quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O primeiro sinal de que estou me afastando de Deus.

"Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? 10. Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11. Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?" (Gênesis 3: 9)

Em Gênesis, vemos que no final do dia, Deus vinha ao jardim encontrar-se com Adão e Eva. Que maravilha! Diariamente eles usufruíam da comunhão com Deus.

Mas o trecho nos mostra que certo dia, eles se esconderam de Deus. E havia um motivo para que não quisessem estar com Deus, eles haviam pecado e o pecado em nós faz-nos fugir, mesmo que inconscientemente da presença de Deus.

Eva pecou, influenciou Adão, que se deixou levar e também pecou e ambos saíram perdendo. Perderam o jardim, começaram a ter que trabalhar para subsistir, Eva teria dor para ter filhos e por aí vai, o restante da história sabemos.

Quando nos deixamos levar pelo o que as pessoas que nos cercam fazem e achamos que não tem nada a ver, muitas vezes podemos estar abrindo a guarda para a entrada do pecado.

Em outra passagem em Gênesis 4:9, vemos o filho de Adão e Eva, Caim e Deus vem falar com ele, quando ele havia acabado de matar a seu irmão. "Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?"

Os pais pecaram e Caim também. Percebemos no diálogo que Caim não tinha noção alguma de temor ou respeito nem mesmo a Deus pela forma como respondeu. O pecado nos cega de tal forma que perdemos a noção de que somos mortais e dependentes de Deus e Ele é o Todo-poderoso.

Mas como saber se eu estou em pecado? Se eu não matei ninguém...

Um sintoma de que estou em pecado é quando não tenho mais o prazer de estar com Deus, de ouvi-lo. Pelo contrário, começo a arrumar desculpas para não ouvir a Palavra de Deus como 'estou muito ocupado, muio cansado, tenho que fazer uma outra coisa agora' e coisas do tipo.

Outro sintoma é quando perde-se a noção de respeito. E essa falta de respeito começa em relação ao próximo, até mesmo aos irmãos. Matamos nossos irmãos com nossas palavras e nem mesmo nos arrependemos disso. Se não se respeita a quem consegue ver, como respeitará a Deus, a quem não vê?

Portanto, pensemos e analisemos a nós mesmos. Se cada vez que alguém fala de Jesus, das coisas de Deus, sino um ímpeto de sair de perto para fazer qualquer coisa, já é um discreto sinal de que há algo das trevas me impulsionando a me afastar de Deus, o algo na minha vida foi dada legalidade ao diabo para me impulsionar para me afastar. Começa com algo discreto, porque o diabo nunca age de uma vez só, lê age  e coloca do veneno do pecado de pouco a pouco, para ir me enfraquecendo aos poucos, até a total morte espiritual.

E neste percurso, perdemos o respeito e começamos a falar como não gostamos de ouvir. Erramos, mas nós ofendemos se alguém toca no assunto e ainda somos rudes, com pessoas que muitas vezes poderão nos ajudar a nós aproximarmos de Deus.

Amados, Jesus vai voltar e nos julgará. O tempo está curto. É tempo de arrependimento, de se agarrar em Deus e em tudo a que se refere a Ele e sua palavra para nós fortalecer a fé.

Leia a Bíblia, ore, vá a igreja não porque lá as pessoas são perfeitas, mas porque você também não é, como nenhum de nós que lá está, mas TODOS NÓS carecemos do perdão e da salvação de Deus. A salvação é para quem PERMANECE na presença de Deus.

"Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém." ( Lucas 13:33)

Para encerrar, meditemos no seguinte versículo: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”(Hebreus 10.25) 


O dia do Senhor se aproxima. Agarre-se em Deus. Sirva-o com os irmãos. Que Ele o abençoe e que estejamos firmes e constantes até a volta do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...