sexta-feira, 26 de julho de 2019

O quanto amamos a benção de Deus?

Salmos 109: 17. Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; e pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele.

O Salmo 109 descreve uma pessoa que não teme ao Senhor e fala mal do servo de Deus. Esse tipo de pessoa tem algumas características, algumas atitudes que desagradam a Deus e atraem maldição sobre ela.

1) tem a língua mentirosa - Salmos 109: 2. Pois a boca do ímpio e a boca fraudulenta estão abertas contra mim; têm falado contra mim com uma língua mentirosa.

2) odeiam e pelejam contra o servo do Senhor sem razão - Salmos 109: 3. Eles me cercaram com palavras odiosas e pelejaram contra mim sem causa.

3) Pagam o bem com o mal - Salmos 109: 5. Deram-me mal pelo bem e ódio pelo meu amor.

4) Se esquece de se compadecer dos outros - Salmos 109: 15. Antes, estejam sempre perante o Senhor, para que faça desaparecer a sua memória da terra. 16. Porquanto se não lembrou de usar de misericórdia; antes, perseguiu o varão aflito e o necessitado, como também o quebrantado de coração, para o matar.

5) Ama mais a maldição do que a benção - Salmos 109: 17. Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; e pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele.



Diante de Deus, o que acontece com eles:

1) São condenados e por não se arrependerem, suas orações não são aceitas nem ouvidas - Salmos 109: 7. Quando for julgado, saia condenado; e em pecado se lhe torne a sua oração.

2) não vivem muito e são logo substituídos - Salmos 109: 8. Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício.

3) Sua família é desolada - Salmos 109: 9. Sejam órfãos os seus filhos, e viúva, sua mulher. 10. Sejam errantes e mendigos os seus filhos e busquem o seu pão longe da sua habitação assolada.

4) Sua vida financeira não prospera - Salmos 109: 11. Lance o credor mão de tudo quanto tenha, e despojem-no os estranhos do seu trabalho.

5) Perde a compaixão dos que o cercam - Salmos 109: 12. Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem favoreça os seus órfãos.

6) É esquecido por Deus porque se esquece de buscar a Deus e de se compadecer do próximo. - Salmos 109: 15. Antes, estejam sempre perante o Senhor, para que faça desaparecer a sua memória da terra. 16. Porquanto se não lembrou de usar de misericórdia; antes, perseguiu o varão aflito e o necessitado, como também o quebrantado de coração, para o matar.

7) É amaldiçoado por Deus -
 Salmos 109: 17. Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; e pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele.

Enquanto isso, qual é a atitude do servo do Senhor, que anseia por ser abençoado por Deus:

1)  Clama a Deus para que o Senhor seja com ele, clama por misericórdia e declara quão boa a misericórdia do Senhor é, e pede livramento.  Salmos 109: 21. Mas tu, ó Jeová Senhor, sê comigo por amor do teu nome; porque a tua misericórdia é boa, livra-me.

2) Confessa a Deus suas fraquezas e aflições - Salmos 109: 22. Porque estou aflito e necessitado, e, dentro de mim, está aflito o meu coração.

3) Consagre-se ao Senhor - Salmos 109: 24. De jejuar, estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece.

4) Conta ao Senhor situações do dia a dia que o afligem - Salmos 109: 25. E ainda lhes sirvo de opróbrio; quando me contemplam, movem a cabeça.

5) Continua clamando pelo socorro e misericórdia do Senhor - Salmos 109: 26. Ajuda-me, Senhor, Deus meu! Salva-me segundo a tua misericórdia.

6) Deseja que todos saibam quem é Deus - Salmos 109: 27. Para que saibam que nisto está a tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste.

7) Reconhece que Deus é poderoso para abençoar e alegrar o coração do seu servo. - Salmos 109: 28. Amaldiçoem eles, mas abençoa tu; levantem-se, mas fiquem confundidos; e alegre-se o teu servo.

8) clama pela justiça divina - Salmos 109: 29. Vistam-se os meus adversários de vergonha, e cubra-os a sua própria confusão como uma capa.

9) Louvado ao Senhor e declara que Ele é poderoso para livrar. - Salmos 109: 30. Louvarei grandemente ao Senhor com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão. 31. Pois se porá à direita do pobre, para o livrar dos que condenam a sua alma.

Analisando este Salmo, em que posição nos encontramos: entre os que amam a benção de Deus e o Buscam ardentemente, ou entre os que são amaldiçoados?

Observe que isso não depende do que nós achamos de nós mesmos, mas do que somos diante de Deus e do quanto nos encaixamos no perfil que a Palavra nos apresenta a respeito da pessoa que agrada a Deus e é abençoada por Ele.

Diante da investida do mal, percebemos que o servo do Senhor tem muita coisa a fazer. Não pode ficar inerte, do contrário como será livrado se se mantiver distante da presença de Deus, seguindo seus próprios passos, caminhos e vontades?

Precisamos amar a Deus e buscar a benção de Deus ardentemente. E quando falo buscar a benção, não me refiro apenas uma cura um livramento ou emprego, não! Refiro-me à benção de ser agradável a Deus e receber a benção Dele em TUDO o quanto fizer e não somente uma 'benção' aqui e outra ali. Os homens e mulheres mais proeminentes da Bíblia não buscaram bençãos terrenas, mas espirituais e eternas e até hoje são lembrados por nós e por Deus como exemplos de vidas abençoadas!

Que meditemos que o tempo que vivemos é de lutas e ataques espirituais e só venceremos com armas e atitudes igualmente espirituais, debaixo da benção de Deus.

2 Coríntios 10: 4. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5. destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, 6. e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.


Que possamos buscar em Deus as armas certas a fim de que sejamos mais que vencedores neste mundo tenebroso.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos ajude.

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...