terça-feira, 17 de julho de 2012

ALCANÇANDO UMA VIDA TRANSBORDANTE

Por vezes usufruimos de momentos de tão graciosa paz e comunhão, e podemos nos questionar do porquê não ser constante e diário. Por que temos momentos em que sentimos a presença de Deus, mas não a sentimos o dia inteiro? O que nos separa desse momento tão sublime e especial?

O que nos separa de um grande avivamento é o fato de não buscarmos constantemente uma vida consagrada, fervorosa, cheia do Espírito Santo para dar testemunho da Sua graça e amor. Quando falo de avivamento, não estou falando de bater palma, bater pé e gritar palavras ininteligíveis. Avivamento é ter uma vida cheia do Espírito Santo de modo que o nosso dia a dia reflita essa experiência. Não adianta fazer estardalhaço em nome de Deus, se a vida continua errada. Porém, muitos de nós procuramos ter uma vida consagrada, não nos contaminamos com as 'iguarias' carnais deste século, no entanto, não sentimos o fluir do Espírito constantemente, mesmo sabendo que Ele não nos abandona, se formos fiéis a Ele.

O que nos separa de uma vida abundante e transbordante do Espírito de Deus é o envolvimento com tantas coisas que nos tiram o foco. Ficamos horas e horas assistindo TV ou em redes sociais buscando aceitação social devido a uma grande carência e vazio no coração, muitas vezes inconsciente. Entretanto, este mesmo envolvimento nos faz esquecer que já fomos aceitos do jeito que somos por Jesus e Ele nos ama mesmo assim, sem máscaras. Assim Ele nos aceita e deseja ter um relacionamento íntimo, saudável e sobrenatural conosco. Mas muitas vezes não entendemos isso, pois, como diz 1 Coríntios 2:14 "o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, pois elas se discernem espiritualmente."

Dizem que há dois leões dentro de nós, que lutam entre si: o leão da vida espiritual e o leão da vida carnal. Só vence aquele que é mais bem alimentado. Se somente alimentamos nossa carne, não é de se admirar que não sentimos o fluir do Espírito Santo em nós, pois nossa vida espiritual está fraca demais para perceber a presença Dele.

Algumas pessoas veem outras se destacarem na obra de Deus e se questionam porque Deus não as usa da mesma forma. Primeiro porque Deus tem um plano diferente para cada criatura e em segundo porque as pessoas que são usadas por Deus pagam um preço para isso, que outros não estão dispostos a pagar. São horas de leitura bíblica, oração e busca. Os que buscam estão se fortalecendo espiritualmente, estão se enchendo e transbordando do Espírito de Deus. Se eu e você não nos enchermos Dele, vamos transbordar o quê? Como seremos instrumentos nas mãos de Deus para o crescimento do evangelho?

Em tempos de tecnologia, Deus nos chama para voltarmos às veredas antigas, como diz Jeremias 6:16 "Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele". É preciso voltar aos primórdios da fé, à fé da igreja primitiva onde a prioridade era Deus e não o ego.

Mateus 5:13 diz: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens". Muitas pessoas são 'pisadas', reclamam da vida porque perderam o alvo da igreja primitiva, deixaram de salgar. O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:19 já nos advertia: 'Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". Também está escrito em Mateus 6:33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Todos esses versículos nos mostram que nosso foco não pode ser as coisas fúteis desse mundo. Quantas vezes passa-se horas vendo fotos de pessoas que nem se conhece direito em redes sociais? Isso vai acrescentar o que a sua vida? Nada! E não há tempo para ficar 15 minutos em oração. Como ter uma vida abundante dessa forma?

Esse é o diferencial que precisamos buscar para nossa vida. Mas só vamos aprender isso quando entendermos que toda a carência que buscamos suprir nessas futilidades, já foi mais do que suprida e ainda é suprida diariamente através do amor verdadeiro de Jesus Cristo que nos é oferecido e é capaz de nos encher e fazer-nos transbordar. Porém é necessário lembrar que o Espírito Santo é puro e somente virá sobre nós após um verdadeiro arrependimento.

Troque a futilidade pela nobreza. Troque o volúvel pelo eterno. Troque sua vida limitada pela vida abundante e gloriosa de Jesus através do Santo Espírito em você.

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...