode ser traduzido literalmente, por " Eu era um estrangeiro, um convidado, e você me colocou para dentro". 


Quantas vezes, um convidado vai à igreja e ninguém o recebe? Entra e sai e não falamos com a pessoa? Não a colocamos para dentro do Reino de Deus, não a acolhemos. Não entendemos nossa missão, além de esquentar o banco e de estar com os que já estão ali.


Quando entendemos que nossa vida está seca, que nada frutifica por si mesmo, mas percebemos que Jesus, que é a água viva, que sacia a sede da nossa alma com sua Palavra revigoradora, e é Ele que faz tudo frutificar no Seu devido tempo, conseguimos nos compadecer de quem passa pelo mesmo e levar a água viva para essas pessoas, como a mulher no poço de Jacó (João 4).


Quando entendemos que eu não éramos dignos de salvação, mas Ele nos acolheu e nos deu o descanso para nossa alma que peregrinava perdida, conseguimos acolher e hospedar bem, com os recursos que temos,  aquele que se sente da mesma forma.


Quando nos sentimos expostos diante de algo que nos envergonhava e entendemos que Jesus nos cobriu com Seu sangue precioso,  nós não expomos a vergonha alheia, pelo contrário, nós substituimos a exposição ao frio pelo acolhimento caloroso do Espírito Santo nessas pessoas que passam por isso também. 


O versículo, literalmente diz que: " Eu estava nu, e me envolveste com uma roupa, colocou uma roupa ao meu redor." Fala de acolhimento, proteção da frieza, da falta de amor. Jesus disse que nos últimos tempos o amor de muitos esfriaria. Nossa função é nos mantermos envolvidos e envolver as pessoas no calor do Espírito Santo.


Quando entendemos que fomos curados por Jesus fisicamente ou que Ele curou as feridas da nossa alma que ninguém via, nós visitamos aquele que está fraco (e a palavra usada no grego para 'doente, pode ser traduzida por fraco, mesmo) e meu testemunho de vida pode levar fé ao outro para ser curado também. 


Além disso, a Palavra usada no grego para visitar (episkeptomai) também pode ser traduzida como se preocupar com. Precisamos nos preocupar, ir ver, visitar aquele que está fraco e ajudá-lo.


Quando entendemos que Jesus nos libertou, não fechamos os olhos para aqueles que estão cativos e precisam de libertação.


E detalhe: devemos fazer isso pelo menos aos têm a mesma fé, porque no verso 40, Jesus diz, literalmente traduzido do grego: " verdadeiramente eu te digo que, quando fizeste isso pelo menos a um irmão, membro da mesma comunidade religiosa, fizeste a mim".


Quando somos salvos, entendemos que não estamos fazendo ao outro, mas sim, a Jesus Cristo. E isso deve acontecer no nosso dia a dia, a cada cliente que atendemos, a cada pessoa com quem conversamos, a cada pessoa que Deus coloca no nosso caminho. É a Ele que fazemos. Aleluia!


"Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele, eternamente. Amém." ( Romanos 11:36)


Em suma, ser salvo é entender que somos:

Saciados para poder saciar

Acolhidos para poder acolher

Curados para poder curar

Libertos para poder libertar

Transformados para transformar

Salvos para levar a salvação.


Relembrando Mateus 7:20, pelos frutos somos conhecidos. Que nossos frutos poss ser dignos de quem é salvo.


Que Deus nos abra o entendimento e nos abençoe a cada dia. Amém!




Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...