domingo, 15 de abril de 2012

COMO VAI A SUA VIDA COM DEUS?

Lembro-me de quando era adolescente e ia à escola bíblica dominical. Todos os domingos havia um homem humilde, de roupas simples que pedia oportunidade para cantar. Ele sempre cantava a mesma canção, que dizia o seguinte: “Como vai a sua vida com Deus? Como vai a sua vida com Deus? Minha vida vai muito bem! Como vai a sua vida também?”.
Na época, tanto eu, como os outros jovens, dávamos pouca importância para o que ele cantava. Mas o interessante é que ele não cantava em vão. Quase que diariamente, hoje em dia, esse canto ecoa em minha mente. Como vai a minha vida com Deus? Se esta noite Deus pedir a minha alma, o que eu tenho preparado, para quem será?
O fato é que nos distraímos dia após dia com as coisas que nos cercam e não separamos tempo para o principal: tempo para Deus. Só queremos nos lembrar dele na hora do sufoco.  Mas Ele não é pronto-socorro espiritual. Deus não é nosso escravo.
Acontece que vivemos em uma sociedade onde os valores estão todos invertidos: amamos coisas e desprezamos pessoas. Na era do descartável, descartamos pessoas de nossas vidas como se fossem plástico ou papel. E muitas vezes nos apegamos a máquinas ou objetos. Onde isso vai parar?
Invertemos tantos os valores que esquecemos que devemos servir a Deus (para isso fomos criados) e queremos que Ele nos sirva. Queremos que Deus faça a nossa vontade, sendo que quem é Deus é Ele e não nós. Logo, em vez de pedirmos para que Ele faça a nossa vontade, deveríamos pedir que Ele nos mostre a vontade dele para que a obedeçamos.
Mas, infelizmente, o corre-corre dominante em que vivemos nos impede de perceber isso. Afinal o tempo tem passado tão rápido que não podemos desperdiçá-lo. Mas Deus é o dono do tempo. Estar com Ele não é perda de tempo, é lucro! Enquanto estamos buscando a face de Deus, Ele está agindo naquilo que eu e você não podemos agir. Ele está respondendo àquilo que nem pedimos ainda. Por outro lado, se eu não quiser buscá-lo, vou perder meu tempo com pequenas coisinhas que me roubam o tempo como: horas vendo fotos de pessoas em redes sociais, bate-papo fútil, jogos, etc. E no pequeno tempo que me sobra, vou pedir a Deus muito rapidamente o que desejo que Ele faça, e quando meu desejo não se realiza, irrito-me com Deus, pois Ele não atendeu minha oração. Espera aí, será que se eu agir assim, não estou invertendo alguma coisa?
 É preciso repensar nossas atitudes e nossas prioridades. Como vai a sua vida com Deus? Enquanto temos tempo, precisamos acertar nossa vida diante Dele.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A VERDADEIRA PÁSCOA

É tempo de Páscoa. Aqui no Brasil parece que a grande preocupação das pessoas é comprar e comer ovos de chocolate. Para muitos hoje, Páscoa é sinônimo de chocolate.

No entanto, o significado real dessa data tão especial é bem diferente de apenas coelhinhos e ovos de chocolate. Na verdade, a Páscoa é a maior celebração do Cristianismo (e não o Natal, como muitos pensam), pois se Jesus não morresse e não ressurgisse dentre os mortos, nossa fé seria inútil ( 1 Co 15:17-20). É na morte de Jesus, no sacrifício dele que podemos ter perdão dos nossos pecados. Nada do que você e eu pudéssemos fazer seria possível para nos lavar  e nos purificar de nossos pecados. Apenas o sacrifício de um Cordeiro puro e sem pecados (Jesus) seria capaz de nos perdoar.

Mas Páscoa, vai além do perdão. Páscoa é Vida Nova. Sabe quando você chega em um ponto de sua vida que percebe que algo novo precisa acontecer? É Páscoa, é vida nova, é o projeto deDeus e não o seu que precisa se tornar real. A insatisfação que muitas vezes nos invade é a sinalização de que saímos fora da vontade de Deus, o nosso Criador, precisamos retomar o caminho que Ele traçou para nós.

