segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

O PODER DA ESCOLHA

Quando uma família espera pela chegada de um bebê, seus pais procuram com carinho um nome para ele. O nome provavlemente será escolhido pela beleza, pelo significado, ou mesmo pela situação do nascimento, como por exemplo, Vitória.

Na Bíblia, encontramos em várias passagens as genealogias, que são textos que nos mostram os descendentes ou ancestrias de pessoas proeminentes na Bíblia. Em 1 Crônicas 4: 6-11 vemos um texto assim: "E Naará deu à luz a Auzão, e a Hefer, e a Temeni, e a Haastari; estes foram os filhos de Naará. E os filhos de Helá: Zerete, Izar e Etnã. E Coz gerou a Anube e a Zobeba e as famílias de Aarel, filho de Harum. E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedidoE Quelube, irmão de Suá, gerou a Meir; este é o pai de Estom". Mas o que é interessante neste texto é que a genealogia é interrompida para de uma pessoa que se destacou dentre todos: Jabez.

O nome Jabez significa: nascido com dores. A mãe dele provavlemente deve ter sofrido muito com o nascimento dele. Ele carregava no nome 'o peso dessa dor' que indicava que sua vida não seria fácil. No entanto, ele fez uma escolha que mudou sua história: "Jabez invocou ao Deus de Israel". Ele fez uma oração maravilhosa que mudou sua vida! E o resultado disso é que "Deus lhe concedeu o que havia pedido"! Aleluia! Ele foi mais 'ilustre' que seus irmãos, graças a uma boa escolha que ele fez!

Em uma oração ele fez 4 pedidos: 
1) Se me abençoares muitíssimo - pediu a benção de Deus em tudo o quanto ele fizesse
2) E meus termos ampliares - que Deus fizesse prosperar seus negócios
3) A tua mão for comigo - a companhia de Deus em toda a caminhada de vida dele.
4) E fizeres que do mal eu não seja afligido - pediu por proteção divina.

Com isso Deus trocou o peso de dor por peso de glória e honra.

Porém, a Bíblia também fala de uma outra pessoa: Judas iscariotes, que é conhecido como o traidor de Jesus Cristo. o que poucos sabem é que o nome Judas significa ' Deus é glorificado'. Ao contrário da história de Jabez, Judas recebeu em seu nascimento um nome que poderia trazer tanta alegria, mas ele não fez uma boa escolha em sua vida, pelo contrário, escolheu trair o nosso Senhor Jesus Cristo ( João 13: 21-27) por 30 moedas de prata. Interessante notar que Judas acompanhou Jesus em seus anos de ministério terreno e, ainda assim, não assimilou que Jesus é um Deus de perdão e amor. 

Ele próprio não se perdoou pela traição, mas Jesus o perdoaria se ele tivesse se arrependido, pois perdoou a Pedro que o negou 3 vezes ( João 21:15-18). a consequência da escolha de Judas: foi um dos maiores racassos da humanidade, acabou com a própria vida, desperdiçando a oportunidade de ser perdoado e ser uma benção, como Pedro o foi. Ele tinha tudo para ser uma benção na obra de Deus, mas ao contrário de Jabez e tantos utros, não escolheu a boa parte. Seu final apagou todo o bem que ele fez. Ele andou com Jesus, comeu do mesmo pão, ouviu Suas palavras, viu Seus milagres, teve experiências com Deus, mas escolheu outro caminho.

Como podemos perceber, nossas escolhas farão toda a diferença e nosso presente e nosso futuro. Vemos a graciosidade de Deus para quem o busca. Por outro lado, vemos que aqueles que experimentam as maravilhas de Deus e ainda assim desprezam e não conseguem enxergar o propósito de Deus, estes não usufruem de mais intimidade e comunhão com Deus.

Neste final de ano, aproveite para refletir sobre suas escolhas e as possíveis consequências. Mas lembre-se de que Deus é poderoso para mudar a sua história, independente de como foi marcado ou conhecido até aqui. Faça a oração de Jabez. Faça uma boa escolha - escolha viver com Cristo! 

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...