quarta-feira, 24 de julho de 2019

É possível vida cristã sem arrependimento?

Lucas 13: 5. Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 6. E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi procurar nela fruto, não o achando. 7. E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho; corta-a. Por que ela ocupa ainda a terra inutilmente? 8. E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; 9. e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar.

Um perigo espiritual que ronda nossa vida é a tentação de achar que podemos prosseguir em nossa jornada espiritual sem arrependimento. O arrependimento nos leva à santificação, e sem santificação ninguém verá a Deus. ( Hebreus 12: 14. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor).

Portanto, uma caminhada 'cristã' sem arrependimento é algo inviável diante de Deus, porque a santificação é algo contínuo a ser seguido ("segui...  a santificação..."). E por isso o arrependimento igualmente precisa ser constante, porque todos pecamos e igualmente precisamos de arrependimento (Lucas 13:5.  antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis). Sem arrependimento não há santificação, e sem santificação ninguém verá a Deus, logo sem arrependimento e santificação não há salvação! Não nos enganemos a nós mesmos pensando o contrário.

Se não nos arrependermos e vivermos uma vida de santificação e consagração ao Senhor, não produziremos frutos nenhum para Deus. E que mal há nisso?

O problema é que, quando Jesus olha para alguém e não vê fruto algum, diz a Palavra, que este alguém é cortado da presença de Deus. E o que é cortado, é lançado no fogo (inferno).

Hoje vivemos em uma era onde há uma tentação muito grande de ignorar a existência do inferno, como se não fosse real. Mas, infelizmente, é. Veja as palavras de Jesus em Mateus 25: 41. Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno ( inferno), preparado para o diabo e seus anjos;

E o pior, ao ignorar isso, ao viver como se isso não fosse possibilidade, mais nos arrastamos para o inferno. E isso é extremamente sério! Porque são consequências eternas, e sem arrependimento, sem volta.

Mas a misericórdia do Senhor, que é a causa de não sermos consumidos (Lamentações 3:22), dá a todo aquele que ainda está infrutífero a oportunidade de se arrepender e começar a frutificar para Deus! Se estamos vivos, significa que a oportunidade está aí, diariamente para nós!

E o que é frutificar?

É o processo de fazer multiplicar a Palavra da salvação que foi plantada em nós, levando a salvação a outros. Cada vida que salvamos e arrebatados do fogo eterno é um fruto que produzimos. Que por sua vez, ao receber em seu coração a semente da Palavra de Deus, igualmente deve frutificar.

Como frutificar?

Gálatas 5: 22. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Ao receber a Palavra  do Senhor, recebemos em nós Seu Santo Espírito e é necessário que deixemos que seus frutos se desenvolvam em nós, de forma a testemunharmos da transformação do Senhor e assim vidas, ao verem nosso testemunho de vida, sejam alcançadas para que no futuro, igualmente frutifiquem.

Os frutos se manifestam  em nosso interior (gozo, paz, fé) e em nossos relacionamentos (amor ágape, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão e temperança).

Quando Jesus vê esses frutos em nós, permanecemos em Sua presença eternamente. Do contrário, não resistiremos ao juízo divino.

Que possamos caminhar, dia após dia, examinando-nos a nós mesmos. ( Até porque quem  não se examina e não se arrepende e permanece participante da mesa do Senhor, assina sua própria condenação eterna.)

1 Coríntios 11: 28. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. 29. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

Que Deus ilumine o nosso entendimento e que sigamos e prossigamos em seguir ao Senhor.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...