domingo, 16 de dezembro de 2012

FINAL DOS TEMPOS

As pessoas dizem tantas coisas sobre o  final dos tempos, mas o interessante é que poucas delas se importam em saber o que o Criador dos tempos falou sobre o assunto. A Bíblia nos fala muito sobre o fim dos tempos e uma dessas coisas é que ninguém sabe o dia, nem a hora em que isso acontecerá, como está escrito em Marcos 13:32 - "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai".

Portanto qualquer data marcada não passa de mera expeculação sem fundamento. Entre acreditar em uma profecia maia de que nem se fala se alguma se cumpriu ou não, prefiro confiar na Bíblia, que apresenta todas as suas promessas se cumprindo no decorrer ds tempos e ainda hoje vemos se cumprir.

Mas segundo a Bíblia, estaríamos vivendo realmente os últimos tempos? A princípio, vamos dar uma olhada em Mateus 24, onde Jesus apresenta o 'Sermão Profético'.

1) Ele diz que virão muitos dizendo ser o Cristo e enganarão a muitos (v.5) - já vimos isso acontecer.
2) Ele diz que ouviríamos falar de guerras e rumores de guerras(v.6)  - isso há muito já temos ouvido.
3) Fomes, peste e terremotos (v.7) - Só olhar para o nordeste do Brasil, para a África e a Ásia e você vai ver que isso já está acontecendo.
4) Muitas pessoas serão odiadas por serem cristãs (v.9)  - Há países que ainda hoje, com toda a modernização de ideias, se você disser que é cristão, corre risco de perder a vida, como na China e em alguns países do Oriente médio.
5) Haverá traições e escândalos. (v.10) - Olhe para as famílias, as amizades, os relacionamentos e para a política.
6) Surgirão falsos profetas (v11) - Ligue a televisão e veja as 'toalhinhas santas' e coisas do gênero e vai ver isso acontecendo.
7) O AMOR SE ESFRIARÁ POR SE MULTIPLICAR A INIQUIDADE. - Eu nunca vi tanta falta de amor com o próximo como hoje em dia. Preocupa-se mais com um animal do que com uma pessoa. Tem gente que ainda 'enche a boca' para dizer que ama mais um animal do que uma pessoa. Devemos cuidar dos animais, mas o céu foi feito para pessoas. Animais não precisam de salvação, pessoas, sim.
8) Mas Jesus também diz que isso é o PRINCÍPIO das dores. A Bíblia ainda fala muitas outras coisas que aocntecerão, mas não tenho como citá-las todas aqui. O que temos visto é sinal de que o final está mais próximo do que já esteve. Considerando o tempo de existência da humanidade, podemos dizer, sim, que o dia de prestação de contas com Deus está perto. Mas vale lembrar que o tempo de Deus não é o nosso. O dia de Deus não tem 24 horas. O que também não significa que ainda faltam 1000 anos. Só Deus Pai sabe.

Isso é motivo de desespero? Depende da sua postura diante de Deus.
O fato é que diante disso, preciso tomar uma postura agradável a Deus, pois por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos está se esfriando e tenho que tomar cuidado para que o meu também não se esfrie. Se não estamos vivendo em amor, nem se importando com a vontade de Deus, basta arrepender-nos. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9). Deus deseja ver em nós um verdadeiro e profundo arrependimento, uma mudança de vida.

Apocalipse 3: 15 e 16 nos diz o seguinte: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". Deus não tolera a mornidão espiritual. Hoje em dia o que mais tem é gente que se diz cristão, mas não vai a igreja, não lê, nem segue nenhuma orientação da Bíblia, não ama o próximo, mais ainda assim, se nomeia cristão.

A fé está morna e sem o sal da palavra de Deus. Diante disso que suportaria 'engolir' algo assim? É intragável! O Senhor diz que a esses ele vomitará! E eu e você precisamos buscar "a Deus enquanto se pode achar" , como diz Isaías 55:6. Precisamos nos achegar a Ele para sermos aquecidos, para aquecer o amor dentro de nós.

