domingo, 17 de agosto de 2014

SUPERANDO DECEPÇÕES

Se há uma coisa que infelizmente nos surpreende vez por outra é a decepção. Acho que não há uma sequer
pessoa que não tenha provado de seu amargo fruto. Por vezes ouço pessoas dizerem que nos decepcionamos porque colocamos expectativas demais em determinada coisa ou pessoa, se não fizéssemos assim, sofreríamos menos pelas decepções.

O fato é que, pessoalmente, acho muito difícil não criar expectativas. Quando você adquire um novo produto, você espera que seja bom. Quando você escolhe seu carro novo, espera que ele esteja de acordo com suas expectativas. O mesmo acontece me relação às pessoas.

Cada vez que passo por uma decepção - e não foram poucas nestes meus anos sobre a Terra - lembro-me do Rei Davi, no Salmo 55. Davi reinou por volta de mil anos antes de Cristo e o que me surpreende é perceber que as angústias, problemas e diversas situações que circundam a vida do ser humano são as mesmas em todos os tempos. E que essas coisas acometem tanto ricos como pobres, negros ou brancos, enfim, todos nós estamos sujeitos às mesmas intempéries da vida.

Nos versos 12, 13 e 14 do Salmo 55 vemos que ele se decepcionou com um íntimo amigo. Quem o decepcionou não foi um inimigo, uma pessoa com quem ele tinha pouco contato, não! Era um conselheiro, uma pessoa de quem ele gostava e que ele achava que também era amado. Essa pessoa o acompanhava inclusive para ir a casa do Senhor. Quem nunca passou por uma situação dessas?

O fato é que, apesar disso tudo, Davi resolveu em seu coração confiar em Deus. Em momento algum ele culpou a Deus, mas deixa claro no texto que ele confiou que Deus era o seu juiz.
Ele confiou que Deus não permitiria que o justo seria abalado (v.22).

Não importa o que nos fizeram, ou se estamos decepcionados porque deixaram de fazer algo. O que importa é que o Senhor não decepciona ninguém que o busca em inteireza e sinceridade de coração.

Se você está triste porque alguém não agiu de acordo com o que você esperava, ore a Deus, entregue a Ele toda a tristeza e deixe-o cuidar de tudo. Você, provavelmente não sabe o que fazer para sanar a situação, mas Ele tem poder. Ele pode. Confie.

Que Ele te abençoe.

Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.

Salmos 55:12-14

Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.

Salmos 55:22
Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.

Salmos 55:12-14
Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.

Salmos 55:12-14

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...