quarta-feira, 23 de março de 2011

ANSIEDADES E PREOCUPAÇÕES X FÉ E ESPERA

Hoje em dia temos acesso a tantas informações, tantas novidades, certas coisas acontecem tão rápido que nos deixam mal-acostumados. Se estamos com fome, podemos esquentar a comida no micro-ondas em apenas um minuto; se não gostamos do canal de televisão que estamos assistindo, apenas apertamos o botão do controle remoto e em frações de segundos podemos mudar de canal, e por aí vai.


Essa agilidade em satisfazer determinadas vontades nossas faz com que criemos uma expectativa muito grande a respeito de outros assuntos que não são resolvidos tão rapidamente como a comida do micro-ondas é aquecida. Quem dera que fossem, mas a vida não é assim.

O dinheiro que esperamos receber e não vem, a resposta que ficaram de nos dar e ainda não deram, o sonho que ainda não se realizou, tudo isso, muitas vezes, causa uma ansiedade tremenda dentro de nós, porque não há um controle remoto que possamos apertar para que a situação mude ou que agilize a chegada do que esperamos.


Mas por que será que Deus permite que seja assim? Para que possamos lembrar que quem é Deus é Ele e não nós. As coisas não são como nós planejamos porque quem nos deu a vida não fomos nós mesmos, Ele é o Criador, e como tal, é Ele quem faz o plano para sua criatura ( o melhor plano, por sinal - aquele que dá certo e que tem final feliz).

Quando entendo que é assim que funcionam as coisas, deixo de me rebelar contra as situações da vida e contra o Criador dela. Entendo que as coisas que vão além da minha capacidade de resolução são para Deus resolver no tempo dele e não no meu. E começo a ver que essa atitude move a mão de Deus em meu favor, porque é uma atitude de fé. A fé é a certeza das coisas que se esperam, mas que ainda não se vêem ( Hebreus 11:1). A fé agrada a Deus e quando Ele vê que eu ajo e reajo com fé, a Sua mão começa a fazer coisas por mim e para mim que jamais esperei.

As respostas que eu esperava começam a chegar, só que com resultados extremamente superiores ao que eu poderia alcançar com minhas forças. É assim que Deus faz quando entregamos nossas ansiedades em Suas mãos. É o que o apóstolo Pedro nos aconselha em 1 Pedro 5:7 " Lançando sobre Ele a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós".

A ansiedade cria um peso que é grande demais para o nosso coração. Não carregue esse peso sozinho, lance sobre Ele. Se entregarmos nosso coração a Deus, com todo o peso e problemas que há nele, estes problemas já não serão nossos, serão de Deus porque a Ele entregamos.

Para que carregar um fardo que vai além da sua força? Entregue para quem pode suportar: Jesus. Não é abuso, é dependência. Deus deseja que dependamos Dele. Devemos fazer nossa parte, mas o que não podemos fazer, devemos crer e depender Dele para que seja resolvido. Entregue com fé, o problema não será mais seu, se você o entregou, passará a ser do novo Possuidor, Aquele que pode resolver.

Quando isso acontecer, você verá que Ele "é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera" (Efésios 3:20). É assim que Ele faz.

Não pense que Deus agirá conforme a sua cabeça, Ele agirá como Ele pensa ser melhor. Você só vê o aqui e agora, Deus vê longe em espaço e tempo. Você é limitado, Deus é um ser sem limites de ação. Nada é impossível para Ele. Creia, apenas creia. É só o que você precisa agora: crer.

"Não temas, crê somente". (Marcos 5:36)

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...