Não estou falando de um amor de época de Natal que todo mundo se cumprimenta e dá presente e no resto do ano vira o rosto, ou fala mal do próximo pelas costas, mas o genuíno amor bíblico. Se o mundo acabasse hoje, para onde iríamos: para a eternindade com Deus ou longe dele?

Medite nisso e tome uma atitude que garanta a você uma vida eterna com Jesus quando se acabar esse corpo mortal.





terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CADA UM DEVE FAZER A SUA PARTE

Domingo passado, na Escola Bíblica Dominical, ouvi um irmão que sabiamente disse que 'o importante é que cada um faça a sua arte. Eu preciso fazer a minha parte (diante de Deus e da igreja)'.
Tenho pensado muito nisso e também no quanto perdemos tempo pensando no que o outro não fez e enquanto isso, deixamos de fazer a nossa parte. Ou seja, ficamos nivelados, ninguém faz nada.

Em Mateus 7:1 e 2, Jesus nos ensina o seguinte: "Não julgueis para que não sejais julgados. Pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida que tiverdes medido, hão de vos medir". Infelizmente, muitos julgam e já dão logo a sentença, esquecendo-se de que o Juiz de nossas almas é um só, e é a Ele que daremos conta um dia.

Tem-se falado muito que no final de 2012 o mundo acabará por causa de uma previsão maia. Interessante que para as previsões bíblicas, poucos tem atentado e essas, sim, têm se cumprido. O mundo pode não acabar em 2012, mas nós não sabemos como será nosso dia de amanhã. Se Deus hoje pedisse minha alma (ou a sua), o que tenho preparado, para quem será? ( Lucas 12:20).

O que EU tenho feito, darei conta a Deus dos meus atos, e você dos seus. Estamos todos no mesmo barco. Eu preciso aprender a ser humilde e se estou fazendo um irmão tropeçar, preciso tomar cuidado para não fazê-lo novamente. Isso não garante que não falharei mais, porque não sou Deus. Mas diante de Deus, que conhece meu coração, Ele, sim, saberá e me julgará pelo que vê dentro de mim. Mas se eu não tentar fazer minha parte e apenas estender o dedo acusador, que parte tenho no Reino dos céus?

Deus não vai usar pessoas que estão longe para nos aperfeiçoar. Ele usará quem está perto. Quem é próximo que nos machuca. Uma pedra lançada de longe não nos atingirá com a mesma força do que uma lançada de perto.

Por vezes a Bíblia compara o homem com a árvore (Salmo 1, por exemplo). A árvore até chegar a ter sua madeira transformada em um móvel ou utensílio passa por um processo doloroso. É cortada, aparada, torneada e lixada. Nós, igualmente, para sermos úteis para Deus, somos trabalhados e as serras, torneadores e lixas são as pessoas ao nosso redor. É nos relacionamentos que somos trabalhados. Se uma madeira se quebra quando é trabalhada, talvez não seja a madeira apropriada para aquele tipo de serviço, ou não está pronta. Precisamos ser maleáveis nos relacionamentos.

Grande parte dos divórcios se dão por falta de maleabilidade. Todos querem ser o dono da razão, enquanto o dono da razão é Deus! É Ele o criador! É Ele o Juiz! Por que julgas, então a seu irmão?
Faça sua parte, faça-a bem-feita, mesmo dentro de suas limitações, porque Deus, que vê os corações, saberá se você está fazendo sinceramente ou não. Faça a sua parte nos relacionamentos, seja humilde, porque destes Deus se agrada, aos soberbos Deus conhece de longe, Ele nem se aproxima.

Que possamos ter um coração humilde para receber as 'lixadas' da vida até nos transformarmos em pessoas cada vez mais úteis para Deus, para a igreja e para a sociedade.

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...