segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

ONDE JESUS VAI NASCER?


“ e ela deu a luz a seu filho primogênito, envolveu-o em panos, e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”
 ( Lucas 2:7)

A história do nascimento de Jesus é conhecida por todos: Uma profecia que anunciava a vinda do
Salvador ao povo de Israel se cumpre em uma moça virgem, que engravida do Espírito Santo e seu noivo, avisado por sonhos do que Deus iria fazer através da vida da criança, decide casar com ela, em vez de abandoná-la. Depois disso, precisam ir a Belém de Judá por causa do censo que o imperador César Augusto ordenou à população. Ao chegar a Belém e não havia lugar para eles repousarem visto que a hospedaria e as casas estavam cheias. Foi-lhes oferecida, então, a estrebaria da hospedaria e como a mulher se encontrava grávida, ali mesmo ela deu a luz a seu filho primogênito.

Diante disso, fico pensando, porque Deus permitiu que Jesus nascesse em uma manjedoura, dentro de uma estrebaria e o que isso nos ensina? O que é necessário que este mesmo Salvador nasça hoje e a cada dia em nossos corações?

Jesus nasceu no lugar mais humilde em que se pode imaginar para o nascimento de um bebê. Você pode imaginar comigo a cena? Uma estrebaria era o lugar onde ficavam os animais, talvez não fosse o lugar mais limpo e cheiroso, mas era certamente o mais humilde. Vejo nisso o coração humilde de Maria que em momento algum se revoltou por ficar em um lugar como aquele, aceitando a vontade de Deus humildemente. Vejo a humildade dos pastores e reis que vieram adorá-lo mesmo em um lugar tão humilde. Jesus, mais tarde, em seu ministério afirmou que deveríamos aprender com ele a sermos mansos e humildes ( Mateus 11:29). O lugar propício para Jesus é simples e humilde.
É na simplicidade e humildade que o Seu Espírito Santo age, sempre foi assim e continua sendo. E quando não sentimos a presença do Senhor mais em nossa vida precisamos nos questionar: será que estou sendo humilde o suficiente para que Jesus possa nascer e estar sendo honrado em meu coração? Isso vale para todos, cristãos e não-cristãos. Jesus precisa nascer diariamente me nosso coração. A alegria que sentimos quando uma criança nasce, quando Alguém surge para nos socorrer, é a mesma alegria e presença que precisamos sentir todos os dias.

Precisamos examinarmos a nós mesmos como o apóstolo Paulo nos orientou em 1 Coríntios 11:28 e nos certificarmos se nosso coração tem sido humilde. Temos aceitado humildemente a vontade de Deus para nossa vida? Ou temos sido soberbos achando que não merecemos isso ou aquilo, que não aceitamos isso ou aquilo? Jesus não habita em lugar onde há soberba, logo, se estamos assim, Não nos iludamos: Jesus não está em nosso coração. Podemos até estar frequentando uma igreja, mas o Espírito de Jesus Cristo não estará em nós, porque a soberba entristece ao Espírito Santo e Ele se retira. Não merecemos nada! Somos pó! Que ousadia é essa nossa de chegarmos diante de Deus e dos outros dizendo que não aceitamos isso ou aquilo? Você imagina Jesus fazendo isso? Se ele tivesse feito, certamente não seriamos salvos! E se Ele não faria tal coisa, porque queremos ser chamados de cristãos se não parecemos com Cristo? Cristão é aquele que segue os passos de Jesus e age como Ele. A coisa é mais séria do que parece, não é? Com coisas espirituais não se brinca e vida com Jesus não é religião, é caminhada espiritual. Enquanto não entendermos isso, viveremos uma vida religiosa, em meio a multidão, longe de Jesus.

Digo isso porque, se pensarmos a respeito, já que era para nascer em um lugar não apropriado para um bebê, por que Deus –Pai não levou Maria e José para o templo? Era um ambiente religioso, que buscava-se a ‘Deus’, então, a princípio, seria o melhor lugar para Jesus nascer! Não, porque o ministério de Jesus na Terra não era simplesmente criar uma religião, era levar vidas a entenderem o propósito divino de salvação das suas almas, que só acontece quando humildemente aceitamos a Jesus como nosso único e suficiente Salvador.

Pergunta número 2 – Por que Deus-Pai não permitiu que Jesus nascesse na hospedaria com todo conforto e cheio de gente ao redor para ver seu nascimento? Porque, como já foi dito desde o início deste texto, a base da vida cristã é a simplicidade e humildade, não luxo nem conforto. O propósito espiritual de Deus não é esse! Ele até pode dar isso a seus filhos se isso trouxer honra e glória a ele de alguma forma, mas o propósito espiritual de Deus nada tem a ver com as coisas matérias deste mundo aqui.

Acrescento ainda que o agir de Deus narrado na Bíblia, em sua maioria, foi plano individual, manifestando-se a poucas pessoas. Raramente Ele age em meio a multidão. No momento, só citarei de três passagens em que Deus agiu de uma vez só em uma multidão: no antigo Testamento para abrir o Mar Vermelho para o povo passar, e no Novo Testamento quando multiplicou os pães e peixes e quando desceu o Pentecostes. Há outras passagens, mas são pontuais. No mais, a maioria das vezes Deus agiu de forma particular ou para pequenos grupos. Portanto, em vez de deixarmos para buscar a Jesus somente em grupo, na igreja, devemos primeiro busca-lo no particular, no secreto do nosso quarto. Cristão que não tem seu momento com Jesus a sós, é pouco provável que tenha uma vida abundante e transbordante do Espírito Santo. Jesus mesmo, várias vezes se retirava para orar ao Pai enquanto estava aqui na Terra. Que possamos seguir seu exemplo. Isso é ser cristão.

Que neste Natal, mais do que presépios, que Jesus nasça em cada um de nós, em Espírito e em Verdade, porque essa é a vontade de Deus para conosco em Cristo Jesus. Que O Senhor te abençoe!




Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...