A falta de paz, o uso de máscaras ( diante de todos sorri, mas em seu interior há um abismo negro de inveja, tristeza, solidão e amargura), a impaciência, a ira, a melancolia, a impressão de que nada acontece de bom e de novo em nossa vida, tudo isso são sinais de que nos afastamos de Deus, pois Ele é a verdadeira paz e alegria, vida com Deus não é inércia, é movimento, mas é um movimento que nos conduz a vida plena . Isso não é conto de fadas, isso é vida real. Deus tem isso para você e para mim, realmente existe uma plenitude de vida. Mas se existe, então, por que eu não desfruto disso? Por que Deus permite que eu viva uma vida sem graça?

A resposta é que Deus não deseja isso. Ele não se afastou de nós, está onde sempre esteve, nós é que nos afastamos dele. E vou te mostrar como isso é verdade: quando foi a última vez em que você teve prazer em ficar a sós com Deus, conversando com Ele? Não para reclamar da vida, nem questionar, mas para adorá-lo, agradecê-lo, falar das maravilhas que Ele tem feito por você e pelos seus familiares e amigos? Aliás, se você não vê o que Deus tem feito de bom por você já é um sinal de que você lhe deus as costas, pois se estivesse diante dele, com seus foco nEle, veria quanta coisa Ele tem feito por você. Quantas coisas ruins poderiam ter te acontecido se a mão de Deus não se estendesse em seu favor! Provavelmente, Deus deve ter te livrado da morte inúmeras vezes e você sequer percebeu!

Quando Deus Pai percebeu que a humanidade caminhava assim, sem rumo e suas almas caminhavam em direção ao inferno, Ele enviou seu filho para nos dar a salvação. Como se sabe, antes mesmo de Jesus nascer, a Páscoa já era celebrada pelos hebreus pela libertação da escravidão do Egito. A Páscoa significava a saída de uma vida de escravidão para uma vida de liberdade! Quando Jesus veio e se entregou na cruz, tendo uma morte que não merecia (porque nunca pecou), também foi para nos dar uma nova vida. Mas não uma vida que se limita a este mundo terrestre, vai além é eterna. A plenitude que Deus tem preparadaatravés de Jesus para você e eu, começa nesta vida aqui, vai ultrapassar os limites carnais. Não é para lhe dar riqueza, beleza, nem bom emprego ( embora Deus faz muito mais quando o seu foco está nEle e não nas coisas terrenas.

Creio que até aqui posso não ter dito novidade alguma e você pode estar se questionando que já sabe disso tudo, e que sua vida continua sem sentido, muitas vezes. Se isso estiveracontecendo com você, aconselho que pare agora mesmo e concentre-se em Deus, procure focar todo o seu ser em Deus nesse momento, tente lembrar em que momento da sua vida você deu as costas para Deus, em que momento você deixou de acreditar que Jesus  tem poder sobre sua vida, em que momento você tomou as rédeas da sua vida, tirando o controle das mãos de Deus.

Quando você perceber que você mesmo tirou o domínio da sua vida das mãos de Deus e você mesmo tentou fazer as coisas por conta própria, perceberá que foi daí em diante que as coisas começaram a não caminhar muito bem. Sua vida exterior pode até ter sido bem-sucedida, mas o seu interior, seus momentos de solidão são tristes e perturbadores.Se você chegou a esta conclusão. Arrependa-se, peça perdão a Deus por querer ser o senhor da sua vida e desejar que Jesus fosse seu escravo, cumprindo tudo o que você deseja. A ordem das coisas não são assim. Ele é Senhor e não você, nem eu. Confesse o seu pecado a Ele e receba, pela fé, o perdão gratuito de Deus, que chegará a você através do seu arrependimento.

Se você fizer isso, sua Páscoa terá sentido vivo, não será apenas a doçura de um chocolate, mas a doçura da graça de Deus inundando seu coração, com uma paz inexplicável, uma alegria contagiante! Esta é a Feliz e verdadeira Páscoa que Jesus tem preparado para nós.

Feliz Páscoa com Jesus para você e sua casa!

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...