terça-feira, 9 de outubro de 2012

ALÉM DA CASCA

Ao comer uma maçã, olhamos a casca e vemos se está uniforme, bonita, brilhante e então, damos uma mordida e começamos a saboreá-la. No entanto, provavelmente você já deve ter tido a ingrata surpresa (como eu) de mordê-la e ver que era somente a casca que era bonita. Por dentro estava marrom e com um gosto terrível.

No Salmo 139, Davi clama a Deus para que sonde o seu coração. Deus não vê somente nossa casca, Ele nos vê por inteiro. É capaz de ver muito mais profundamente do que qualquer ressonância magnética, porque Ele é capaz de sondar nossa alma, o mais profundo do nosso ser.

Nos dois últimos versos desse Salmo, vemos uma oração maravilhosa: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno". (Salmos 139:23-24)

É mais do que um convite para que Deus venha morar em seu coração, o salmista clama que Deus sonde as suas motivações. Se Deus sondar agora as suas e as minhas motivações, será que ele encontrará um fruto belo, cheiroso e saboroso, ou um fruto com uma casca linda, mas podre por dentro com motivações podres e egoístas que não conduzem nada, nem ninguém para o Reino de Deus?

A Bíblia é clara: Deus não se deixa enganar. Davi pede a Deus que o examine, que investigue o seu coração. Que oração corajosa! Na verdade sabemos que mesmo que Davi não pedisse, Deus o sondaria. Mas essa atitude de Davi em ser motivado a agradar ao Senhor é que fazia dele um homem segundo o coração de Deus.

Além disso, Davi pede a Deus que o Senhor conheça os seus pensamentos. Algumas traduções como a NASB (New American Standard Bible), por exemplo, traz o termo 'pensamentos de ansiedade'. Davi apresenta sua ansiedade a Deus, o que nos faz lembrar o que diz 1 Pedro 5:7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". É maravilhoso ver como passagens por toda a Bíblia se entrelaçam perfeitamente!

Ele fecha a sua oração pedindo a Deus que verifique se há em seu coração algum caminho descontente, doloroso e que o guie em caminho eterno. Há caminhos que escolhemos nessa vida que nos conduzem à dor e à morte. O livro de Provérbios diz: "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25). Tudo depende do que decidimos.

A maçã não tem o poder de decisão. Ela não pode mudar seu interior. Eu, você e todo ser humano temos condições de transformar essa podridão interna na mesma aparência do exterior, para que sejamos belos por fora e por dentro. Porém somente com Jesus Cristo poderemos fazer isso, porque Ele é o arquiteto e reparador de tudo o que existe, afinal Ele é o Criador.


A Bíblia conta a história de um homem que não tinha motivação para viver. Esse homem endemoniado da região dos gerasenos antes de conhecer a Jesus habitava nos sepulcros e andava sem roupa, provavelmente as circunstâncias da vida o motivaram a viver dessa forma. Uma observação interessante: Jesus não fez discurso, não gritou, Ele deu apenas uma palavra: 'ide', autorizando os demônios a saírem para uma manada de porcos e o homem foi completamente transformado da podridão em que vivia. Ele recebeu uma nova motivação para viver. "E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem havia saído os demônios, e estava vestido, e em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus" (João 8:35). Jesus, sem estardalhaço, repara nosso coração podre em uma obra de arte maravilhosa para a glória do nome dele.  Que Ele abençoe sua vida.

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...