segunda-feira, 21 de março de 2011

PERDAS E GANHOS


Durante toda a nossa vida temos perdas e ganhos. Ao nascermos, saímos da
barriga da nossa mãe, perdendo aquele calor, aconchego, alimento, para chegarmos a um 'novo mundo'. Houve uma grande perda, no entanto, também tivemos incontáveis ganhos: conhecemos muitas pessoas amadas, familiares, aprendemos a engatinhar, a andar, a falar, e assim por diante.

O apóstolo Paulo, em Filipenses 3: 4-11 dá-nos um ensinamento sobre ganhos e perdas da vida. Ele nos fala dos seus muitos títulos conhecidos na sociedade da época: " Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." No entanto, ele conclui: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo."



A palavra 'ganho' , no grego é kerdos que significa vantagem. Tudo o que somos, todos os nossos 'títulos' podem parecer como grande vantagem, mas nada se compara com a excelência de conhecer a Jesus Cristo. Isso porque, na hora da morte, de que valerá todos os nossos 'títulos'? De que valerá contar tantas vantagens? Para onde eles nos levarão? De nada valerão, em nada ajudarão.

O apóstolo Paulo considerava tudo isso como perda, lixo, algumas traduções trazem o termo 'esterco'. Pois ele percebeu que tudo isso não era suficiente para a salvação.

Podemos ser ótimos vizinhos, filhos, funcionários, patrões, mas para a salvação da nossa alma, isso não valerá de nada.
Quando me engrandeço muito, dou lugar ao orgulho. E a Bíblia diz que o orgulho precede a ruína (Provérbios 16:18).

Quando dou lugar ao orgulho, eu não ganho nada, só perco.
Coisas que eu perco por causa do orgulho:
- A oportunidade de ser humilde;
- A simpatia dos que me cercam;
- A paz, porque a soberba rouba a paz dos relacionamentos;
- A companhia de pessoas queridas, que me evitarão;
- A comunhão com Deus, porque aos sobrebos Ele conhece de longe ( Salmo 138:6)

O orgulho tem nos trazido grandes perdas e danos. Precisamos de arrependimento. A palavra arrependimento, no grego é metanoia, que significa transformar o modo de pensar. A Bíblia diz que assim como o homem pensa, assim ele é (Provérbios 23:7). Se não mudarmos nosso modo de pensar, nossa vida não mudará. Continuaremos perdendo, perdendo vida.

Precisamos nos lembrar de que Jesus veio para que pudéssemos ganhar vida, e vida em abundância. Que a vida abundante de Jesus inunde seu coração.

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...